Maior jogador da história e símbolo do Brasil, morre Pelé
Pelé esteve em 2009 no Fórum PANROTAS, onde foi homenageado

Pelé passou por uma cirurgia no local em setembro de 2021 e desde então vinha sendo submetido a repetidas sessões de quimioterapia. No início deste ano, foram detectadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.
Mas embora tivesse um quadro clínico complicado, o ex-atleta teve melhoras e, em alguns momentos teve seu quadro de saúde classificado como estável pela família e pelos médicos.
Ainda não foram divulgadas informações sobre velório, sepultamento ou qualquer cerimônia publica de despedida ao Rei do Futebol.
SÍMBOLO INTERNACIONAL
Para quem viaja a qualquer lugar do mundo, seja na vizinha América do Sul ou por países árabes e africanos, do Japão à Europa, falando que é brasileiro, os grandes jogadores de futebol serão sempre mencionados, reforçando a importância desses embaixadores da imagem do Brasil. E, claro, o maior deles, Pelé, à frente.O filho mais ilustre da mineira Três Corações, antes da confirmação de seu falecimento, recebeu mensagens positivas de diversas celebridades, de anônimos, atletas e também do presidente da PANROTAS, José Guillermo Alcorta, que fez questão de homenageá-lo.
Alcorta relembra o dia em que recebeu o rei Pelé no Fórum PANROTAS 2009, onde ele foi entrevistado no palco pelo jornalista William Waack. E foi homenageado pela PANROTAS e pelo trade de Turismo, recebendo um troféu, exatamente por sua contribuição na divulgação de imagens positivas do Brasil no Exterior: um ídolo brasileiro e global, um líder negro, alegre, positivo, um exemplo para crianças em todo o mundo, uma inspiração para diversos atletas (muitos dos quais o homenagearam nesta última Copa do Mundo, vencida pela Argentina).

A visita de Pelé e sua entrevista foram pontos altos da história do Fórum PANROTAS, que em 2023 completa 20 anos e ocorre dias 7 e 8 de março, em São Paulo. Pelé, no Fórum PANROTAS 2009, também falou da carreira, de como queria passar bons exemplos para as futuras gerações e para os fãs internacionais e criticou a superexposição da vida de jogadores, que estavam se tornando celebridades da revista Caras na época.
Tirou fotos com todos que encontrou nos bastidores do Fórum, deu entrevistas, agradeceu ao prêmio recebido pela PANROTAS e mostrou todo o seu carisma e simplicidade, e toda a realeza de quem é até hoje a imagem do Brasil, do esporte e de um nobre brasileiro no Exterior e em cada canto de nosso País.
O Brasil e o Turismo agradecem e reconhecem a sorte de terem esse embaixador, que seguirá reconhecido em todos os cantos do planeta.
Descanse em paz, Rei.