Filip Calixto   |   16/04/2020 18:12
Atualizada em 16/04/2020 18:15

Hotelaria carioca aposta no Turismo doméstico para a retomada

Trade carioca aposta no Turismo doméstico como fator essencial para o segundo semestre.

Tomaz Silva/Agência Brasil
Atualmente, o parque hoteleiro carioca conta com pelo menos 60 hotéis fechados
Atualmente, o parque hoteleiro carioca conta com pelo menos 60 hotéis fechados
Depois de um bom início de ano, o mercado hoteleiro do Rio de Janeiro foi atingido em cheio com o cenário de isolamento social gerado pela expansão do novo coronavírus no Brasil. Atualmente, a ocupação hoteleira da cidade está abaixo dos 5% e o prejuízo estimado chega a R$ 130 milhões somente no mês de abril. Mas mesmo em meio a esse contexto, há uma luz no fim do túnel para o segmento, que aposta no Turismo doméstico como a melhor alternativa para um possível reaquecimento no segundo semestre.

É nesse horizonte de aumento das viagens locais que acredita o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (SindHotéis Rio). Para tratar do tema, a organização realizou a reunião do Fórum Comercial com a presença do Secretário de Estado de Turismo, Otávio Leite, e do Secretário Municipal de Turismo, Paulo Jobim. O encontro, via plataforma virtual, discutiu a retomada do Turismo a partir do mês de junho, com foco no segundo semestre.

Os representantes reforçam que Turismo doméstico será o grande protagonista da retomada, a partir do afrouxamento das medidas de isolamento. "O próximo trimestre será definitivo para a retomada. É esperada uma resposta mais rápida do turismo de lazer, em função de uma demanda reprimida imposta pela quarentena, mas não podemos perder o foco no segmento de negócios e companhias aéreas", destaca o presidente do fórum, José Domingo Bouzon.

Já o secretário Otávio Leite destacou a importância da união e do diálogo entre os poderes público e privado para que este cenário da retomada possa ser desenhado com sucesso. E o secretário Paulo Jobim compartilhou o foco na agenda de captação de eventos.

Atualmente, o parque hoteleiro carioca conta com pelo menos 60 hotéis fechados e a oferta de leitos caiu de 54 mil quartos para 20 mil.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.