Wyndham prepara nova expansão no Brasil com pipeline de mais 30 hotéis
Gustavo Viescas, presidente da companhia, detalha planos para mercado brasileiro em entrevista à PANROTAS
![Gustavo Viescas, presidente da Wyndham para América Latina e Caribe, fala sobre a consolidação da companhia no Brasil](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/440203/e37bce09f48d19d1a604e5de39c50d93dsc1949/0,18,2560,1528/1206,720,0.28/0/default.jpg)
Rede norte-americana com cerca de 9,2 mil hotéis em mais de 95 países, a Wyndham Hotels & Resorts tem no Brasil o seu principal foco de expansão mundial neste momento. Com 35 unidades em operação no País, a companhia tem planos audaciosos para o futuro.
Ao todo, são 30 novos empreendimentos previstos para os próximos anos, sendo 20 deles desenvolvidos no modelo de multipropriedade em destinos turísticos de destaque. Esse movimento é uma resposta à crescente demanda do mercado local, que tem se mostrado receptiva a esse tipo de produto.
Além dos 35 hotéis já em operação, a Wyndham no Brasil também aposta em um portfólio de marcas diversificado. Atualmente, a empresa possui oito das 25 marcas globais da companhia em território nacional, incluindo opções voltadas tanto para o público corporativo quanto para turistas em busca de lazer. Gustavo Viescas, presidente da companhia para América Latina e Caribe, destaca a importância do Brasil nesse processo.
"Hoje, nosso maior desenvolvimento acontece no Brasil, um mercado fundamental para a empresa, especialmente na região da América Latina e Caribe. Temos aqui, inclusive, o nosso segundo maior mercado na região, ficando atrás apenas do México"
Gustavo Viescas, presidente da Wyndham para América Latina e Caribe, conversou com a reportagem em um café da manhã no Tryp Paraíso, em São Paulo
O presidente revela ainda que a estratégia da empresa para o mercado brasileiro atribui foco especial no segmento de lazer. "Estamos focados em desenvolver nossos hotéis em destinos turísticos conhecidos e que tenham grande potencial de atratividade para os turistas", explica Viescas, referindo-se a novos projetos como os de Natal, Penha (SC), Lençóis Maranhense (MA), Campos do Jordão e Atibaia (SP), entre outros em andamento.
As duas dezenas de projetos hoteleiros de multipropriedade assinados no País seguem o que a rede acredita ser uma tendência nesse mercado. Um movimento que ganha tração graças às condições de mercado, que encontram em projetos do tipo uma forma eficiente de financiar grandes empreendimentos. Alguns dos empreendimentos de destaque nesse modelo são o Wyndham Gramado Termas Resort & Spa e o Wyndham Olimpia Royal Hotel.
![Novas propriedades e conversões estão no radar da empresa para crescer no País](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/440204/e37bce09f48d19d1a604e5de39c50d932dsc1975/0,113,2048,1223/1206,720,0.35/0/default.jpg)
Nessa mesma estratégia de expansão há ainda espaço para outra forma de crescimento. Muitos hotéis são adicionados à rede em novas construções, como é o caso de todos esses que estão no pipeline, mas outros tantos são frutos de conversão de empreendimentos que estão trocando de marca e encontram nas opções da Wyndham o formato ideal para sua continuidade.
Nos dois casos, o trabalho é feito a partir de uma abordagem flexível que destaque a expertise operacional e a capacidade de moldar os hotéis, principalmente em virtude da variedade de bandeiras disponíveis.
"Geralmente a Wyndham não é dona dos ativos, mas fornece a distribuição, a expertise de operação e a marca. Com nossa estrutura, conseguimos ajudar os investidores com conhecimento técnico e assessoria durante todo o processo, desde o planejamento até a implementação. O mesmo vale para os hotéis já abertos que podem aderir às nossas marcas"
Gustavo Viescas
Tecnologia, fidelidade e uma rede de distribuição robusta
Outro ponto forte da Wyndham, segundo Viescas, é o foco em aspectos como:
- Fidelização, feito via Wyndham Rewards
- Tecnologia, com investimentos em melhora na distribuição e experiência do cliente.
"Temos 114 milhões de membros no programa Wyndham Rewards, o que demonstra o apelo global da nossa rede", comenta. O programa de fidelidade é simples, segundo acrescenta o executivo, permitindo que os clientes tenham acesso a uma vasta gama de hotéis em qualquer parte do mundo, com a conveniência de acumular pontos que podem ser trocados por estadias.
O presidente da companhia informa ainda que tem investido fortemente em tecnologia para melhorar a experiência do hóspede. A vivência nos empreendimentos da marca é melhorada, segundo o executivo, no ritmo das avaliações feitas por especialistas em todas as unidades anualmente. "Fazemos fortes investimentos em tecnologia, com 300 milhões de dólares para melhorar a distribuição, a experiência do hóspede e a eficiência operacional", revela Viescas.
Essa estratégia inclui, ainda, inovações como o check-in online, que facilita a entrada dos hóspedes, além de melhorias na qualificação dos hotéis.
![A marca Tryp é um dos vetores de desenvolvimento da rede no País](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/440205/e37bce09f48d19d1a604e5de39c50d931dsc1957/0,44,2048,1223/1206,720,0.35/0/default.jpg)
Marcas em destaque e futuro no Brasil
O plano de desenvolvimento da empresa no Brasil, segundo explicou o presidente da rede, dará prioridade a algumas marcas já estabelecidas por aqui. Nas conversas em andamento e nos projetos já fechados, a companhia coloca como prioridade para seus interlocutores as marcas que tenham o no Wyndham (Wyndham e Wyndham Garden) e as já consolidadas por aqui Tryp e Ramada.
Viescas explica que essas bandeira tem uma melhor adaptação ao mercado local pois elas não exigem grandes intervenções em propriedades já abertas e servem bem tanto ao mercado corporativo como também ao lazer.
O executivo ainda classifica o Brasil como um país de enorme potencial para a companhia. "O mercado interno brasileiro é um dos mais fortes, com turistas que adoram viajar e buscar experiências. Isso faz com que este país tenha um papel cada vez mais importante na nossa estratégia de crescimento", conclui.