O que Boulos, Nunes e Marçal propõem para o Turismo de São Paulo? Confira
Veja tudo que encontramos sobre Turismo nas propostas dos candidatos que lideram as pesquisas em São Paulo
Guilherme Boulos, Pablo Marçal e Ricardo Nunes estão em um empate técnico na corrida pela prefeitura de São Paulo, como mostram as últimas pesquisas realizadas por grandes institutos como Datafolha e Quaest. Dos três, é grande a chance de dois deles passarem para concorrer no segundo turno.
Estamos acompanhando nos debates que as propostas para a cidade de São Paulo estão ficando em segundo plano, em meio a uma série de acusações e farpas trocadas entre os candidatos. Sobre o Turismo, então, nem se fala. Mas será que esses candidatos têm propostas para o setor?
Para obtermos estas respostas, buscamos no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as propostas oficiais das três campanhas que lideram as intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo. Veja abaixo o que encontramos sobre Turismo nas propostas de cada candidato (em ordem alfabética).
Guilherme Boulos
PLANO MUNICIPAL DE TURISMO - Boulos quer propor o fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo, transformando-o em um órgão proativo, com representantes de todas as áreas do Turismo. A prioridade será a elaboração de um novo Plano Municipal de Turismo, incorporando políticas públicas e buscando parcerias com o Ministério do Turismo. A ideia é criar ações para fortalecer os negócios, o lazer, a cultura, os megaeventos e a gastronomia. Paralelamente, Boulos quer implementar uma política de descentralização do Turismo, criando roteiros locais em diferentes regiões da cidade, a exemplo do Turismo ecológico na região das represas.
CENTROS DE OPORTUNIDADES - Boulos afirma que criará os "inovadores" Centros de Oportunidades, levando aos jovens a formação profissional em Economia Digital, Programação, Design, Inteligência Artificial, Meio Ambiente, Moda e Turismo. Segundo ele, este será um dos programas estruturantes de valorização da economia criativa urbana, além de oferecer suporte ao empreendedorismo e à geração de renda por meio de coworkings.
CIRCUITO DE COMPRAS - Boulos promete oferecer incentivos e linhas de crédito facilitadas aos comerciantes que desejam reabrir lojas fechadas no Centro. Além disso, o candidato quer fazer uma parceria com o Ministério do Turismo para criar um circuito de compras que promova o Turismo comercial nestas ruas, com atenção especial para Brás, Bom Retiro, Rua 25 de Março e Rua Santa Ifigênia.
Pablo Marçal
VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL E DAS RIQUEZAS NATURAIS - Pablo Marçal quer incentivar eventos que promovam o lazer, a cultura e a economia da cidade. Segundo ele, São Paulo possui várias áreas verdes que enriquecem a qualidade de vida dos habitantes e podem promover a economia por meio de projetos turísticos consistentes, como o Parque Ibirapuera, o Parque da Cantareira e o Parque Estadual do Jaraguá. Em quatro anos de governo, o candidato propõe desenvolver projetos de revitalização destas áreas naturais.
EVENTOS INTERNACIONAIS - Marçal quer fomentar a realização de eventos internacionais na cidade, como congressos, feiras de negócios, festivais culturais e esportivos, aumentando o fluxo de turistas e a visibilidade global de São Paulo. Segundo ele, a cidade possui uma ampla capacidade hoteleira para atender à demanda e um sistema aeroportuário bem integrado, facilitado pela conexão com os metrôs, o que proporciona uma mobilidade eficiente – um ponto forte para a cidade.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS INTERNACIONAIS - Buscar parcerias e recursos internacionais para financiar projetos de desenvolvimento urbano, infraestrutura e cultura, aproveitando a posição estratégica de São Paulo como uma das maiores metrópoles da América Latina, é uma das ideias de Pablo Marçal.
SMART CITY - O candidato quer transformar São Paulo em uma cidade inteligente, em que tecnologia e sustentabilidade caminham lado a lado. Utilizando tecnologias avançadas como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), Big Data, Computação em Nuvem e Blockchain, Marçal pretende criar uma cidade mais conectada, transparente e eficiente. Segundo ele, essas inovações permitirão uma gestão otimizada dos recursos urbanos, melhorando a qualidade dos serviços públicos, como transporte, segurança, saúde e educação.
SÃO PAULO COMO CAPITAL REFERÊNCIA - Para fortalecer ainda mais a posição da cidade como metrópole de destaque mundial, Marçal propõe, nos próximos quatro anos, posicionar São Paulo como um centro global de negócios e cultura. Para isso, planeja a construção do maior prédio do mundo, com 1 km de altura, que, segundo ele, será um marco arquitetônico e um símbolo de inovação e progresso.
Ricardo Nunes
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - Segundo Ricardo Nunes, a prefeitura vai seguir impulsionando o desenvolvimento econômico da cidade por meio de diversas estratégias integradas, como a atração de novos investimentos e a retenção daqueles que já existem, em áreas estratégicas como tecnologia, economia criativa, sustentabilidade, saúde, educação e Turismo.
SEMANA TEMÁTICA DE PROMOÇÃO - O candidato afirma que irá impulsionar o Turismo e o setor de eventos na cidade, por meio de ações como a implementação da Semana Temática de Promoção da Cidade, que ocorrerá antes de eventos estratégicos, com o objetivo de fortalecer o setor e divulgar a marca da cidade.
PROGRAMA VAI DE ROTEIRO - Outra estratégia é a ampliação do Programa Vai de Roteiro, que visa criar roteiros turísticos temáticos e oferecer um “cartão do turista” que dará acesso a diversos equipamentos públicos e meios de transporte, facilitando a experiência dos visitantes. Além disso, o City Tour Social e Turístico será expandido para mais escolas e incluirá uma versão regionalizada do City Tour Hop-On/Hop-Off.
PROMOÇÃO DA CIDADE E CAPTAÇÃO DE EVENTOS - Ricardo Nunes disse que irá incentivar a construção de uma arena multiuso com capacidade para 20 mil pessoas, ideal para sediar grandes eventos, além de ampliar a captação de eventos que gerem emprego e renda para a cidade. Prometeu ainda promover e divulgar a cidade nos principais mercados emissores de turistas, com objetivo de atrair investimentos e consolidar São Paulo como um destino turístico de destaque.
VLT - Ricardo Nunes ainda quer implementar um sistema de Veículo Leve sob Trilhos (VLT), como já acontece no Rio de Janeiro, focado na integração de diferentes modais que atendam a região central da cidade, com a construção de caminhos verdes de arborizacão, melhorando a ambiência urbana e permeabilidade do solo.