Laura Enchioglo   |   17/04/2025 12:19
Atualizada em 17/04/2025 12:20

Luiza Helena Trajano é eleita a líder com melhor reputação do Brasil

Empreendedora foi uma das personalidades no Fórum PANROTAS, em painel com outras potências femininas


PANROTAS / Emerson Souza
Luiza Helena Trajano é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil
Luiza Helena Trajano é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil

Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil, foi apontada pela consultoria espanhola Merco, pelo oitavo ano seguido, como a líder de negócio com melhor reputação no País, sendo a única líder presente no Top 10 em todos os onze anos de elaboração do ranking.

O resultado consta na 11ª edição do Ranking de Reputação Corporativa e de Líderes 2024 lançado no Brasil. A Merco realiza os monitores corporativos de referência em 16 países da América Latina e Europa, onde vem avaliando a reputação de empresas desde 2000.

Além de Luiza Helena, completam a lista dos dez primeiros colocados os seguintes líderes empresariais: Fábio Barbosa, da Natura (2º); Guilherme Leal, da Natura (3º); Cristina Junqueira, do Nubank (4º); Fábio Coelho, do Google (5º); Tânia Cosentino, da Microsoft (6º); Alexandre Costa, da Cacau Show (7º); Roberto Setubal, do Itaú Unibanco (8º); Marcelo Melchior, da Nestlé (9º), e Juliana Azevedo, da P&G (10º).

Sobrinha dos fundadores do Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato e Pelegrino Donato, Luiza Helena começou a trabalhar na empresa aos 12 anos, passando por todos os departamentos, da cobrança à gerência, das vendas à direção comercial. Em 1991 assumiu a superintendência da empresa e foi responsável pelo salto de inovação e crescimento que colocou o Magazine Luiza, nas décadas seguintes, entre as maiores varejistas do Brasil.

Em 2013, Luiza Helena criou, juntamente com outras lideranças femininas, o Grupo Mulheres do Brasil, que hoje reúne cerca de 124 mil participantes no País e também no Exterior. Ela também é uma das fundadoras do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e conselheira em diversas empresas, além de atuar no Conselho de diversas entidades e desenvolver ações voltadas para o ESG.

“Permanecer por oito anos na liderança deste seleto grupo de prestígio, ao lado de grandes nomes empresariais do Brasil, é motivo de orgulho e também uma responsabilidade. Sou de uma família empreendedora, e sempre tive de vencer desafios, como não perder minha essência, ter fluxo de caixa e fazer uma empresa do interior chegar, com sucesso, à capital. Este prêmio reforça meu compromisso com o que é certo, e continuarei ajudando o País para que sua reputação no Exterior seja ainda mais forte”

Luiza Helena Trajano

O ranking dos líderes com melhor reputação do País foi elaborado a partir de uma pesquisa com 565 diretores de empresas que faturam mais que R$ 200 milhões no Brasil. De todos os indicados, os 100 mais bem classificados são submetidos à análise de especialistas que avaliam habilidades de comunicação, visão estratégica e capacidade de gestão, visão comercial, inovação, incentivo a comportamentos éticos e de responsabilidade social corporativa, talento e projeção internacional.

Além dos diretores, também foram entrevistados analistas financeiros, jornalistas da área econômica, diretores de comunicação, líderes de opinião e professores universitários das áreas de administração e negócios, totalizando cinco fontes de informação e 819 entrevistas.

Luiza Helena Trajano no Fórum PANROTAS

Luiza Helena Trajano participou do Fórum PANROTAS este ano, em painel com outras potências femininas do Turismo brasileiro: Ana Virgínia Falcão, CEO da Clube Turismo, e Cristiani Piccin, CEO da Amabile Tour. O painel foi mediado por Beatrice Teizen, coordenadora de Redação da PANROTAS.

PANROTAS / Emerson Souza
Luiza Helena Trajano com Cris Piccin, Ana Virginia Falcão e Beatrice Teizen
Luiza Helena Trajano com Cris Piccin, Ana Virginia Falcão e Beatrice Teizen

O bate-papo entre as personalidades começou com um tema muito atual: Inovação. Luiza afirmou sem rodeios que o brasileiro é um povo criativo, que sabe inovar e se adaptar: “Duas coisas diferenciam sua empresa entre as demais: inovação e atendimento. Somos empreendedores natos e empreendedor é aquele que busca soluções. Não podemos ter medo de ousar", disse.

E contrariando todos os pessimistas que acreditam na substituição das agências físicas pela tecnologia, a presidente do Magazine Luiza ressaltou que as lojas físicas ainda têm muito potencial, inclusive para o aumento das vendas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados