1º Fórum ESG da Resorts Brasil convidou associados a pensar o tema
Foram três dias de atividades com palestras, debates e visitas técnicas para conhecer iniciativas
Em busca de um avanço na integração de estratégias sustentáveis no setor de Turismo e de seus empreendimentos associados, a Resorts Brasil realizou, entre os dias 25 e 27 de junho, o 1º Fórum ESG Resorts Brasil. O evento reuniu líderes e especialistas para discutir práticas de sustentabilidade e responsabilidade social, incluindo visitas técnicas e apresentações focadas na agenda ESG.
Primeiro Dia: Pilar Social
No primeiro dia, foram realizadas visitas técnicas em São Paulo. Os participantes conheceram o trabalho da ONG Amigos do Bem, a Nestlé e o Instituto J&F, da JBS, explorando iniciativas de desenvolvimento econômico e social. Ana Paula Arbache, da Arbache Innovations, destacou a importância do “S” (social) na agenda ESG, e Maitê Teixeira, do Cana Brava Resort, compartilhou práticas implementadas após sua formação em ESG.
Segundo Dia: Pilar Ambiental
O segundo dia foi dedicado ao pilar ambiental. A abertura oficial contou com a participação de Ana Biselli Aidar e Carlos Jacobina, da Resorts Brasil, que destacaram a importância da troca de boas práticas. Isis Batista, do Grupo Tauá, discutiu os desafios das mudanças climáticas e a economia de baixo carbono.
A programação ficou completa com painéis sobre eficiência energética e gestão de resíduos. Nessa atividade participaram Dairon Grandi, diretor de Operações do Malai Manso Resort, e Allan Mochny, gerente de Qualidade e Sustentabilidade do Transamérica Resort Comandatuba. Eles apresentaram soluções práticas para redução de emissões de carbono. A programação também incluiu workshops interativos e palestras sobre a transformação do setor imobiliário pelo ESG.
Terceiro Dia: Pilar Governança
O terceiro dia focou na governança, com visitas às instalações do Novotel Itu e palestras sobre contribuições sociais e ambientais no Turismo. Hugo Chaves e Rafaela Santoro, do Grupo Amarante, discutiram comunicação verdadeira em ESG. Marina Barki e Edson Teixeira Barros, em Ambratur e MTur, respectivamente, falaram sobre as ações da agência e do ministério.
O evento encerrou com a apresentação de Raffaele Cecere, do Grupo R1, sobre gestão de resíduos em eventos. Ana Biselli Aidar ressaltou a necessidade de uma estratégia integrada e complementar para o setor produtivo do Turismo brasileiro, visando o cumprimento da agenda 2030.