Bem-vindos ao futuro dos cruzeiros
MSC Cruzeiros inaugurou dois primeiros navios da frota movidos a Gás Natural Liquefeito
Nos últimos anos a MSC Cruzeiros tem trabalhado fortemente para desenvolver significativos progressos em suas práticas de sustentabilidade. O seu Plano de Ação de Sustentabilidade, que foi elaborado com o envolvimento ativo de colaboradores e parceiros, estabelece seis fluxos de trabalho principais na empresa: transição para zero emissões líquidas, análise de uso e desperdício de recursos, apoio às pessoas, investimento em Turismo sustentável, construção de terminais mais verdes e aquisições de suprimentos de forma sustentável. Esses seis fluxos de trabalho principais se enquadram em quatro áreas: Planeta, Pessoas, Local e Suprimentos.
A MSC Cruzeiros sempre acreditou que os cruzeiros podem ser sustentáveis e por isso tem se dedicado a atingir seu objetivo de alcançar zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. No último ano, a Companhia inaugurou os dois primeiros navios da frota movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL), o MSC World Europa e o MSC Euribia, e em 2025, a Companhia irá inaugurar o MSC World America.
Em junho de 2023, o MSC Euribia realizou a primeira viagem da história com zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa, quando partiu do estaleiro em Saint-Nazaire, na França, e navegou a caminho do local de sua cerimônia de inauguração, em Copenhague, na Dinamarca. A navegação com zero emissões líquidas utilizou o bio-GNL por meio de um sistema de balanço de massa, o método mais eficiente do ponto de vista ambiental, para proporcionar os benefícios do biogás renovável. Esta primeira viagem, com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa, levou a mais um passo significativo na jornada de descarbonização e demonstra, acima de tudo, a extensão do compromisso da Companhia.
Para a MSC Cruzeiros a preservação do planeta, principalmente do ambiente marinho, é um dos principais compromissos da Companhia e por isso trabalha com foco em minimizar e reduzir continuamente o impacto ambiental de suas operações implementando tecnologias para mitigar esses impactos, tais como sistemas avançados de tratamento de águas residuais e de lastro, sistemas de gestão de resíduos sólidos, gestão de eficiência energética, sistemas inteligentes de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC), sistemas híbridos de limpeza de gases de escape, entre outros.
Além disso, pelo menos 15 novos portos, entre 2024 e 2026, serão utilizados para que os navios da Companhia se conectem à rede elétrica local, demonstrando ainda mais o compromisso e o progresso contínuo rumo à descarbonização.
A MSC, como empresa e indústria, tem investido fortemente no desenvolvimento acelerado de tecnologias e soluções ambientais que não existem ainda para tornar esses objetivos alcançáveis e, para isso, também é necessário o total envolvimento dos governos e de outras entidades públicas e privadas para garantir, por exemplo, que exista a infraestrutura certa em terra e que os combustíveis verdes estejam disponíveis em escala para os navios em todo o mundo.