Grupo Portobello inaugura Usina Fotovoltáica para beneficiar hotéis
Energia gerada irá suprir o Portobello Resort, a Marina Porto Imperial e a Pousada Porto Imperial
Aconteceu essa semana a inauguração da Usina Fotovoltaica do Grupo Portobello. O evento contou com a presença de políticos, empresários e lideranças da região. Na ocasião, houve, ainda, o lançamento do Guia de Turismo Rural da Costa Verde, com a presença de Flávio Ferreira, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.
A energia gerada irá suprir o Portobello Resort, a Marina Porto Imperial e a Pousada Porto Imperial, em Paraty (RJ), representando ao todo uma economia de cerca de 90% nas contas de energia. Com a usina solar em operação, o Grupo Portobello deixa também de emitir 1097,25 Toneladas de CO2 por ano, economiza 611.430 quilômetros não percorridos por um veículo, além de representar mais de 28 mil árvores plantadas em um ano.
Segundo Carlos Borges, presidente do Grupo Portobello (Portobello Resort & Safari, Marina Portobello, Fazenda Portobello, Pousada e Marina Porto Imperial em Paraty), tomar medidas mais sustentáveis fará com que diminua a redução dos custos operacionais do hotel. “A nossa conta de luz é um item grande e como queríamos mudar isso, a procura de um espaço mais sustentável foi a solução", explica ele. Com isso, o grupo tem investido em práticas sustentáveis e agora foca na geração de energia limpa.
O empreendimento, projetado e construído pela empresa Sunfor Energia, investiu na implantação de uma grande fazenda fotovoltaica dentro da propriedade, onde foram construídas 2.508 unidades de módulos solares de 550W e onze inversores de 100Kw, com previsão de energia gerada de 165.500Kwh por mês, em uma área de 16.190 metros quadrados. Duas usinas solares já estão em operação junto à concessionária Enel, que atende a região de Mangaratiba, gerando energia limpa, segura e renovável, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
"Temos essa usina com 25 anos de garantia, manutenção e segurança, Vinte e quatro horas por dia ela é monitorada. Os recursos naturais são finitos, em termos de energia alternativa. O recurso natural, que é o sol e o vento, transformam a energia renovável mantendo as nossas contas em dia e mantendo o nosso ecossistema protegido".
Engenheira Marise Goncalves Rodrigues, do Grupo Portobello
Para o Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, o Grupo Portobello inova sempre, principalmente na questão da sustentabilidade. "Percorremos o mundo inteiro e vemos o quanto as pessoas estão preocupadas com o Turismo, com os selos sustentáveis. Por isso, não tenho dúvida de que o Portobello, mais uma vez, será referência para que outros empreendimentos possam seguir o mesmo modelo".