Karina Cedeño   |   18/09/2024 10:42

Porto de Galinhas ganha Centro de Inteligência Turística (CIT)

Objetivo é proporcionar a divulgação de dados estratégicos sobre o Turismo de Ipojuca e região


Marly Ribeiro
Projeto foi apresentado ontem (17), para o trade turístico local, durante o “1° Encontro Turismo em Debate”, que aconteceu no Hotel Village Porto de Galinhas
Projeto foi apresentado ontem (17), para o trade turístico local, durante o “1° Encontro Turismo em Debate”, que aconteceu no Hotel Village Porto de Galinhas

Com o objetivo de proporcionar a divulgação de dados estratégicos sobre o Turismo de Ipojuca e região, a Secretaria de Turismo do Ipojuca em parceria com o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau e Sebrae/PE desenvolveram o Centro de Inteligência Turística de Ipojuca (CIT). O projeto foi apresentado ontem (17), para o trade turístico local, durante o “1° Encontro Turismo em Debate”, que aconteceu no Hotel Village Porto de Galinhas.

O Centro de Inteligência Turística de Ipojuca é uma ferramenta criada para monitorar, analisar e compartilhar dados essenciais do setor, além de auxiliar o trade turístico na tomada de decisões para divulgação ou promoção de Porto de Galinhas, e também identificar oportunidades de mercado. Todas as informações estarão disponíveis neste link, a partir do dia 1º de outubro.

“A criação do Centro de Inteligência Turística para Porto de Galinhas e região é de suma importância para nortear as ações planejadas pela AHPG e Convention em prol do Turismo do nosso balneário, além de ajudar na chegada de novos empreendimentos e investimentos em Ipojuca”, comenta o presidente do Porto de Galinhas CVB, Otaviano Maroja.

Dentre as informações estratégicas disponíveis para consultas estão:

  • Ocupação hoteleira;
  • Comportamento do turista;
  • Sazonalidade;
  • Conexões aéreas (nacionais e internacionais) para o Aeroporto Internacional do Recife;
  • Além de dados relevantes sobre o Município como: população total e perfil demográfico, receita gerada pelo Turismo, empresas e serviços atuantes no setor, infraestrutura turística disponível, como hospedagem e alimentação, estatísticas e tendências do desenvolvimento econômico local.


“Criamos o CIT com o intuito de fornecer dados atualizados e relevantes para auxiliar o trade turístico na tomada de decisões para divulgação ou promoção de Porto de Galinhas e região, além de identificar oportunidades de mercado para Ipojuca, promovendo o crescimento econômico e social do município”, destaca o Secretário de Turismo do Ipojuca, André Reis.

O Sebrae Pernambuco é um dos parceiros da iniciativa. Por meio da unidade de Políticas Públicas, foram realizadas consultorias que viabilizaram o desenvolvimento da Central de Inteligência e do Plano Municipal do Turismo do município. “Com inteligência e inovação, estamos contribuindo e apoiando um segmento tão importante e indutor do desenvolvimento territorial do Litoral Sul, que é o Turismo. Com a Central de Inteligência e o Plano Municipal do Turismo, vamos entregar ações estruturadoras para a tomada de decisões dos atores deste segmento”, afirma Kátia Georgina, analista do Sebrae/PE.

Todos os dados disponibilizados pelo Centro de Inteligência Turística do Ipojuca têm como fontes: IBGE, CAGED, ABIH, AENA, Pesquisa de Ipojuca, Porto de Galinhas CVB e Empetur.

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