Revpar está diretamente ligado ao lucro dos hotéis; entenda
Levantamento utilizou como base dados do programa Host P&L, que coleta dados de lucros e prejuízos
A lucratividade do hotel é a principal medida de sucesso para proprietários, gerentes e operadores. No entanto, a receita e os dados de primeira linha continuam sendo o foco do setor, incluindo as informações de receita por quarto disponível, o Revpar.
Os dados de rentabilidade são mais difíceis de reunir porque os grupos de propriedade e administração hoteleira são muito mais fragmentados.
No entanto, há uma relação clara entre o desempenho de Revpar e a lucratividade geral (lucro operacional bruto por quarto disponível).
Para chegar a essa conclusão, o levantamento realizado pelo portal Hotel News Now (HNN) utilizou como base o programa Host P&L coleta dados de lucros e prejuízos de proprietários e operadores para mais de nove mil hotéis (1,9 milhão de quartos) globalmente. P&L vem da sigla em inglês Profits & Losses, que em português significa lucros e perdas.
A cada ano, ao coletar dados do Host, há uma análise da relação entre o crescimento da receita e o crescimento do lucro. Geralmente, o crescimento do lucro tende a ser entre 1,5 e duas vezes o crescimento da receita. Portanto, um aumento de 10% na receita equivale a um aumento de 15% a 20% nos lucros (Goppar).
Por exemplo, em relação aos hotéis de serviço completo, as linhas de tendência indicam um múltiplo de 1,9, ou seja, um aumento de 10% na receita equivaleria a um aumento de 19% nos lucros. Do mesmo modo, uma redução de 10% na receita levaria a uma redução de 19% no lucro.
Os outros múltiplos do crescimento do Goppar baseado no crescimento do Revpar são de 1,9 para a categoria de Luxo, 2 para Upper Upscale, 1,7 para Upscale, 1,9 para Upper Midscale e 1,8 para Midscale/econômica, sendo 1,8 a média geral para os hotéis norte-americanos.
*Fonte: Hotel News Now