Filip Calixto   |   05/06/2023 14:37
Atualizada em 05/06/2023 14:51

JW Marriott São Paulo aposta em práticas sustentáveis unidas ao luxo

Reaproveitamento de água, painéis solares coleta seletiva de lixo e outras ações estão em prática


Divulgação/JW Marriott Hotel são Paulo
Empreendimento é um dos quatro hotéis nacionais que detém o selo LEED - Liderança em Energia e Design Ambiental - certificação americana para prédios sustentáveis
Empreendimento é um dos quatro hotéis nacionais que detém o selo LEED - Liderança em Energia e Design Ambiental - certificação americana para prédios sustentáveis
O JW Marriott Hotel São Paulo, primeiro empreendimento de luxo da Marriott International na capital paulista, quer ser referência também em aliar conforto e luxo às práticas sustentáveis e conscientes. Para isso, aplica uma série de esforços na intenção de tornar suas operações mais sustentáveis. O estabelecimento possui o certificado com o selo LEED - que em português significa Liderança em Energia e Design Ambiental - certificação americana para prédios sustentáveis. No Brasil, apenas quatro hotéis possuem este título.

Com 86 painéis solares instalados em suas dependências, seu sistema de aquecimento de água reduz a dependência de fontes de energia convencionais e diminui as emissões de gases de efeito estufa. Utiliza-se também água de reuso para alimentar as bacias sanitárias, "prática que contribui para a conservação dos recursos hídricos e redução de cerca de 15% do consumo de água potável", explica o diretor de engenharia do JW Marriott Hotel São Paulo, Sivanildo Gomes.

A coleta seletiva de lixo é outra medida adotada pelo hotel, que trouxe para as suas dependências a implementação de um sistema automatizado de "lixo zero". Gomes comenta que o ponto de coleta do hotel é interligado por tubulações subterrâneas, o que garante a separação e destinação adequada dos resíduos recicláveis e orgânicos, contribuindo para a redução do volume de dejetos enviados aos aterros sanitários, além de 70% menos de viagens de caminhões, diminuindo a emissão de CO2 na atmosfera.

Todos os equipamentos do hotel possuem variadores de frequência, que ajustam o consumo de energia de acordo com a demanda. Nos quartos, sensores de presença ajustam automaticamente o uso de energia quando os hóspedes estão ausentes, resultando na diminuição de utilities em cerca de 18%. Torneiras, sanitários e chuveiros também possuem redutores de vazão, contribuindo assim para a economia de água.

Além disso, em 90% dos ambientes do hotel é utilizada iluminação externa. As lâmpadas nas áreas sociais são de LED, uma tecnologia conhecida por seu baixo consumo de energia e longa vida útil. Isso contribui para a redução do consumo energético e para a diminuição da emissão de gases poluentes.

Prezando pela conscientização da importância das práticas sustentáveis, o empreendimento ainda desenvolve informativos sobre o tema. "Disponibilizamos algumas notas para os hóspedes e funcionários, reforçando sobre a importância da correta separação e destinação dos resíduos e do cuidado com o meio ambiente. Dessa forma buscamos incentivar práticas sustentáveis para além das dependências do hotel", conclui o diretor de engenharia.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados