Ex-IAG assumirá como CEO da Iata no lugar de Alexandre de Juniac
Alexandre de Juniac deixará o cargo em março de 2021 e será sucedido por Willie Walsh, ex-CEO do IAG

"Não foi fácil tomar essa decisão. Tem sido um privilégio servir ao setor global de transporte aéreo - que chamo de negócio da liberdade - como diretor-geral da Iata. Nos últimos anos, a Iata aumentou estrategicamente sua relevância como a voz da indústria global. Isso ficou evidente na crise da covid-19. A Iata estabeleceu o caminho de retomada da conectividade aérea em meio à pandemia, com testes sistemáticos antes do embarque. Estamos nos preparando para atender às necessidades críticas de distribuição da vacina para covid-19. Em paralelo, reestruturamos a IATA para sobreviver à crise e estar preparada para apoiar a recuperação do setor com uma organização redimensionada para atender à nova realidade. Além disso, nossa equipe é motivada e determinada. Os alicerces para a recuperação do setor estão prontos. Agora é o momento certo para transferir a liderança da Iata para este longo processo de recuperação", disse de Juniac.

NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO
A Iata também anunciou outras mudanças de liderança aprovadas pela 76ª Reunião Geral Anual. Ronin Hayes, CEO da JetBlue, agora é presidente do Conselho de Governadores da Iata (BoG), sucedendo a Carsten Sporh, CEO da Lufthansa. Hayes cumprirá o mandato que começa imediatamente e termina na conclusão da 78ª Assembleia Geral Anual da Associação, a ser realizada em 2022, quando Rickard Gustafson assumirá a presidência até a conclusão da 79ª AGM em 2023.
"Tenho o prazer de terminar o meu mandato como presidente do BoG com forte liderança para acompanhar a Iata durante a crise e liderar a indústria em direção à recuperação. Agradeço a todos os membros do BoG e Alexandre pelo apoio durante os 18 meses em que servi como presidente, principalmente durante o período da crise. Esse apoio permitiu um esforço extraordinário da Iata durante a crise. Com os anúncios de liderança de hoje, podemos ter certeza de que a Iata permanece em boas mãos. Robin será um forte líder para o BoG. Estou confiante de que Alexandre continuará a ser uma voz de autoridade para a indústria ao concluir seu mandato como diretor geral e CEO e Willie assumirá com forte determinação pela qual é conhecido", disse Carsten Sporh.