"Não somos obsessivos com expansão. Somos movidos a oportunidade"
Um novo hotel no Brasil, por enquanto, ainda não está nos planos da gigante espanhola Iberostar, que conta os planos da rede para o mercado brasileiro
MADRI – Um novo hotel no Brasil, por enquanto, ainda não está nos planos da gigante espanhola Iberostar. Mas a afinidade dos brasileiros com a marca pode ser vista no incremento que as vendas para as unidades internacionais da rede tiveram – para alguns destinos, como o México, na casa dos três dígitos. “Não somos obsessivos com expansão. Somos movidos a oportunidade”, afirma Finn Ackermann, diretor comercial global do Iberostar Group. No Brasil, essa oportunidade foi incrementar as vendas para as unidades internacionais da rede.
Ackermann conversou com o PANROTAS durante a Fitur, na capital espanhola, e contou que desde que mudou a estratégia do escritório comercial Brasil da companhia, no ano passado, o mercado brasileiro respondeu imediatamente e de forma muito favorável. Até o ano passado, o time baseado no Brasil tinha como objetivo vender as unidades da rede no País. O grupo optou por um reposicionamento e a equipe foi internacionalizada.
“Temos um time muito bom por lá, com 15 colaboradores, que estão em contato direto e constante com o mercado e os agentes de viagens. E que, agora, vendem toda a rede”.
Os melhores resultados vêm, pela ordem, do México, seguido por República Dominicana e Cuba. Com um foco forte no Caribe, porém, a Iberostar não descarta o crescimento em outros destinos. “Estamos atentos à grande ligação do brasileiro com Portugal, onde temos unidades, e também com a Espanha, base do grupo”, continua Ackermann. O diretor disse ainda que a Iberostar vê uma afinidade grande do brasileiro com a Riviera Maia, mas isso ainda não se refletiu nas vendas com todo o potencial. “No Caribe, estamos direcionando esforços para ampliar as vendas para a região e também para Cuba”.
ONDA DE MUDANÇA
Em meio a tantas grandes redes de hotéis espanholas, Ackermann destaca algumas das características que conectam os clientes com a marca Iberostar. Para começar, ressalta o DNA familiar da rede. “Ninguém nos diz o que fazer, não há acionistas, e temos a cadeia de comando muito próxima dos colaboradores, das unidades e, em consequência, dos clientes”, acredita. Porém, além de características como localização e uma experiência gastronômica diferenciada, ele destaca a atuação da Iberostar por um mundo melhor, no que a rede chama de “Wave of Change”.
“Sabemos que as novas gerações têm uma afinidade muito grande com marcas que têm algo a dizer. São movidas pelo ‘porquê’ e não pelo ‘o que’. Estamos muito orgulhosos de saber que aqui na Iberostar nossos clientes encontram esse propósito”, celebra o diretor. Na rede Iberostar, a “Wave of Change” inclui, por exemplo, o fim do uso de plástico não reciclável em todos os apartamentos, o que já está em vigor; o consumo responsável de pescado e o cuidado com a saúde costeira – a empresa conta com um laboratório de corais na República Dominicana, por exemplo. Um time é dirigido por uma cientista com o propósito exclusivo de pensar em iniciativas como essas.
Em tempo: em 2020, serão 11 novos hotéis do grupo, com destaque para o Iberostar Grand Fontana di Trevi, cinco estrelas no centro de Roma; Iberostar Selection Teatro Albéniz, cinco estrelas junto à Puerta del Sol, em Madri; e o Iberostar Selection Miraflores, quatro estrelas urbano no centro de Lima, Peru, mais uma unidade sul-americana.
O PANROTAS viaja a convite da Fitur e é o media partner brasileiro do evento