Pedro Menezes   |   20/02/2025 10:28
Atualizada em 20/02/2025 10:32

Brasil chega a 31° lugar no ranking de nações mais reconhecidas e influentes do mundo

Brasil continua sendo uma potência cultural, ocupando a 15ª posição no pilar Cultura e Patrimônio


Alexandre Macieira/Riotur
Na cultura, eventos icônicos como o Carnaval, o alcance global crescente dos gêneros musicais brasileiros e uma forte indústria do Turismo aumentam seu apelo internacional
Na cultura, eventos icônicos como o Carnaval, o alcance global crescente dos gêneros musicais brasileiros e uma forte indústria do Turismo aumentam seu apelo internacional

O Brasil segue sendo uma das nações mais reconhecidas e culturalmente influentes do mundo, de acordo com o Índice Global de Soft Power produzido pela Brand Finance, que promoveu uma pesquisa com mais de 170 mil pessoas de mais de 100 países para reunir dados sobre percepções globais.

O Brasil ocupa a 31ª colocação no ranking mais atual, definido como a capacidade de uma nação de influenciar as preferências e comportamentos de vários atores na arena internacional (estados, empresas, comunidades, públicos, etc.) através da atração ou persuasão, em vez de coerção.

Cada nação é pontuada em 55 métricas diferentes para chegar a uma pontuação geral de 100 e classificada em ordem de 1º a 193º. No caso do Brasil, sua reputação como uma potência esportiva é tratada como inegável, liderando o ranking global de "líderes no esporte", em grande parte graças ao seu legado duradouro no futebol, jogadores de classe mundial e grandes torneios internacionais.

Além do esporte, o Brasil continua sendo uma potência cultural, ocupando a 15ª posição no pilar Cultura e Patrimônio. Eventos icônicos como o Carnaval, o alcance global crescente dos gêneros musicais brasileiros e uma forte indústria do Turismo aumentam seu apelo internacional.

Seu povo também é amplamente celebrado, com o Brasil sendo reconhecido como o lar das pessoas mais "divertidas" do mundo e ocupando a 9ª posição por ser percebido como "amigável".

No entanto, os desafios de governança fream nossa evolução. A nação está em 76º lugar em Governança, com percepções particularmente baixas para 'altos padrões éticos e baixa corrupção' (133º globalmente) e 'seguro e protegido' (152º globalmente). A instabilidade política persistente, juntamente com preocupações sobre crime e transparência, continuam sendo obstáculos para fortalecer a confiança e a credibilidade internacionais.

“A influência cultural e esportiva do Brasil é inegável, moldando percepções globais por meio do futebol, música e festivais que capturam a imaginação do mundo. Nosso calor e vibração continuam a fazer do Brasil uma das nações mais reconhecidas e admiradas. No entanto, à medida que buscamos fortalecer nossa posição global, os desafios em torno da governança e da segurança continuam sendo áreas para melhoria. A oportunidade à frente está em reforçar a confiança e a estabilidade, ao mesmo tempo em que continuamos a aproveitar os pontos fortes culturais que tornam o Brasil tão influente no cenário mundial"

Eduardo Chaves, diretor geral do Brand Finance no Brasil

Os Estados Unidos mantêm sua posição no topo do ranking com pontuação recorde no Global Soft Power Index de 79,5 em 100. Mais uma vez, lidera em indicadores-chave de desempenho (KPIs) de familiaridade e influência, em três dos oito pilares do Soft Power, e está em primeiro lugar em 12 dos 35 atributos de marca nacional.

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