Daniela Cachich (Ambev) mostra a força da liderança feminina
Presidente da unidade de negócios de Além da Cerveja na empresa subiu ao palco do 2º dia de Fórum PANROTAS
O segundo dia de Fórum PANROTAS 2023 começou muito especial. Além de hoje, 8 de março, ser o Dia Internacional das Mulheres, o palco recebeu a presidente da unidade de negócios de Além da Cerveja na Ambev, Daniela Cachich, que mostrou que a mulher pode chegar aonde quiser chegar.
“Estou há mais de 25 anos trabalhando em empresas multinacionais de consumo e, melhor que falar, é mostrar o que uma mulher pode fazer à frente de uma unidade de negócios da Ambev. Queria começar também contando que a Ambev não se define mais como uma cervejaria. Nos repensamos e nos transformamos em uma plataforma para oferecer os melhores serviços, produtos e experiências para os clientes”, diz.
Daniela aproveitou o gancho da transformação da empresa fabricante de bebidas para relacionar com o Turismo e em como as companhias deste setor podem trabalhar para atender o cliente cada vez melhor.
“Em vez de convencer alguém que não gosta de cerveja que a bebida é legal, por que não pensar no que a pessoa gosta e como posso, como empresa, me transformar e lançar produtos para atender às suas necessidades? Às vezes tentamos colocar nosso core como uma única solução, mas existem inúmeras possibilidades de crescimento de negócio”, pontua.
A executiva aponta que é muito menos de dentro para fora e muito mais de fora para dentro. É sobre como os consumidores podem impactar uma marca para que ela produza um portfolio focando em diferentes necessidades. O que a torna muito mais relevante e atrativa do ponto de vista de escolha e oferta. “É muito interessante ver como uma empresa sai de um lugar e vai se transformando e, quando abre, traz muito mais oportunidade de crescimento. É sobre escutar quem é o nosso consumidor, ter essa escuta ativa, e ouvir o que as pessoas estão querendo”.
“Lançamos para ser a bebida do Carnaval e decidimos ter uma ambição, que era fazer o maior Carnaval de todos os tempos da Beats. E deu certo. Batemos todos os recordes de metas e KPI e vendemos em um mês o que planejávamos vender em três. Quando você é relevante e está fazendo algo no qual a audiência vê valor, dá muito certo.”
Daniela continua a história contando que “nos desafiamos a fazer este lançamento em menos de quatro meses, em estar onde as pessoas estavam e atender a essa demanda reprimida. Essa foi uma grande similaridade com o setor de Turismo”, diz.
“Acho curioso que me questionam como é ser uma mulher em um mercado de bebidas, mas não perguntam para os homens que são líderes de empresas de beleza, que não usam os produtos, como é ser um homem neste setor. Durante minha trajetória passei por muitos episódios de machismo, de pessoas duvidando da minha competência simplesmente por ser mulher. Às vezes vamos acreditando e sedimentando isso, o que impacta muito na nossa autoestima. Fiz com que isso me desse força para provar para as pessoas que elas estavam erradas. É sobre mostrar nossa competência para cravar que estamos onde devemos estar”, afirma.
A executiva reforçou ainda em como sua empresa e ela, como presidente de uma unidade de negócios, pode fazer para aumentar a representatividade de gênero e de raça. Hoje, no Brasil, há mais mulheres que homens (52%) e 56% da população do País são não-brancas.
“O quanto estamos colocando essas pessoas nas posições que tomam as decisões nos nossos negócios? Os negócios, as empresas precisam ser cada vez mais representativos. A mudança é inevitável e temos de nos transformar de acordo com a transformação do mundo. Marcas fortes, produtos superiores e experiências surpreendentes são uma tríade que não tem erro”, finaliza Daniela.
O Fórum PANROTAS 2023 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae Nacional, e também de Accor, Ancoradouro, Aviva, Bee2Pay, Befly, BWH Hotel Group, Clickbus, Copastur, Coris, CVC Corp, Delta Air Lines e Latam Airlines, Disney Destinations, Elo, ETS, Gol Air France-KLM, Grand Palladium, Grupo Cataratas, Grupo Decolar, Grupo Leceres, Grupo R1, GTA, Iberostar, Localiza&Co, Maceió CVB/Sedetur Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mondiale, Movida, Omnibees, Royal Palm Hotels and Resorts, Sabre, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Tes Cenografia, Tour House, ViagensCorp, ViagensPromo, Visit Argentina e Visite São Paulo.
“Estou há mais de 25 anos trabalhando em empresas multinacionais de consumo e, melhor que falar, é mostrar o que uma mulher pode fazer à frente de uma unidade de negócios da Ambev. Queria começar também contando que a Ambev não se define mais como uma cervejaria. Nos repensamos e nos transformamos em uma plataforma para oferecer os melhores serviços, produtos e experiências para os clientes”, diz.
Daniela aproveitou o gancho da transformação da empresa fabricante de bebidas para relacionar com o Turismo e em como as companhias deste setor podem trabalhar para atender o cliente cada vez melhor.
“Em vez de convencer alguém que não gosta de cerveja que a bebida é legal, por que não pensar no que a pessoa gosta e como posso, como empresa, me transformar e lançar produtos para atender às suas necessidades? Às vezes tentamos colocar nosso core como uma única solução, mas existem inúmeras possibilidades de crescimento de negócio”, pontua.
A executiva aponta que é muito menos de dentro para fora e muito mais de fora para dentro. É sobre como os consumidores podem impactar uma marca para que ela produza um portfolio focando em diferentes necessidades. O que a torna muito mais relevante e atrativa do ponto de vista de escolha e oferta. “É muito interessante ver como uma empresa sai de um lugar e vai se transformando e, quando abre, traz muito mais oportunidade de crescimento. É sobre escutar quem é o nosso consumidor, ter essa escuta ativa, e ouvir o que as pessoas estão querendo”.
CASE DE CARNAVAL
Daniela Cachich trouxe também para a plateia o case recente da Ambev no Carnaval. Em apenas quatro meses a empresa lançou a CaipiBeats, bebida preparada com cachaça, a caipirinha, com um toque gaseificado da Beats e a praticidade de ser em lata.“Lançamos para ser a bebida do Carnaval e decidimos ter uma ambição, que era fazer o maior Carnaval de todos os tempos da Beats. E deu certo. Batemos todos os recordes de metas e KPI e vendemos em um mês o que planejávamos vender em três. Quando você é relevante e está fazendo algo no qual a audiência vê valor, dá muito certo.”
Daniela continua a história contando que “nos desafiamos a fazer este lançamento em menos de quatro meses, em estar onde as pessoas estavam e atender a essa demanda reprimida. Essa foi uma grande similaridade com o setor de Turismo”, diz.
REPRESENTATIVIDADE
Perguntada pela plateia quais foram os desafios e como ela lidou em ser uma líder feminina em um mercado majoritariamente masculino – de empresas de bebidas alcoolicas –, Daniela trouxe a seguinte reflexão:“Acho curioso que me questionam como é ser uma mulher em um mercado de bebidas, mas não perguntam para os homens que são líderes de empresas de beleza, que não usam os produtos, como é ser um homem neste setor. Durante minha trajetória passei por muitos episódios de machismo, de pessoas duvidando da minha competência simplesmente por ser mulher. Às vezes vamos acreditando e sedimentando isso, o que impacta muito na nossa autoestima. Fiz com que isso me desse força para provar para as pessoas que elas estavam erradas. É sobre mostrar nossa competência para cravar que estamos onde devemos estar”, afirma.
A executiva reforçou ainda em como sua empresa e ela, como presidente de uma unidade de negócios, pode fazer para aumentar a representatividade de gênero e de raça. Hoje, no Brasil, há mais mulheres que homens (52%) e 56% da população do País são não-brancas.
“O quanto estamos colocando essas pessoas nas posições que tomam as decisões nos nossos negócios? Os negócios, as empresas precisam ser cada vez mais representativos. A mudança é inevitável e temos de nos transformar de acordo com a transformação do mundo. Marcas fortes, produtos superiores e experiências surpreendentes são uma tríade que não tem erro”, finaliza Daniela.
O Fórum PANROTAS 2023 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac, com patrocínio do Sebrae Nacional, e também de Accor, Ancoradouro, Aviva, Bee2Pay, Befly, BWH Hotel Group, Clickbus, Copastur, Coris, CVC Corp, Delta Air Lines e Latam Airlines, Disney Destinations, Elo, ETS, Gol Air France-KLM, Grand Palladium, Grupo Cataratas, Grupo Decolar, Grupo Leceres, Grupo R1, GTA, Iberostar, Localiza&Co, Maceió CVB/Sedetur Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mondiale, Movida, Omnibees, Royal Palm Hotels and Resorts, Sabre, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Tes Cenografia, Tour House, ViagensCorp, ViagensPromo, Visit Argentina e Visite São Paulo.