Laura Enchioglo   |   24/03/2025 17:59
Atualizada em 24/03/2025 18:00

SAHIC 2025 reúne líderes hoteleiros da América Latina e Caribe no Rio de Janeiro

Empresários, executivos do setor e autoridades locais e governamentais participaram da abertura do fórum


Divulgação
Evento conta com mais de 70 palestras e uma área de exposições
Evento conta com mais de 70 palestras e uma área de exposições

Teve início na manhã desta segunda-feira (24), a 19ª edição do SAHIC Hotel & Tourism Investment Forum - Latin America and The Caribbean, encontro que reúne os principais players da indústria hoteleira, governos e investidores da região da América Latina e Caribe.

Contando com a participação de mais de 70 palestras e uma área de exposições, além de ações da ativação e iniciativas de experiência de marcas, o evento segue até amanhã (25), no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro.

Ao longo de quase 20 anos, essa é a segunda vez do SAHIC no Brasil, contando com os principais nomes da indústria, entre os quais estão, Thomas Dubaere (Accor), Gustavo Viescas e Maria Carolina Pinheiro (Wyndham), Andres Fajardo (GHL Hoteles), Ron Pohl (BWH Hotels), Bojan Kumer (Marriott), Abel Castro (Accor), Cristiano Gonçalvez (Hyatt) e Richard Rehwaldt (BWH Hotels).

Arturo García Rosa, CEO o presidente do SAHIC Group, abriu o evento falando sobre a importância da volta ao Brasil, ao mesmo tempo em que reforçou a importância da tecnologia na indústria hoteleira – a tecnologia, inclusive, permitiu que ícones como J. Willard Marriott (fundador da Marriott) e Gérard Pélisson (um dos fundadores da Accor), mandassem mensagens ao público conectando presente e passado por meio de um holograma.

Divulgação
Arturo García Rosa, CEO o presidente do SAHIC Group
Arturo García Rosa, CEO o presidente do SAHIC Group

“Tal como Marriott e Pélisson, a indústria do turismo é feita por muitos personagens. E, claro, sabemos que todos os grupos têm suas histórias, mas o mais importante é que todos estamos trabalhando para uma caminhada rumo ao futuro”

Arturo García Rosa, CEO o presidente do SAHIC Group

Entre as autoridades, participaram Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro; Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Rio de Janeiro; e Carlos Henrique Menezes Sobral, secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos, representando o Ministro do Turismo, Celso Sabino.

“É uma honra receber este evento no Rio de Janeiro. Nos próximo dois dias, o setor vai discutir a indústria de forma estratégica. Inclusive porque, depois da pandemia, descobrimos que não havia mais tempo a perder e o turismo cresceu. Estamos de braços abertos e olhos atentos para a indústria”, disse Eduardo Paes.

O crescimento da indústria também foi tema das falas de Gustavo Tutuca e de Carlos Henrique Menezes Sobral. De um lado, o secretário de Turismo do Rio de Janeiro confirmou que o Rio de Janeiro já está voltando aos patamares de 2024, que registrou crescimento histórico graças, entre outros, aos eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas. “Foram mais de 1,5 milhão de turistas no ano passado e hoje há carência de hotéis no Estado”, disse.

Empresários debatem o setor

Bojan Kumer, Regional VP, Hotel Developement, Caribbean and Latin America da Marriot International; Abel Castro, Chief Developement Officer Americas da Accor; Maria Carolina Pinheiro, Vice-presidente de Desenvolvimento América Latina da Wyndham Hotels & Resorts; Cristiano Gonçalvez, VP Developement South America da Hyatt Hotels; Richard Rehwaldt, Vice-presidente Latin America da BWH Hotels; e Andres Farjado, CEO da GHL Hoteles. Estes foram os empresários que debateram passado, presente de futuro da indústria.

  • Abel Castro, Chief Developement Officer Americas da Accor, abriu a agenda, falando sobre a estratégia da companhia desde 1975, ano de sua chegada no Brasil. “A Accor fez sua rodada de desenvolvimento a partir de ondas. Primeiro, investimos em hotéis. Depois, mostrando que o negócio é rentável, começamos a administrar. E agora, na terceira onda, estamos trabalhando sob o modelo de franquias”, disse.
  • Maria Carolina Pinheiro, vice-presidente de Desenvolvimento América Latina da Wyndham Hotels & Resorts, falou sobre a importância do Brasil que, ao lado do México e Caribe, integra o ranking dos principais mercados da América Latina. “Embora estejamos crescendo em outros mercados, o Brasil segue estratégico – somente em 2024 foram assinados 45 contratos que, juntos, somam 9,3 mil quartos”, destacou.

A importância do Brasil também foi destaque para os executivos da Marriott, Hyatt e BWH Hotels.

  • Cristiano Gonçalvez, VP Developement South America da Hyatt Hotels, falou que, embora a empresa seja detentora de quatro hotéis, a base está preparada: “estamos prontos para trabalhar e crescer no Brasil, especialmente a partir de nossa marca Hyatt Select, focada na conversão de hotéis midscale”, disse.
  • Richard Rehwaldt, Vice-presidente Latin America da BWH Hotels, reforçou o interesse e desafio de crescer no mercado brasileiro. “Estamos ampliando nossos investimentos em estrutura e time para ampliar nossa presença. Também estamos fazendo adaptações de ordem administrativa como parte de nossa estratégia para atingir o objetivo de crescimento”, destacou referindo-se, entre outros, à adoção de contratos legais adequados ao mercado (e língua portuguesa), bem como remuneração em Reais.

O SAHIC segue até amanhã (25), com agendas de palestras, painéis e debates simultâneos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados