Guillermo C. Alcorta recebe título de cidadão honorário do Rio de Janeiro
Presidente da PANROTAS também recebe conjunto de medalhas Pedro Ernesto, a mais alta honraria carioca
O fundador e presidente da PANROTAS Editora, José Guillermo C. Alcorta, agora é cidadão carioca. Por tudo o que construiu para o Turismo brasileiro e, consequentemente para a principal vitrine do País para o mundo, nos 50 anos de empresa, ele foi homenageado nesta noite com o conjunto de medalhas Pedro Ernesto e título cidadão honorário do Rio de Janeiro, as mais altas honrarias municipais da Cidade Maravilhosa.
Os três filhos de Guillermo Alcorta, Maria Camilla, José Guilherme e Marianna, adornaram o pai com as medalhas, em cerimônia realizada no Fairmont Copacabana, onde também estiveram proeminentes figuras do Turismo do Rio de Janeiro e do Brasil.
Com o novo cidadão honorário carioca estiveram à mesa: Renato Moura, secretário de Cidadania do Rio de Janeiro; Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, Guilherme Paulus, fundador da CVC; Carlo Caiado, presidente da Câmara do Rio de Janeiro; e Mariana Carvalho de Oliveira, afilhada de Guillermo (filha de Sérgio Carvalho, melhor amigo de infância de Alcorta, falecido no ano passado).
"Eu venho trabalhando 84 anos para conquistar este título. Desde que nasci eu trabalho para ser carioca", afirma o bem humorado cidadão do Rio de Janeiro. "Não que eu não goste de ser portenho e paulista, mas carioca só consegui ser depois de tanto tempo e é uma alegria imensurável", continua Alcorta que, convenhamos, não é carioca, nem paulista, brasileiro ou argentino. É cidadão do mundo.
"Como se isso fosse pouco, eu tive todas as declarações de afeto, de carinho, de todos os presentes, sobretudo dos meus filhos e de minha afilhada. Não esperava ouvir tanta coisa linda. Estou muito emocionado, pois ouvir isso de todos vocês assim de forma espontânea... Estou derretido por dentro. Isso foi uma injeção de vida para mim", completa o presidente da PANROTAS Editora.
De fato, foram homenagens belas. Marianna Alcorta falou sobre a capacidade visionária, empreendedora e inquietude do pai e do seu talento para ser avô de seu primogênito Gustavo.
Maria Camilla reforçou o quanto o sobrenome do pai gera os sentimentos mais espontâneos na indústria do Turismo Brasil adentro e sobre os ensinamentos de Guillermo sobre... aprender. O pai a ensinou a aprender.
O CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, sorriu ao relembrar a versão temida do pai desde seus tempos de criança e avaliou seus dez últimos anos como os melhores de sua vida, justamente na passagem de bastão na empresa.
Guilherme Paulus e Magda Nassar exaltaram a importância da PANROTAS para a indústria do Turismo brasileiro. "A PANROTAS veio para modernizar, facilitar, dar vida ao Turismo doméstico no País e quem trouxe essa facilidade foi esse meu amigo aqui", afirmou Paulus. "Isso sem contar o Fórum PANROTAS e essa grandiosidade que se tornou o evento nesses 20 anos", completou o fundador da CVC.
"Ninguém me faria sair do Riocentro hoje", brincou a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, referindo-se à realização da 50ª Abav Expo, que começa amanhã no Rio de Janeiro. "Mas Guillermo conta uma história tão bonita, longa e importante para todos nós que é impossível recusar o convite para prestar essa homenagem. Você faz parte da minha vida desde que comecei no Turismo. Cada profissional do Turismo brasileiro que viveu nos últimos 50 anos tem um pedaço de Guillermo Alcorta."