Laura Enchioglo   |   20/04/2023 13:35

Hotéis cariocas recebem treinamento para ocorrências criminais

Fórum do HotéisRIO capacitou colaboradores para uso do sistema de registro da Polícia Civil

Divulgação
Participantes do Fórum de Segurança do HotéisRio
Participantes do Fórum de Segurança do HotéisRio
Aconteceu na última quarta-feira, 19, no Windsor Leme Hotel, o Fórum de Segurança do HotéisRio, que capacitou colaboradores da rede hoteleira para uso do sistema Ro online (ex-DEDIC) de registro de ocorrências da Polícia Civil. Nesta primeira edição de 2023, representantes das forças de segurança, do poder público e das equipes dos hotéis estiveram presentes.

O objetivo do treinamento foi preparar os colaboradores dos hotéis para utilização do sistema e facilitar o registro e a comunicação de ocorrências, que podem ser feitos do lobby do próprio hotel. A capacitação foi voltada para supervisores e coordenadores de segurança, gerentes de recepção e concierges, entre outros.

O coordenador do Fórum de Segurança do HotéisRio, Ricardo Barreiro, ressaltou a importância da coordenação de esforços de diversos órgãos, como polícias civil e militar, ministério e defensoria públicos, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, entre outros. “Não adianta achar que apenas as forças policiais resolverão o problema de segurança. A mensagem é de união e integração”.

Para o subsecretário de Estado de Turismo Nilo Sérgio Félix, é importante que a sociedade considere uma reformulação da legislação criminal para que as penas sejam mais rigorosas. “A insegurança não é aceitável em lugar algum, ainda mais em uma cidade como a nossa, a mais visitada a lazer no Brasil, com 2 milhões de turistas por ano”.
“O Turismo é uma atividade econômica muito importante em 54 dos municípios do Estado do Rio de Janeiro. O programa de Conscientização em Segurança Pública para Hotéis, que nós desenvolvemos, é muito útil para aumentar a capacidade dos empreendimentos hoteleiros de auxiliarem o trabalho das forças de segurança", apontou o subcomandante do BPTur, major Nelson Rique.
Ainda segundo o subcomandante, foi disponibilizado um grupo de Whatsapp que facilita o contato das equipes dos hotéis com o batalhão.

Já de acordo com a delegada titular da DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo), Patricia Alemany, a ideia é facilitar a vida do turista em um momento difícil, porque muitos não querem se deslocar a uma delegacia para fazer o registro. “Não precisa ir à delegacia. Basta sentar no lobby e usar o próprio computador do hotel para fazer o registro. Isso é muito importante para ajudar a combater o crime. A ferramenta é fundamental para auxiliar na identificação das manchas criminais da cidade”.

Ainda segundo ela, detalhes como a roupa que a própria vítima estava usando são importantes. “Às vezes o vídeo das câmeras de segurança chega vários dias depois e será essencial para os policiais saberem como a vítima estava vestida, de forma a identificá-la nas imagens e diferenciá-la dos criminosos”, disse.

As próximas edições do treinamento serão on-line, com duração de uma hora.

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