Val d'Isère: A autêntica estação alpina com sustentabilidade e prestígio
Estação de esqui combina charme tradicional com excelência em esqui e práticas sustentáveis
No coracão da savoie, no Sudeste da frança, Val d’Isère é a porta de entrada para a zona de esqui de Tignes-Val d’Isere. É uma estação mundialmente conhecida que soube conservar o seu encanto e a sua autenticidade. Situada a 1850 m de altitude, esta jóia no coração dos alpes franceses garante ótimas condições de neve para esquiar do final de novembro ao início de maio.
Uma autêntica aldeia alpina, Val d’Isère dispõe dos equipamentos e conforto das melhores estações internacionais. Sua igreja barroca, suas casas tradicionais e as montanhas circundantes inspiram há muito tempo os arquitetos locais. Atualmente, o vilarejo e´ constituído por uma ampla variedade de hotéis, chalés tradicionais de pedra e madeira, residências de férias e apartamentos.
Sempre atenta às últimas tendências, Val d'Isère atrai uma clientela cosmopolita pela diversidade e qualidade da hospedagem, agradando a todos os gostos e bolsos. Em 2016, Val d’isère já era o maior domínio esquiável a receber o certificado Green Globe. orgulhosa dessa primeira conquista, a estação segue se empenhando numa lógica global de desenvolvimento sustentável levando a obtenção do Flocon Vert (floco verde).
Este certificado verde inspira-se nas melhores práticas em mate´ria de transição ambiental e socioeconômica. Ele e´ atribuído de acordo com o cumprimento de 20 critérios relacionados com o desenvolvimento sustentável, incluindo: apoio às iniciativas locais, mobilidade sustentável, reciclagem, controle das energias e respeito à biodiversidade. Com o intuito obter o famoso floco renovável de três em três anos, estão em curso uma auditoria e uma analíse das ações ambientais atuais.
Um domínio de esqui lendário e acessível a todos
Situada no coração de um cenário excepcional, a área destinada à prática de esqui de Tignes-Val d’Isère é também um lugar de prestígio para o esqui de competição. Em suas pistas se destacaram os maiores nomes do esqui profissional. Também foram sede dos Jogos Olímpicos e dos Campeonatos do Mundo. Seus 300 km de pistas e 1900 m de desnível separam o topo da montanha do seu ponto mais baixo. Neste domínio único destinado à prática de esqui com mais de 150 pistas, encontramos dois glaciares, dois snowparks, 10 000 hectares de pura felicidade. Val d'Isère e suas pistas são reconhecidas por terem sido palco de provas de descida de Esqui Alpino dos Jogos Olímpicos de 1992, dos Campeonatos do Mundo de 2009.
A tradição continua todos os anos com as 4 provas da Copa do Mundo de Esqui Alpino, masculino e feminino, conhecidas comoLe Crite´rium de la Premie`re Neige. Quanto à prática fora das pistas, os aventureiros podem explorar o coração do Parque Nacional de la Vanoise com diversas trilhas, que variam conforme o grau de dificuldade e a paisagem. Val d'Isère propõe pistas gratuitas para os iniciantes, um acesso de pedestre para admirar o panorama dos cumes e também pistas para a prática de esqui nórdico ou com raquetes para os que desejam se conectar com a natureza.
A ExpoSKI acontece nos dias 9 e 10 de setembro, no Clube Athletico Paulistano, em São Paulo, e reúne os principais destinos de neve, como Aspen, Val Thorens, Park City e Cerro Catedral, além de fornecedores especializados no Turismo de inverno. O evento é voltado para profissionais do setor, com destaque para rodadas de negócios e workshops. Para mais informações, visite o site oficial da ExpoSKI.