Beatriz Contelli   |   17/05/2023 19:08
Atualizada em 26/06/2023 11:48

Accor promove debate em Dia Internacional contra a LGBTfobia

Evento contou com a participação de convidados atuantes na causa que compartilharam suas vivências

PANROTAS/Emerson Souza
Gui Teixeira, Marcela Tiboni, Rapha Pagotto, Antonietta Varlese e Bruno Chateaubriand
Gui Teixeira, Marcela Tiboni, Rapha Pagotto, Antonietta Varlese e Bruno Chateaubriand

Para reforçar a importância do Dia Internacional contra a LGBTfobia, a Accor promoveu um debate na sua sede em São Paulo nesta quarta-feira (17) direcionado a colaboradores, digital influencers e convidados. O encontro contou com a mediação de Rapha Pagotto, secretário do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, e a participação de Bruno Chateaubriand, jornalista e ativista LGBTI+; Gui Teixeira, pessoa trans não-binária designer na Mais Diversidade; e Marcela Tiboni, escritora e mãe lésbica.


Em um clima descontraído, mas também repleto de relatos pessoais, reflexões e aprendizados, as personalidades expuseram os principais avanços no setor hoteleiro que, apesar de significativos, ainda encontram entraves em algumas propriedades; a discrepância de São Paulo comparado a outras regiões do País em que o assunto ainda é pouco debatido; como os estereótipos de gênero afetam as relações e definem os espaços de poder; e como situações de preconceito podem afetar a experiência em um destino.


"A Accor é atuante pela causa LGBTQIA+ há muito tempo. Iniciamos nossas estratégias no Brasil em 2017 e espalhamos por toda a América do Sul. Fazemos treinamentos com colaboradores de todos os hotéis associados e não abordamos o assunto apenas em datas específicas como esta. Sabemos que a comunidade LGBTQIA+ é muito importante para a hotelaria, pois são pessoas que viajam de três a quatro vezes mais que pessoas heterossexuais. Queremos contribuir no combate à discriminação e continuar desenvolvimento estratégias para que todos se sintam bem-vindos", reforçou a SVP de Comunicação e Sustentabilidade Accor Américas, Antonietta Varlese.


PANROTAS/Emerson Souza
Antonietta com as drag queens Paola Di Verona, Kitty Kawakubo e Iara Ferreira
Antonietta com as drag queens Paola Di Verona, Kitty Kawakubo e Iara Ferreira

CARTILHA ACCOR DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Os participantes do evento também receberam uma cartilha desenvolvida pela Accor com sugestões de como receber bem e oferecer experiências positivas para o público LGBTQIA+. O documento indica que deve haver cuidado com o hóspede desde a reserva até a conclusão do atendimento, o que inclui:

  • Perguntar sobre o tipo de acomodação (cama de casal/camas de solteiro);
  • Perguntar se há um nome social que gostaria que fosse utilizado;
  • Em bares e restaurantes deve-se puxar a cadeira para as duas mulheres em caso de relação homoafetiva;
  • O hóspede trans que deve escolher qual banheiro/vestiário deseja usar.

Já entre os colaboradores do hotel são sugeridas a promoção de diálogos sobre inclusão LGBTQIA+; contratação de pessoas LGBTQIA+, principalmente trans; suporte à Parada LGBTQIA+ da cidade; e desenvolvimento materiais de marketing com representatividade.


O Dia Internacional contra a LGBTfobia foi escolhido para 17 de maio como lembrança à data de 1990, quando a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças.


Confira abaixo alguns registros do encontro:

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.