Maior comunicador da TV brasileira, Silvio Santos também era hoteleiro
Sua jornada em nossa indústria começou em agosto de 2005, quando começava a construir um resort no Guarujá
O Brasil se despede, neste sábado, dia 17 de agosto, de Silvio Santos, o maior comunicador da história da televisão brasileira. Silvio morreu às 04h50 (horário de Brasília), em São Paulo, aos 93 anos, vítima de broncopneumonia, resultado de uma infecção por H1N1 que ele tinha contraído no início do mês.
Muito além da sua vitóriosa carreira no rádio e na televisão brasileira, o fundador do SBT - Sistema Brasileiro de Televisão também era hoteleiro e investia no Turismo. Sua jornada em nossa indústria começou em agosto de 2005, quando o Grupo Silvio Santos começava a construir um resort no Guarujá, litoral de São Paulo.
Com cerca de R$ 150 milhões investidos, o Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa foi devidamente inaugurado no dia 27 de setembro de 2006. Tratava-se, na época, do maior empreendimento hoteleiro da cidade. O hotel conta hoje com mais de 300 quartos e é administrado pelo Grupo Accor.
Agora, uma curiosidade: o hotel se chama Jequitimar, praticamente o mesmo nome da empresa de comésticos também fundada por Silvio Santos, em 2006, chamada Jequiti. O "mar" foi adicionado ao nome oficial do hotel, que fica realmente de frente para o mar do Guarujá.
Em novembro de 2022, o hotel deixou de contar com a bandeira Sofitel, passando a se chamar Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor. A decisão, segundo comunicado da rede hoteleira à época, ocorreu em comum acordo entre Accor e Grupo Silvio Santos, proprietário do hotel, já que ambas as partes desejavam explorar mais o DNA brasileiro, algo inerente à marca Hotel Jequitimar.
A mudança de nome acabou sendo acompanhada de investimentos para melhorias estruturais e de serviços, já iniciados com aquisições de equipamentos e projetos para execução até 2023 – como a ampliação da área de lazer infantil nas piscinas com a construção de um parque aquático; o retrofit dos três restaurantes e bar do lobby; além de melhorias nas áreas comuns, apartamentos do hotel, área de eventos e entretenimento.
O Grupo Silvio Santos tinha o próprio Silvio Santos como fundador e proprietário, além de Renata Abravanel (presidente), José Roberto dos Santos Maciel (vice-presidente), Daniela Beyruti e Cíntia Abravanel no comando.