ICH celebra 25 anos em nova fase como empresa multimarcas
Criadora e proprietária da marca Intercity Hotéis destaca novos empreendimentos e projetos no Brasil

A ICH Administração de Hotéis, criadora e proprietária da marca Intercity Hotéis, está celebrando 25 anos de história e destaca sua nova fase como empresa multimarcas. A empresa realizou hoje (10) no restaurante Manioca, em São Paulo, um evento para reunir parceiros comerciais e clientes.
"Somos uma empresa que está sempre buscando desafios, inovando, e essa celebração vem em um momento importante de consolidação. Construímos a empresa baseada em somente uma marca, até atingirmos o patamar em que chegamos com a estrutura de Intercity. E agora a gente passa a uma nova fase, de uma empresa multimarcas"
CEO e fundador da ICH, Alexandre Gehlen
"Depois de 25 anos passamos a entender que podíamos mais e pensamos em operar marcas de terceiros, diversificando o nosso portfólio e saindo da hotelaria midscale da Intercity para uma hotelaria diferenciada, com parceiros internacionais. Nos posicionamos como uma marca-mãe com várias bandeiras embaixo. Acho que essa é a grande mudança que vai posicionar a empresa para os próximos anos", complementa o diretor de Vendas e Marketing da ICH, Marcelo Marinho.
Novos hotéis no Brasil e projetos futuros
Segundo o diretor de Desenvolvimento da ICH, Sergio Bueno, há atualmente nove contratos de novos hotéis já confirmados no Brasil, que estão em diferentes fases de construção, e mais algumas negociações importantes.
"Eu destaco, por exemplo, a nossa próxima abertura, que é em Chapecó, uma cidade importante de Santa Catarina, onde a gente abre um hotel com a marca Tru by Hilton, mais um fruto de parceria com a Hilton. É a próxima abertura, dentro de dois a três meses, seguida de outras aberturas e projetos. Tivemos um hiato de projetos novos durante a pandemia, mas de dois anos para cá o mercado começou a se movimentar de novo e a gente está tendo boa capacidade de captação de projetos no Brasil"
Diretor de Desenvolvimento da ICH, Sergio Bueno
Alexandre Gehlen também destacou a construção do hotel dentro do Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, previsto para 2026. "É um desses projetos que chamam bastante a atenção, um hotel dentro do aeroporto de Guarulhos, cuja construção começa em poucos meses. E é bastante necessário, eu diria".
"O aeroporto de Guarulhos é um dos maiores aeroportos do mundo e ainda não dispunha de um hotel de maior porte, de maior relevância. Estamos falando de um aeroporto que gera movimento com uma dezena de hotéis que ficam ao redor, mas ele mesmo não tinha nenhum. E agora terá. É um hotel que terá na nossa administração, possivelmente em parceria com alguma marca também, que ainda não foi determinada. E nos orgulha muito um hotel desse tamanho, dessa importância, em um local tão emblemático para o Brasil" destaca Alexandre.
"Esses projetos são realmente um marco para a empresa, assim como foi o Yoo2 no Rio de Janeiro, uma outra segmentação de hotelaria". O CEO da ICH também destaca a entrada, junto à CFL Incorporadora, em dois projetos hoteleiros que serão construídos, sendo o NL28000/Estância em Porto Alegre, e o Oceana na Praia de Jurerê, em Florianópolis. O objetivo é diversificar a atuação da ICH no segmento de luxo, ainda sem definição se será por meio de uma marca própria ou mais uma parceria com alguma bandeira internacional.
"Esses dois projetos também ficarão em locais absolutamente premium, crème de la crème, e são empreendimentos que levarão nossa operação a outro patamar", destaca Alexandre. Além disso, a ICH tem prevista a inauguração de um hotel com bandeira Intercity em Cascavel (PR).
Entrada da ICH no modelo de multipropriedade
Os executivos da ICH também destacaram a entrada da Intercity no segmento de multipropriedade. "A multipropriedade existia nos anos 80, teve uma hibernação por alguns problemas, mas voltou com muita força. Acabamos entrando em sociedade com o pessoal lá do Sul, um projeto de novo, em termos de localização, que é o Own Time Home Club Gramado, e já estamos começando a entregar algumas unidades ao final de 2025, 2026, sendo um primeiro nosso ensaio como uma multipropriedade", comenta o CEO da ICH.
Ele também falou sobre o mercado de short-term rental. "É um processo ao qual temos que estar atentos. A gente sempre compara o short-term rental com a chegada do Uber para os taxistas, e cada um tem o seu impacto diferente, na medida em que as coisas evoluem. De um lado, o lazer, que usa mais, de um lado, o corporativo, que usa menos. O que nós não podemos fazer é não olhar para isso, estar atentos a esse setor", destaca Alexandre.
"Essa indústria do short-term rental atinge um pouco menos a hotelaria business, hotelaria urbana, um pouco mais a de lazer, mas tem segmentos que realmente começam a entender que a experiência hoteleira faz a diferença. Tem outros que estão mais sensíveis à economia e buscam essa opção de hospedagem. Europa de um jeito, Brasil de outro, tem as questões de segurança, economia"
CEO e fundador da ICH, Alexandre Gehlen
Atualmente, a ICH tem um portfólio de 43 hotéis no Brasil, mais de sete mil quartos, 2,5 mil colaboradores e mais de 3,8 mil investidores hoteleiros.