Morre Paulo Gaudenzi, do Turismo da Bahia
Um dos nomes mais respeitados da política do setor, Gaudenzi foi secretário de Turismo da Bahia e presidente da Bahiatursa

O velório acontece a partir das 8h no Cemitério Jardim da Saudade, nesta terça-feira (5), e o sepultamento às 16h.
Gaudenzi também criou a Salvador Destination, trabalhou com Guilherme Paulus no relançamento do Hotel da Bahia (como Sheraton) e era consultado por destinos e órgãos de Turismo em todo o Brasil e Exterior.
“Paulo Gaudenzi foi um grande nome para o turismo da Bahia. Um gestor que se dedicou a propagar nossas belezas naturais para o Brasil e o mundo. Estamos todos muito tristes com esta partida”, disse o atual presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, em nota oficial.
REFERÊNCIA NO SETOR
Paulo Gaudenzi era Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia e Licenciado em História pela Universidade Católica de Salvador. Foi por 12 anos secretário de Cultura e Turismo da Bahia, durante os governos Antonio Carlos Magalhães e Paulo Souto, sendo responsável por desenvolver e implantar o plano estratégico do Turismo no Estado, nos anos de 1980 e 1990, levando a Bahia ao topo do Turismo nacional. Presidiu ainda a Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa) e foi também um dos responsáveis pela criação da Promoexport, no final de 1970, sistema que objetivava a promoção e incremento das atividades de exportação da região, e por presidir, durante o Governo Roberto Santos, a empresa criada para construir e gerir o Centro de Convenções da Bahia, inaugurado em 1979.Em 2006, Paulo Gaudenzi mudou-se para São Paulo, onde passou quatro anos prestando consultoria a diversos estados e prefeituras, sendo responsável pelo Plano Emergencial de Turismo para Fortaleza e pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico de Natal (Rio Grande do Norte). Em 2011, voltou à Bahia para liderar o projeto de reforma e modernização do Hotel da Bahia, onde permaneceu até 2018.
Em 2013, participou da criação da Salvador Destination, associação criada para promover e divulgar Salvador no segmento de eventos, sendo seu presidente por quatro anos. Também foi vice-presidente da ABIH por dois mandatos e da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE). Ao longo da carreira, Paulo Gaudenzi publicou cinco livros e proferiu mais de 150 conferências e palestras no País e no mundo. Paulo deixa três filhos.