Pedro Menezes   |   10/09/2024 10:25
Atualizada em 10/09/2024 10:40

O que Boulos, Nunes e Marçal propõem para o Turismo de São Paulo? Confira

Veja tudo que encontramos sobre Turismo nas propostas dos candidatos que lideram as pesquisas em São Paulo


Reprodução
Imagens foram tiradas dos documentos oficiais em que constam as propostas dos três candidatos. Neste caso, a ordem das fotos segue a alfabética: Guilherme Boulos, Pablo Marçal e Ricardo Nunes
Imagens foram tiradas dos documentos oficiais em que constam as propostas dos três candidatos. Neste caso, a ordem das fotos segue a alfabética: Guilherme Boulos, Pablo Marçal e Ricardo Nunes

Guilherme Boulos, Pablo Marçal e Ricardo Nunes estão em um empate técnico na corrida pela prefeitura de São Paulo, como mostram as últimas pesquisas realizadas por grandes institutos como Datafolha e Quaest. Dos três, é grande a chance de dois deles passarem para concorrer no segundo turno.

Estamos acompanhando nos debates que as propostas para a cidade de São Paulo estão ficando em segundo plano, em meio a uma série de acusações e farpas trocadas entre os candidatos. Sobre o Turismo, então, nem se fala. Mas será que esses candidatos têm propostas para o setor?

Para obtermos estas respostas, buscamos no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as propostas oficiais das três campanhas que lideram as intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo. Veja abaixo o que encontramos sobre Turismo nas propostas de cada candidato (em ordem alfabética).

Guilherme Boulos

Leandro Paiva/Flickr
Guilherme Boulos, candidato a Prefeitura de São Paulo
Guilherme Boulos, candidato a Prefeitura de São Paulo

PLANO MUNICIPAL DE TURISMO - Boulos quer propor o fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo, transformando-o em um órgão proativo, com representantes de todas as áreas do Turismo. A prioridade será a elaboração de um novo Plano Municipal de Turismo, incorporando políticas públicas e buscando parcerias com o Ministério do Turismo. A ideia é criar ações para fortalecer os negócios, o lazer, a cultura, os megaeventos e a gastronomia. Paralelamente, Boulos quer implementar uma política de descentralização do Turismo, criando roteiros locais em diferentes regiões da cidade, a exemplo do Turismo ecológico na região das represas.

CENTROS DE OPORTUNIDADES - Boulos afirma que criará os "inovadores" Centros de Oportunidades, levando aos jovens a formação profissional em Economia Digital, Programação, Design, Inteligência Artificial, Meio Ambiente, Moda e Turismo. Segundo ele, este será um dos programas estruturantes de valorização da economia criativa urbana, além de oferecer suporte ao empreendedorismo e à geração de renda por meio de coworkings.

CIRCUITO DE COMPRAS - Boulos promete oferecer incentivos e linhas de crédito facilitadas aos comerciantes que desejam reabrir lojas fechadas no Centro. Além disso, o candidato quer fazer uma parceria com o Ministério do Turismo para criar um circuito de compras que promova o Turismo comercial nestas ruas, com atenção especial para Brás, Bom Retiro, Rua 25 de Março e Rua Santa Ifigênia.

Pablo Marçal

Reprodução/YouTube
Pablo Marçal, candidato a prefeito de São Paulo
Pablo Marçal, candidato a prefeito de São Paulo

VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL E DAS RIQUEZAS NATURAIS - Pablo Marçal quer incentivar eventos que promovam o lazer, a cultura e a economia da cidade. Segundo ele, São Paulo possui várias áreas verdes que enriquecem a qualidade de vida dos habitantes e podem promover a economia por meio de projetos turísticos consistentes, como o Parque Ibirapuera, o Parque da Cantareira e o Parque Estadual do Jaraguá. Em quatro anos de governo, o candidato propõe desenvolver projetos de revitalização destas áreas naturais.

EVENTOS INTERNACIONAIS - Marçal quer fomentar a realização de eventos internacionais na cidade, como congressos, feiras de negócios, festivais culturais e esportivos, aumentando o fluxo de turistas e a visibilidade global de São Paulo. Segundo ele, a cidade possui uma ampla capacidade hoteleira para atender à demanda e um sistema aeroportuário bem integrado, facilitado pela conexão com os metrôs, o que proporciona uma mobilidade eficiente – um ponto forte para a cidade.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS INTERNACIONAIS - Buscar parcerias e recursos internacionais para financiar projetos de desenvolvimento urbano, infraestrutura e cultura, aproveitando a posição estratégica de São Paulo como uma das maiores metrópoles da América Latina, é uma das ideias de Pablo Marçal.

SMART CITY - O candidato quer transformar São Paulo em uma cidade inteligente, em que tecnologia e sustentabilidade caminham lado a lado. Utilizando tecnologias avançadas como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), Big Data, Computação em Nuvem e Blockchain, Marçal pretende criar uma cidade mais conectada, transparente e eficiente. Segundo ele, essas inovações permitirão uma gestão otimizada dos recursos urbanos, melhorando a qualidade dos serviços públicos, como transporte, segurança, saúde e educação.

SÃO PAULO COMO CAPITAL REFERÊNCIA - Para fortalecer ainda mais a posição da cidade como metrópole de destaque mundial, Marçal propõe, nos próximos quatro anos, posicionar São Paulo como um centro global de negócios e cultura. Para isso, planeja a construção do maior prédio do mundo, com 1 km de altura, que, segundo ele, será um marco arquitetônico e um símbolo de inovação e progresso.

Ricardo Nunes

Divulgação/Prefeitura de São Paulo
Ricardo Nunes é o atual prefeito de São Paulo
Ricardo Nunes é o atual prefeito de São Paulo

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - Segundo Ricardo Nunes, a prefeitura vai seguir impulsionando o desenvolvimento econômico da cidade por meio de diversas estratégias integradas, como a atração de novos investimentos e a retenção daqueles que já existem, em áreas estratégicas como tecnologia, economia criativa, sustentabilidade, saúde, educação e Turismo.

SEMANA TEMÁTICA DE PROMOÇÃO - O candidato afirma que irá impulsionar o Turismo e o setor de eventos na cidade, por meio de ações como a implementação da Semana Temática de Promoção da Cidade, que ocorrerá antes de eventos estratégicos, com o objetivo de fortalecer o setor e divulgar a marca da cidade.

PROGRAMA VAI DE ROTEIRO - Outra estratégia é a ampliação do Programa Vai de Roteiro, que visa criar roteiros turísticos temáticos e oferecer um “cartão do turista” que dará acesso a diversos equipamentos públicos e meios de transporte, facilitando a experiência dos visitantes. Além disso, o City Tour Social e Turístico será expandido para mais escolas e incluirá uma versão regionalizada do City Tour Hop-On/Hop-Off.

PROMOÇÃO DA CIDADE E CAPTAÇÃO DE EVENTOS - Ricardo Nunes disse que irá incentivar a construção de uma arena multiuso com capacidade para 20 mil pessoas, ideal para sediar grandes eventos, além de ampliar a captação de eventos que gerem emprego e renda para a cidade. Prometeu ainda promover e divulgar a cidade nos principais mercados emissores de turistas, com objetivo de atrair investimentos e consolidar São Paulo como um destino turístico de destaque.

VLT - Ricardo Nunes ainda quer implementar um sistema de Veículo Leve sob Trilhos (VLT), como já acontece no Rio de Janeiro, focado na integração de diferentes modais que atendam a região central da cidade, com a construção de caminhos verdes de arborizacão, melhorando a ambiência urbana e permeabilidade do solo.

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