Ministro do Turismo deixa cargo para sair candidato
Gilson Machado Neto tentará vaga de senador por Pernambuco
Pelo menos dez ministros do governo de Jair Bolsonaro devem deixar os cargos esta semana, para se candidatarem nas próximas eleições. Um deles é Gilson Machado Neto, do Turismo, que deve substituído pelo presidente da Embratur, Carlos Brito. Machado Neto se candidatará ao Senado, por Pernambuco. O secretário de Cultura, Mário Frias, subordinado a Machado, também sairá, para tentar vaga de deputado federal.
Uma cerimônia nesta quinta-feira no Ministério do Turismo, em Brasília (DF), marcará a mudança de comando do órgão. Machado Neto, além de fazer a transferência do cargo, também fará um balanço das ações desenvolvidas à frente do órgão desde dezembro de 2020, quando assumiu a função.
A cerimônia contará com a presença de representantes do governo federal e parlamentares, entre outras autoridades.
Também são esperadas decisões esta semana sobre a saída dos cargos de nomes como Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, que se candidataria ao posto de governador de Santa Catarina. Já o governador João Doria deve sair para concorrer à presidência. No Rio, o secretário Gustavo Tutuca irá concorrer nas próximas eleições a deputado e será substituído por Sávio Neves, do Trem do Corcovado.