Para Accor, Sofitel e Fairmont se complementarão no Rio
Em 2019, a Accor Hotels terá suas duas mais altas marcas de luxos no Rio. O Fairmont Copacabana e o Sofitel Ipanema estarão a poucas quadras de distância
RIO DE JANEIRO — No primeiro semestre de 2019, com a inauguração do Fairmont Copacabana, a Accor Hotels terá suas duas mais altas marcas de luxo representadas na cidade: a Fairmont, incorporada a seu portfólio com a compra da FRHI Hotels, e a Sofitel, marca original da rede francesa. Segundo o responsável pelos hotéis de luxo da Accor no Rio de Janeiro, Philippe Seigle, os dois hotéis (Fairmont Copacabana e Sofitel Ipanema) se complementarão.
O Fairmont Copacabana passa por obras e deverá ser aberto, onde funcionou por anos o Sofitel Copacabana, levando o máximo do luxo da rede Accor à Cidade Maravilhosa. Já o Sofitel Ipanema, em frente à praia, funciona onde por muitos anos foi o Caesar Park Ipanema, marca depois adquirida pela Accor.
“O Fairmont tem quase 400 apartamentos e poderá receber grupos e lazer ao mesmo tempo. Já o Sofitel Ipanema é menor, mais para individuais. Acredito que as duas marcas se complementam, se posicionando nos dois bairros mais queridos por turistas e moradores e não são concorrentes”, disse Seigle ao Portal PANROTAS. Tanto que o gerente geral do Sofitel Ipanema, Netto Moreira, já está designado para o posto de gerente geral do Fairmont Copacabana. Na área de Vendas e Marketing, a Accor promete uma figura bastante conhecida do mercado carioca. A rede ainda faz mistério sobre o Fairmont, que terá duas piscinas, uma delas aberta para a Praia de Copacabana, e representará o máximo de luxo da Accor no País.
Segundo Seigle, o Rio vai se recuperar e é uma aposta da Accor Hotels, que tem mais de 30 hotéis no destino. “Os números futuros estão muito bons. Sim, a oferta aumentou muito, mas foi bom que hotéis novos e profissionais somaram qualidade do Rio. Quando o público perceber que a cidade foi escolhida para ter nossas duas principais marcas de luxo, Fairmont e Sofitel, vai querer vir conferir. É importante para o destino ter hotéis e marcas icônicas, isso levanta o produto turístico”, analisa.
Para ele, é em época de crise que as redes devem investir mais no destino onde estão, mais que divulgar seus hotéis. “Não adianta divulgar somente o hotel, o destino precisa vir junto. E isso que a Accor está fazendo no Rio, apoiando a comunidade, patrocinando eventos, criando projetos como o do Largo do Boticário e o Fairmont Copacabana”.
Sobre a escolha de Netto Moreira para o Fairmont Copacabana, Seigle segue com seu entusiasmo: “ele fez um ótimo trabalho no Sofitel Ipanema”. “Sim, investimos na reforma dos quartos, dos espaços públicos, mas luxo é atendimento, é antecipar a vontade e a necessidade do cliente. É prestar atenção nos gostos do hóspede e surpreendê-lo, sem que ele peça. O Netto aproveitou muito bem essa disposição do colaborador carioca em servir bem, em fazer o hóspede feliz, e criou um padrão de excelência no Sofitel Ipanema”, explica Philippe Seigle. “Ele será a pessoa ideal para o Fairmont Copacabana, um hotel que vai surpreender o Rio e todo o mercado”.
Para ele, mais que a ostentação ou a alta gastronomia, o hóspede de luxo do Rio quer experimentar os sabores, cores e ritmos locais. Daí a ideia de ter um hotel que é a “casa carioca” para os hóspedes. No Sofitel Ipanema, isso se vê nas cores, na decoração, no rooftop sofisticado e descontraído ao mesmo tempo, na suíte Bossa Nova, no serviço de praia, entre outros itens. “Mesmo na gastronomia, passou a época dos restaurante gourmet. O hóspede quer experimentar os sabores locais e é isso que fazemos no Sofitel Ipanema, com o toque francês, é claro, mas com a cara do Rio”.
“Não entendo como alguns hotéis continuam investindo em padronizações. Entramos e parece que estamos nos Estados Unidos. Não é o que queremos em nossos hotéis. Para o francês, vir ao Rio é um sonho. Então temos de mostrar o Rio, da gastronomia ao atendimento, em nosso serviço, em nosso bem receber”, exemplifica Philippe Seigle.
O Sofitel Ipanema tem 60% de sua ocupação vinda do Brasil, com americanos, ingleses e franceses, além dos argentinos, liderando entre os estrangeiros. A média de noites é de três a quatro noites. O hotel ainda está completando sua renovação de quartos, mas já conta com a maioria no novo padrão. Sobre a abertura de um Sofitel na cidade de São Paulo, Philippe Seigle diz que sempre há negociações, mas desconversa dos detalhes. O foco da Accor Hotels no momento está mesmo no Rio, ao menos no segmento de luxo. São Paulo ganhará outras marcas, como a MGallery, mas novidades devem ser anunciadas em breve. Presidida por Patrick Mendes na América do Sul, a Accor Hotels conta com 300 hotéis no Brasil.
O Portal PANROTAS viajou a convite da Sofitel
O Fairmont Copacabana passa por obras e deverá ser aberto, onde funcionou por anos o Sofitel Copacabana, levando o máximo do luxo da rede Accor à Cidade Maravilhosa. Já o Sofitel Ipanema, em frente à praia, funciona onde por muitos anos foi o Caesar Park Ipanema, marca depois adquirida pela Accor.
“O Fairmont tem quase 400 apartamentos e poderá receber grupos e lazer ao mesmo tempo. Já o Sofitel Ipanema é menor, mais para individuais. Acredito que as duas marcas se complementam, se posicionando nos dois bairros mais queridos por turistas e moradores e não são concorrentes”, disse Seigle ao Portal PANROTAS. Tanto que o gerente geral do Sofitel Ipanema, Netto Moreira, já está designado para o posto de gerente geral do Fairmont Copacabana. Na área de Vendas e Marketing, a Accor promete uma figura bastante conhecida do mercado carioca. A rede ainda faz mistério sobre o Fairmont, que terá duas piscinas, uma delas aberta para a Praia de Copacabana, e representará o máximo de luxo da Accor no País.
APOSTA NO RIO
“Acredito muito no Rio de Janeiro e não entendo o prazer que alguns têm em falar mal da cidade”, afirmou Philippe Seigle, que já trabalhou no Rio, de 2005 a 2007, no Le Meridien, e desde 2014 cuida é embaixador das marcas de Luxo da Accor no Rio.Segundo Seigle, o Rio vai se recuperar e é uma aposta da Accor Hotels, que tem mais de 30 hotéis no destino. “Os números futuros estão muito bons. Sim, a oferta aumentou muito, mas foi bom que hotéis novos e profissionais somaram qualidade do Rio. Quando o público perceber que a cidade foi escolhida para ter nossas duas principais marcas de luxo, Fairmont e Sofitel, vai querer vir conferir. É importante para o destino ter hotéis e marcas icônicas, isso levanta o produto turístico”, analisa.
Para ele, é em época de crise que as redes devem investir mais no destino onde estão, mais que divulgar seus hotéis. “Não adianta divulgar somente o hotel, o destino precisa vir junto. E isso que a Accor está fazendo no Rio, apoiando a comunidade, patrocinando eventos, criando projetos como o do Largo do Boticário e o Fairmont Copacabana”.
NOVO LUXO
Sobre a escolha de Netto Moreira para o Fairmont Copacabana, Seigle segue com seu entusiasmo: “ele fez um ótimo trabalho no Sofitel Ipanema”. “Sim, investimos na reforma dos quartos, dos espaços públicos, mas luxo é atendimento, é antecipar a vontade e a necessidade do cliente. É prestar atenção nos gostos do hóspede e surpreendê-lo, sem que ele peça. O Netto aproveitou muito bem essa disposição do colaborador carioca em servir bem, em fazer o hóspede feliz, e criou um padrão de excelência no Sofitel Ipanema”, explica Philippe Seigle. “Ele será a pessoa ideal para o Fairmont Copacabana, um hotel que vai surpreender o Rio e todo o mercado”.
Para ele, mais que a ostentação ou a alta gastronomia, o hóspede de luxo do Rio quer experimentar os sabores, cores e ritmos locais. Daí a ideia de ter um hotel que é a “casa carioca” para os hóspedes. No Sofitel Ipanema, isso se vê nas cores, na decoração, no rooftop sofisticado e descontraído ao mesmo tempo, na suíte Bossa Nova, no serviço de praia, entre outros itens. “Mesmo na gastronomia, passou a época dos restaurante gourmet. O hóspede quer experimentar os sabores locais e é isso que fazemos no Sofitel Ipanema, com o toque francês, é claro, mas com a cara do Rio”.
“Não entendo como alguns hotéis continuam investindo em padronizações. Entramos e parece que estamos nos Estados Unidos. Não é o que queremos em nossos hotéis. Para o francês, vir ao Rio é um sonho. Então temos de mostrar o Rio, da gastronomia ao atendimento, em nosso serviço, em nosso bem receber”, exemplifica Philippe Seigle.
O Sofitel Ipanema tem 60% de sua ocupação vinda do Brasil, com americanos, ingleses e franceses, além dos argentinos, liderando entre os estrangeiros. A média de noites é de três a quatro noites. O hotel ainda está completando sua renovação de quartos, mas já conta com a maioria no novo padrão. Sobre a abertura de um Sofitel na cidade de São Paulo, Philippe Seigle diz que sempre há negociações, mas desconversa dos detalhes. O foco da Accor Hotels no momento está mesmo no Rio, ao menos no segmento de luxo. São Paulo ganhará outras marcas, como a MGallery, mas novidades devem ser anunciadas em breve. Presidida por Patrick Mendes na América do Sul, a Accor Hotels conta com 300 hotéis no Brasil.
O Portal PANROTAS viajou a convite da Sofitel