Janize Colaço   |   04/09/2018 16:20

Fórum Nacional de Hotelaria destaca tendência de retomada; fotos

A oferta hoteleira no Brasil poderá crescer 13% até 2022

Emerson Souza
Ricardo Mader Rodrigues, vice-presidente da JLL Hospitality no Brasil
Ricardo Mader Rodrigues, vice-presidente da JLL Hospitality no Brasil

O setor hoteleiro poderá apresentar crescimento no Brasil nos próximos anos. De acordo com o vice-presidente da JLL Hospitality no Brasil, Ricardo Mader Rodrigues, em palestra durante o 1º Fórum Nacional de Hotelaria, caso todos os projetos hoteleiros sejam concluídos, a oferta no Brasil crescerá 13% até 2022 — o que representará um total de 410,6 mil apartamentos.

"Passamos por uma crise entre 2015 e 2016, porém o setor tem apresentado melhoras. Cidades como Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre estão se recuperando, embora o Rio de Janeiro ainda esteja em dificuldades", pontua Rodrigues.

De acordo com o executivo, atualmente a hotelaria conta com uma malha de dez mil hotéis em todo o território nacional, dispondo de mais de 541 mil acomodações. A maior concentração, aliás, está na região Sudeste. Além disso, em todo o País, a receita por quarto disponível (Revpar) entre os anos de 2004 e 2017 apresentou um crescimento anual de 5% — apesar da queda da performance do setor entre 2015 e 2016.

"Esperamos, porém, a melhora da performance dos hotéis com baixo crescimento da oferta, visto a retomada econônica e a volta ao incentivo ao mercado de capitais com o financiamento [de bancos comerciais e fundos imobiliários]", ressaltou.

A seguir, confira mais fotos do evento.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados