Falece ex-diretor técnico da PANROTAS, Artur Salvador Neto
Foi um dos primeiros funcionários da PANROTAS, responsável pela área técnica

Salvador Neto começou no Turismo em 1975, como emissor nacional e internacional da Agência Brasília de Viagens.
Em julho de 1977 ingressou na PANROTAS Editora e durante 39 anos foi o responsável pela parte técnica do Guia PANROTAS, criado por José Guillermo C. Alcorta.
Além da Pronta Referência de voos, Artur Salvador Neto fazia os timetables de diversas empresas aéreas, a versão pocket do GP, o PANROTAS de Bolso, e reunia todas as informações adicionais do guia: mapas de aeronaves, endereços consulares, documentação para viajar, endereços de agências de viagens... O Guia PANROTAS era um hub de informações técnicas e estava presente na mesa de todo agente de viagens, e Salvador Neto cuidava para que esses dados estivessem sempre exatos e precisos.
Detalhista, dedicado e reservado (e bem humorado para quem o conhecia mais de perto), ele trabalhava em uma sala com uma enorme mesa de madeira, que havia sido da PanAm, e repleta de maquetes de aeronaves. Lugar ideal para um nerd apaixonado por números de voos, siglas de cidades e aeroportos, malha aérea e aeronaves.
Artur Salvador Neto tinha contato diário com os profissionais de planejamento das empresas aéreas e conseguia informações atualizadas: no começo a cada mês e com o Portal PANROTAS atualizadas diariamente.
A PANROTAS chegou a fornecer informações técnicas de voos e tarifas para os GDSs quando eles chegaram ao Brasil, na década de 1990, pois o trabalho do time de Salvador Neto era único no mercado brasileiro. Ele também participou de diversos projetos na PANROTAS, como o PANROTAS Universitário, Brazilian Overview e seções e colunas de dados técnicos que fornecia para a Redação. Mesmo após o fim do Guia PANROTAS físico, em 2014, e sua saída da empresa, em 2016, Artur Salvador continuou compilando dados e fazendo tabelas e análises para a PANROTAS, em edições especiais. A última delas no mês passado, para a Revista PANROTAS, com a malha nacional do pós-pandemia. Também trabalhava com projetos do Marketing da PANROTAS, ajudando nos mailings e listas para eventos.

Para o editor-chefe e CCO da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, que, durante muitos anos, também trabalhou ao lado do xará Artur Salvador, foi um privilégio chegar na PANROTAS, na década de 1990, e constatar a preocupação do profissional com a qualidade dos dados técnicos. "A preocupação com a qualidade do Artur Salvador, reflexo das diretrizes de nosso fundador, Guillermo Alcorta, sempre foi um exemplo para todos nós e um dos pilares da PANROTAS. Depois que ele saiu da empresa, ainda trabalhamos muito juntos em projetos especiais, para trazer ao leitor os dados de aviação que ele amava pesquisar, compilar e analisar. Um grande profissional da aviação, sem ter trabalhado diretamente com a aviação".

Artur Salvador Neto deixa a esposa Bel e família (filhos e netos), com quem a PANROTAS se solidariza nesse momento tão difícil.
O velório será no sábado, 22/10, a partir das 21h, no Ossel São Caetano (avenida Goiás, 459, Santo Antonio - São Caetano do Sul) e o sepultamento no domingo, 23/10, às 9h, no Cemitério Jardim Colina, na rua Jardum da Colina, 265, Jardim Petroni, São Bernardo do Campo.

