Disney nomeia James Gorman como presidente do Conselho
Como chairman, executivo liderará comitê que deve nomear o sucessor de Bob Iger como CEO
A The Walt Disney Company nomeou James Gorman como Presidente do Conselho de Administração (Chairman) para liderar o comitê que nomeará o sucessor de Bob Iger como CEO a partir do início de 2026. O executivo deve assumir oficialmente o cargo em 2 de janeiro de 2025.
Gorman sucede Mark Parker, presidente executivo da Nike, que deixará o conselho da Disney em dezembro, após nove anos.
“Uma prioridade crítica diante de nós é nomear um novo CEO, que agora esperamos anunciar no início de 2026”, disse Gorman. “Este momento reflete o progresso que o comitê de planejamento de sucessão e o conselho estão fazendo, e permitirá tempo suficiente para uma transição bem-sucedida antes da conclusão do contrato de Bob Iger”.
Gorman supervisionou o recente processo de sucessão no Morgan Stanley, onde ele havia atuado anteriormente como CEO da empresa. Em agosto, o conselho escolheu o executivo para liderar o comitê de sucessão do CEO, assumindo o papel de Parker.
"Enquanto me preparo para deixar o Conselho para me concentrar em outras áreas do meu trabalho, estou orgulhoso da posição renovada de força da Disney e animado com o futuro da empresa, e quero agradecer aos meus colegas diretores, Bob Iger e sua equipe de gestão exemplar por sua liderança e dedicação contínuas e fortes", afirmou o presidente executivo da Nike, Mark Parker.