UE quer empoderar cliente com nova regulação de dados
Lei Europeia de Proteção de Dados Pessoais quer reduzir poder de grandes companhias regulando a utilização de informações privadas de clientes

Aprovada pela UE em 2016, a GDPR pode ser traduzida para o português como Lei Europeia de Proteção de Dados Pessoais. O objetivo principal é regular como as grandes empresas utilizam os dados e informações privadas de clientes, com ênfase quando o assunto se trata em contato com a mídia e investimentos publicitários.
Dados privados de clientes europeus serão protegidos com o ideal de limitar a "invasão" da tecnologia, reduzir o poder de controle das grandes empresas e empoderar o cliente. Os responsáveis pela GDPR a colocam como a "mudança mais importante da proteção de dados nos últimos 20 anos".
A regulamentação, por exemplo, impede que empresas se aproveitem de dados para vender passagens aéreas mais caras devido à localização ou demanda, prática considerada ilegal e que, inclusive, levou a Decolar.com a ser acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro no início deste ano.
Em contrapartida, quem não se adequar à nova regulação pode ter que pagar uma multa de 20 milhões de euros ou 4% do volume global de negócios da empresa. O maior valor será aplicado.