Prefeito eleito de Canela (RS) define novo secretário de Turismo
Rafael Carniel atuava na Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul como diretor geral
O prefeito eleito de Canela (RS), Gilberto Cezar, anunciou quem será o novo secretário de Turismo de Canela a partir de janeiro de 2025. Ele escolheu Rafael Carniel, atual diretor de Turismo do estado, para o cargo.
Gilberto destacou a importância da pasta que representa o principal pilar econômico da cidade. Para o prefeito eleito, conforme seu plano de governo, o futuro secretário terá como principais metas fortalecer, restaurar e inovar os eventos de Canela, além de promover amplamente o destino.
“Escolhemos Carniel para o turismo de Canela por sua experiência e visão estratégica, acreditamos que ele trará inovação e sustentabilidade para o setor, impulsionando nossa cidade como um destino de destaque no Brasil e no exterior”
Gilberto Cezar, futuro prefeito de Canela
O novo secretário de Turismo de Canela possui trajetória no setor público e privado, tendo atuado nos últimos dois anos como diretor geral da Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul. Em sua gestão, além de liderar o planejamento estratégico do turismo estadual, coordenar programas estruturantes e supervisionar a área de estratégia e inteligência da Secretaria, foi responsável pela negociação de novas rotas aéreas para o Estado em parceria com a concessionária do Aeroporto Internacional de Porto Alegre.
Formado em Comércio Exterior pela Unisinos e especialista em Inovação e Design Estratégico pela ESPM POA, possui extensões em Place Branding (gestão de marcas para cidades, lugares e países) e Marketing Digital Avançado pela ESPM-SP e Consultoria Empresarial Avançada pela FGV Caxias do Sul. Ainda, representou e promoveu os destinos gaúchos em diversos países da América do Sul e Europa.
Ex-Secretário de Turismo de Gramado, também presidiu a Gramadotur. Ainda, foi Diretor Executivo da Visão - Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias e da APASG - Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha, além de Vice-Presidente de Turismo da Divisão Jovem da Federasul.
No setor financeiro, gerenciou a área de negócios empresariais do Banco do Brasil em Canela por sete anos e atuou no financiamento dos empreendimentos turísticos durante cinco anos na agência de Gramado. Sua experiência inclui atuação como consultor empresarial e gestor de marketing e inovação em uma agência de turismo.