Hotéis cariocas recebem treinamento para ocorrências criminais
Fórum do HotéisRIO capacitou colaboradores para uso do sistema de registro da Polícia Civil
Aconteceu na última quarta-feira, 19, no Windsor Leme Hotel, o Fórum de Segurança do HotéisRio, que capacitou colaboradores da rede hoteleira para uso do sistema Ro online (ex-DEDIC) de registro de ocorrências da Polícia Civil. Nesta primeira edição de 2023, representantes das forças de segurança, do poder público e das equipes dos hotéis estiveram presentes.
O objetivo do treinamento foi preparar os colaboradores dos hotéis para utilização do sistema e facilitar o registro e a comunicação de ocorrências, que podem ser feitos do lobby do próprio hotel. A capacitação foi voltada para supervisores e coordenadores de segurança, gerentes de recepção e concierges, entre outros.
O coordenador do Fórum de Segurança do HotéisRio, Ricardo Barreiro, ressaltou a importância da coordenação de esforços de diversos órgãos, como polícias civil e militar, ministério e defensoria públicos, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, entre outros. “Não adianta achar que apenas as forças policiais resolverão o problema de segurança. A mensagem é de união e integração”.
Para o subsecretário de Estado de Turismo Nilo Sérgio Félix, é importante que a sociedade considere uma reformulação da legislação criminal para que as penas sejam mais rigorosas. “A insegurança não é aceitável em lugar algum, ainda mais em uma cidade como a nossa, a mais visitada a lazer no Brasil, com 2 milhões de turistas por ano”.
Já de acordo com a delegada titular da DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo), Patricia Alemany, a ideia é facilitar a vida do turista em um momento difícil, porque muitos não querem se deslocar a uma delegacia para fazer o registro. “Não precisa ir à delegacia. Basta sentar no lobby e usar o próprio computador do hotel para fazer o registro. Isso é muito importante para ajudar a combater o crime. A ferramenta é fundamental para auxiliar na identificação das manchas criminais da cidade”.
Ainda segundo ela, detalhes como a roupa que a própria vítima estava usando são importantes. “Às vezes o vídeo das câmeras de segurança chega vários dias depois e será essencial para os policiais saberem como a vítima estava vestida, de forma a identificá-la nas imagens e diferenciá-la dos criminosos”, disse.
As próximas edições do treinamento serão on-line, com duração de uma hora.
O objetivo do treinamento foi preparar os colaboradores dos hotéis para utilização do sistema e facilitar o registro e a comunicação de ocorrências, que podem ser feitos do lobby do próprio hotel. A capacitação foi voltada para supervisores e coordenadores de segurança, gerentes de recepção e concierges, entre outros.
O coordenador do Fórum de Segurança do HotéisRio, Ricardo Barreiro, ressaltou a importância da coordenação de esforços de diversos órgãos, como polícias civil e militar, ministério e defensoria públicos, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, entre outros. “Não adianta achar que apenas as forças policiais resolverão o problema de segurança. A mensagem é de união e integração”.
Para o subsecretário de Estado de Turismo Nilo Sérgio Félix, é importante que a sociedade considere uma reformulação da legislação criminal para que as penas sejam mais rigorosas. “A insegurança não é aceitável em lugar algum, ainda mais em uma cidade como a nossa, a mais visitada a lazer no Brasil, com 2 milhões de turistas por ano”.
“O Turismo é uma atividade econômica muito importante em 54 dos municípios do Estado do Rio de Janeiro. O programa de Conscientização em Segurança Pública para Hotéis, que nós desenvolvemos, é muito útil para aumentar a capacidade dos empreendimentos hoteleiros de auxiliarem o trabalho das forças de segurança", apontou o subcomandante do BPTur, major Nelson Rique.Ainda segundo o subcomandante, foi disponibilizado um grupo de Whatsapp que facilita o contato das equipes dos hotéis com o batalhão.
Já de acordo com a delegada titular da DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo), Patricia Alemany, a ideia é facilitar a vida do turista em um momento difícil, porque muitos não querem se deslocar a uma delegacia para fazer o registro. “Não precisa ir à delegacia. Basta sentar no lobby e usar o próprio computador do hotel para fazer o registro. Isso é muito importante para ajudar a combater o crime. A ferramenta é fundamental para auxiliar na identificação das manchas criminais da cidade”.
Ainda segundo ela, detalhes como a roupa que a própria vítima estava usando são importantes. “Às vezes o vídeo das câmeras de segurança chega vários dias depois e será essencial para os policiais saberem como a vítima estava vestida, de forma a identificá-la nas imagens e diferenciá-la dos criminosos”, disse.
As próximas edições do treinamento serão on-line, com duração de uma hora.