Beatriz Contelli   |   17/02/2021 14:54
Atualizada em 17/02/2021 14:57

Claude François, Frank Sinatra e a relação França-Brasil

Em novo post, o blog Direto de Paris fala sobre as trocas musicais entre Brasil e França


Unsplash
O contato entre Brasil e França se intensificou durante as décadas de 1960-70 com as influências musicais de cada país
O contato entre Brasil e França se intensificou durante as décadas de 1960-70 com as influências musicais de cada país
Divulgado e cantado na voz de Frank Sinatra, o clássico My Way tem origens muito mais longínquas do que imaginamos. Composta em 1967 por Jacques Revaux e Claude François, a música foi adaptada para chegar aos ouvidos do público anglo-saxão na versão de Sinatra.

Enquanto que para Sinatra era quase uma tortura subir aos palcos e cantar o que viria a se tornar uma de suas canções mais populares, Claude François fez sucesso durante 15 anos, se tornando um dos artistas franceses mais reconhecidos de seu tempo.

E onde o Brasil entra nessa história? Durante as décadas de 1960 e 70 as trocas musicais entre Brasil e França foram muito comuns. Produções como Le téléphone pleure, de Claude François, e Tu t'en vas, de Alain Barrière, foram adaptadas para a nossa língua e interpretadas por artistas da época. No mesmo período, os franceses descobririam o samba e a bossa nova nas vozes de Chico Buarque e Vinicius de Moraes.

Essa espécie de parceria musical ainda continuaria por um tempo, proporcionando que brasileiros tivessem acesso à cultura francesa e que franceses se apaixonassem pelas nossas composições. No blog Direto de Paris, você encontra mais curiosidades sobre o assunto.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados