Luiza Helena Trajano é eleita a líder com melhor reputação do Brasil
Empreendedora foi uma das personalidades no Fórum PANROTAS, em painel com outras potências femininas

Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil, foi apontada pela consultoria espanhola Merco, pelo oitavo ano seguido, como a líder de negócio com melhor reputação no País, sendo a única líder presente no Top 10 em todos os onze anos de elaboração do ranking.
O resultado consta na 11ª edição do Ranking de Reputação Corporativa e de Líderes 2024 lançado no Brasil. A Merco realiza os monitores corporativos de referência em 16 países da América Latina e Europa, onde vem avaliando a reputação de empresas desde 2000.
Além de Luiza Helena, completam a lista dos dez primeiros colocados os seguintes líderes empresariais: Fábio Barbosa, da Natura (2º); Guilherme Leal, da Natura (3º); Cristina Junqueira, do Nubank (4º); Fábio Coelho, do Google (5º); Tânia Cosentino, da Microsoft (6º); Alexandre Costa, da Cacau Show (7º); Roberto Setubal, do Itaú Unibanco (8º); Marcelo Melchior, da Nestlé (9º), e Juliana Azevedo, da P&G (10º).
Sobrinha dos fundadores do Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato e Pelegrino Donato, Luiza Helena começou a trabalhar na empresa aos 12 anos, passando por todos os departamentos, da cobrança à gerência, das vendas à direção comercial. Em 1991 assumiu a superintendência da empresa e foi responsável pelo salto de inovação e crescimento que colocou o Magazine Luiza, nas décadas seguintes, entre as maiores varejistas do Brasil.
Em 2013, Luiza Helena criou, juntamente com outras lideranças femininas, o Grupo Mulheres do Brasil, que hoje reúne cerca de 124 mil participantes no País e também no Exterior. Ela também é uma das fundadoras do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e conselheira em diversas empresas, além de atuar no Conselho de diversas entidades e desenvolver ações voltadas para o ESG.
“Permanecer por oito anos na liderança deste seleto grupo de prestígio, ao lado de grandes nomes empresariais do Brasil, é motivo de orgulho e também uma responsabilidade. Sou de uma família empreendedora, e sempre tive de vencer desafios, como não perder minha essência, ter fluxo de caixa e fazer uma empresa do interior chegar, com sucesso, à capital. Este prêmio reforça meu compromisso com o que é certo, e continuarei ajudando o País para que sua reputação no Exterior seja ainda mais forte”
Luiza Helena Trajano
O ranking dos líderes com melhor reputação do País foi elaborado a partir de uma pesquisa com 565 diretores de empresas que faturam mais que R$ 200 milhões no Brasil. De todos os indicados, os 100 mais bem classificados são submetidos à análise de especialistas que avaliam habilidades de comunicação, visão estratégica e capacidade de gestão, visão comercial, inovação, incentivo a comportamentos éticos e de responsabilidade social corporativa, talento e projeção internacional.
Além dos diretores, também foram entrevistados analistas financeiros, jornalistas da área econômica, diretores de comunicação, líderes de opinião e professores universitários das áreas de administração e negócios, totalizando cinco fontes de informação e 819 entrevistas.
Luiza Helena Trajano no Fórum PANROTAS
Luiza Helena Trajano participou do Fórum PANROTAS este ano, em painel com outras potências femininas do Turismo brasileiro: Ana Virgínia Falcão, CEO da Clube Turismo, e Cristiani Piccin, CEO da Amabile Tour. O painel foi mediado por Beatrice Teizen, coordenadora de Redação da PANROTAS.

O bate-papo entre as personalidades começou com um tema muito atual: Inovação. Luiza afirmou sem rodeios que o brasileiro é um povo criativo, que sabe inovar e se adaptar: “Duas coisas diferenciam sua empresa entre as demais: inovação e atendimento. Somos empreendedores natos e empreendedor é aquele que busca soluções. Não podemos ter medo de ousar", disse.
E contrariando todos os pessimistas que acreditam na substituição das agências físicas pela tecnologia, a presidente do Magazine Luiza ressaltou que as lojas físicas ainda têm muito potencial, inclusive para o aumento das vendas.