CEO da Qatar é nomeado presidente do Conselho da oneworld
Akbar Al Baker sucederá o atual presidente do Conselho de Administração da oneworld, Alan Joyce
O CEO da Qatar Airways Group, Akbar Al Baker, foi nomeado presidente do Conselho de Administração da aliança global de companhias aéreas oneworld, sucedendo o atual presidente Alan Joyce, CEO do Grupo Qantas. Akbar Al Baker supervisionará a governança da aliança, presidirá as reuniões do conselho e trabalhará em estreita colaboração com o CEO da oneworld, Rob Gurney, e a equipe de gestão da aliança.
"À medida que emergimos de alguns dos tempos mais desafiadores que já enfrentamos, estou honrado por ser escolhido por meus colegas membros do Conselho de Administração para a oneworld, uma aliança que continuou a se expandir desde o surgimento da covid-19, com a adição de dois novos membros, a Alaska Airlines e a Royal Air Maroc. Também estou orgulhoso de liderar uma aliança que estabeleceu a referência em inovação, segurança e atendimento ao cliente em toda a pandemia com muitos membros, incluindo a Qatar Airways, assumindo a liderança no teste de passaportes de saúde digitais", disse o CEO da Qatar e novo presidente do Conselho da oneworld.
A Qatar Airways se tornou membro da oneworld em outubro de 2013. Sob liderança de Akbar Al Baker desde seu lançamento em 1997, a Qatar se tornou uma das companhias aéreas mais premiadas do mundo, com uma extensa rede global, com planos de atender a mais de 140 destinos até o fim de julho de 2021. Além de liderar a aérea, Akbar Al Baker é membro do Comitê Executivo da Arab Air Carriers Organization e diretor não executivo da Heathrow Airport Holdings. Anteriormente, ele também atuou como presidente da Diretoria da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), de junho de 2018 a junho de 2019.
O Conselho de Administração da oneworld compreende os CEOs de todas as companhias aéreas membros da aliança: Alaska Airlines, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific Airways, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Royal Air Maroc, Royal Jordanian, S7 Airlines e SriLankan Airlines, além da Qatar Airways.