Hotel Nacional Inn Jaraguá reinaugura teatro neste sábabo (25) em São Paulo
A cerimônia de abertura deve reunir cerca de 270 pessoas neste feriado de aniversário de São Paulo
O Hotel Nacional Inn Jaraguá, localizado no coração do Centro Histórico de São Paulo, reinaugura neste sábado (25), aniversário de São Paulo, o Teatro-D-Jaraguá. Com isso, o hotel se torna o segundo da cidade a integrar cultura e hospedagem em um só local.
O teatro, aberto em 2006, fez parte da história do edifício e da cultura paulistana. Desde 2019, o espaço passou a ser dedicado exclusivamente a eventos corporativos.
Em julho de 2024, a rede hoteleira Nacional Inn adquiriu o imóvel com intenção de revitalizar não só o hotel, mas também o teatro, para que fosse possível voltar a receber peças, preservando sua arquitetura tradicional dos anos 1950 e mantendo o estilo histórico que caracteriza o edifício.
O hotel, que dispõe de 415 apartamentos e 25 espaços para eventos, integra um teatro que se tornará um dos principais destaques culturais do local. Além de sua infraestrutura para recepção de grandes públicos, o teatro contará com uma programação cultural diversificada e um restaurante aberto ao público.
“Com o novo projeto, o Nacional Inn está reafirmando seu compromisso em oferecer diferenciais e programações diversificadas aos hóspedes, além de valorizar a cultura e a história de São Paulo, criando um espaço de união entre a arte e a hospitalidade. A iniciativa também fortalece a revitalização do Centro Histórico como um polo cultural e de lazer, beneficiando tanto os paulistanos quanto os turistas que visitam a cidade”
Ricardo Aly, diretor de Vendas, Marketing e Distribuição da Nacional Inn
A cerimônia de abertura deve reunir cerca de 270 pessoas, incluindo importantes personalidades do cenário cultural e político da cidade. A programação inaugural do Teatro-D-Jaraguá traz a peça Clarice Lispector – Balada Acima do Abismo, estrelada pela atriz Maria Fernanda Cândido, que ficará em cartaz de 25 de janeiro a 16 de fevereiro. Há 20 anos, Maria Fernanda foi a primeira atriz a subir no palco do Teatro Jaraguá, e agora retorna para reinaugurá-lo. As sessões ocorrerão de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Reforma do Teatro-D-Jaraguá
O Teatro-D-Jaraguá passou por uma ampla modernização. Com expertise e visão estética, Darson idealizou a reforma do teatro, criando um espaço que respeita a tradição enquanto atende às exigências contemporâneas de acessibilidade e conforto.
Entre as melhorias realizadas, destaca-se a ampliação do palco, com a criação de coxias mais espaçosas, a instalação de varas cênicas e a colocação de uma cortina de boca de veludo italiano na cor bordô. Além disso, foi feita a inclusão de uma entrada e saída exclusiva para os artistas e a instalação de um elevador de carga para cenários. Essas melhorias visam proporcionar um ambiente adequado para produções de alto nível, ao mesmo tempo em que preservam a história e as memórias do teatro.
O teatro também passou a ter uma nova configuração em sua plateia, com 260 poltronas, incluindo lugares adequados para pessoas com deficiência, e uma curva de visibilidade aprimorada. O palco foi rebaixado e ampliado, ganhando mais altura, profundidade e largura, o que proporciona uma melhor experiência ao espectador. Equipamentos modernos de iluminação LED e som foram instalados, atendendo tanto a espetáculos teatrais quanto eventos corporativos.
A fachada do teatro também foi transformada, com a instalação de um painel em LED, acompanhado de seis grandes máscaras de Medusa em homenagem à força das mulheres. A entrada do teatro foi completamente remodelada, com um painel de 20 x 4 metros do artista plástico e grafiteiro Guilherme Kramer, que traz como tema central o "povo paulistano". Para completar, Kramer deixou sua assinatura nas colunas do foyer e na carpete, que conta com uma estampa inspirada em Di Cavalcanti.