Meliá reforça aposta nos segmentos Premium e de Luxo durante a Fitur
Rede hoteleira também busca ampliar sua presença no segmento bleisure no Brasil
A Meliá Hotels International reafirmou, durante a Fitur 2025, seu plano de expansão e reposicionamento focado nos segmentos premium e de luxo. A rede hoteleira espera encerrar 2024 superando 525 milhões de euros em Ebitda, registra um aumento no RevPar e encara 2025 como um ano em que o Turismo será importante para seu fortalecimento.
Gabriel Escarrer Jaume, presidente e CEO da Meliá Hotels International, reiterou durante a coletiva de imprensa realizada na feira o compromisso da empresa em maximizar receitas por meio da expansão, da estratégia de luxo, do reposicionamento do portfólio e dos canais diretos de vendas. O executivo destacou também que os hotéis das marcas de luxo da Meliá já representam 40% da contribuição operacional, com um aumento no RevPar superior a 30%.
"Entramos em uma nova fase que chamamos de normalização do crescimento. Depois de 2020 e 2021, que foram dois anos terríveis para o setor turístico por conta da covid-19, a partir de 2022 houve um crescimento muito importante em nível global a já chegamos a quase 100% das cifras pré-pandemia", comenta Jaume.
Gabriel Escarrer Jaume
"Vale destacar também a expansão do grupo nos últimos anos. Quando olhamos para os 15 países onde há mais visitantes a nível mundial, estaremos em praticamente todos. Queremos estar nesses destinos porque vemos neles um potencial muito grande para a companhia". O executivo também destacou a aposta da rede hoteleira em digitalização, com foco no aplicativo e no site da Meliá.
A rede encerrou o ano com a inauguração de 19 hotéis e planeja abrir pelo menos mais 25 em 2025. A empresa mantém seu foco em um crescimento qualitativo e mais sustentável. Atualmente, 64% de seu portfólio é composto por hotéis premium e de luxo, e 81% de seus projetos em desenvolvimento também estão voltados para esses segmentos.
Projetos de expansão da Meliá nos próximos meses
- Na Espanha, a Meliá inicia o ano com a assinatura de um hotel em Palma, com o qual reforçará sua presença na cidade de Maiorca com um novo INNSiDE by Meliá, o terceiro da marca na cidade.
- Além disso, espera anunciar novos projetos de expansão nos próximos meses que fortalecerão seu portfólio e se juntarão às próximas inaugurações dos hotéis ME Málaga (2025), Meliá Collection Ronda (2026) e Meliá Collection Cádiz (2026).
- Os destinos do Mediterrâneo continuam sendo uma prioridade para a rede hoteleira, que reafirma sua liderança na Albânia como maior operadora hoteleira do país, com quatro hotéis abertos e 18 em desenvolvimento.
- Malta, com a abertura do ME Malta,
- e Grécia, onde a empresa abrirá seu novo INNSiDE Elounda, também serão destinos destacados na expansão da rede hoteleira.
- Na Europa Ocidental, a Meliá capitaliza seu know-how no segmento bleisure com projetos em Portugal e Itália.
Maior presença do segmento Mice no Brasil
A rede hoteleira também destacou sua renovada estratégia de crescimento na América Latina. A empresa busca ampliar sua presença no segmento bleisure no Brasil, Peru, Costa Rica e Colômbia. Durante 2024, também foi anunciada uma expansão significativa na Argentina, com novas inaugurações em Buenos Aires e projetos como o futuro Gran Meliá Ushuaia.
Meliá continua apostando nos destinos do Caribe
Na República Dominicana, a empresa destaca a incorporação de novas marcas, como a recente chegada da ZEL, e o desenvolvimento de novos polos de crescimento, como Miches e Puerto Plata. Já no México, após a recente inauguração do Meliá Casa Maya, a empresa acelera seu crescimento e passará de sete para 13 hotéis em dois anos, com um grande impulso da sua marca de luxo ME by Meliá e a abertura do ZEL Sayulita em 2026.
Oriente Médio e Ásia-Pacífico
O Oriente Médio será um novo polo de crescimento. Devido ao aumento do Turismo em destinos como a Arábia Saudita, a empresa reforçou seus recursos para apoiar o crescimento que será anunciado em breve na região.
Na Ásia-Pacífico, a Meliá consolida sua liderança no Vietnã, com 22 hotéis abertos e outros cinco em desenvolvimento. Além disso, reafirma seu interesse em crescer na Tailândia e na Malásia.
Meliá chega às Ilhas Maldivas em 2025
A Meliá Hotels International amplia seus horizontes e acelera sua expansão para novos destinos, com sua chegada às Ilhas Maldivas em 2025. Contando já com uma abertura prevista nas Seychelles em 2026, o Meliá Mahe, a empresa adiciona um novo projeto no Oceano Índico com a inauguração, nos próximos meses, do Meliá Amilla Fushi nas exclusivas Maldivas. Este empreendimento será adaptado posteriormente aos padrões de luxo da marca The Meliá Collection.
Reposicionamento e rebranding dos hotéis da Meliá
A Meliá Hotels International aposta no reposicionamento e rebranding de seus hotéis mais importantes como uma estratégia fundamental para reforçar suas marcas, diferenciar seus produtos, melhorar a rentabilidade e aumentar a satisfação dos clientes. Nos últimos dois anos, a empresa reposicionou 40 hotéis de seu portfólio com um investimento próprio e de seus parceiros superior a 400 milhões de euros.
Na Espanha, os casos de destaque incluem os hotéis Casa de las Artes Meliá Collection e Meliá Ibiza, reabertos no ano passado. Entre 2023 e 2024, foram reposicionados 23 hotéis no país, com um investimento superior a 235 milhões de euros.
Reposicionamentos globais
Um dos reposicionamentos da Meliá para este ano é o Paradisus Fuerteventura, que levará a marca de luxo Destination Inclusive para outro destino das Ilhas Canárias. A marca também desembarcará na Indonésia após o reposicionamento do Meliá Bali. Este hotel, que marcou o início da expansão internacional da Meliá, será apresentado no final do ano como Paradisus Bali.