Pedro Menezes   |   23/08/2024 08:18

Cidadania Portuguesa: 63 mil pedidos nos quatro primeiros meses de 2024

Interessados na dupla cidadania devem lidar com atrasos graças a alta demanda

Pixabay
Número representa um aumento significativo em relação ao ano anterior
Número representa um aumento significativo em relação ao ano anterior

A procura pela cidadania portuguesa continua crescendo. Segundo o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), mais de 63 mil pedidos foram recebidos nos primeiros quatro meses de 2024. Este número representa um aumento significativo em relação ao ano anterior, quando 198 mil pedidos foram registrados durante todos os 12 meses.

“Apesar dos esforços para aumentar a contratação de funcionários, a curva de crescimento nos pedidos de cidadania é muito acentuada. Isso resulta em um impacto negativo nos prazos de processamento, com muitos pedidos atrasados, o que prolonga ainda mais os tempos de espera para os novos solicitantes”

Tammy Cavaleiro, sócia na Você Europeu e advogada no Brasil e em Portugal

Em 2023, das quase 200 mil solicitações, somente 116 mil foram concedidas. “São tempos de incerteza global, as vantagens da cidadania podem ser decisivas. Os solicitantes só devem estar cientes dos desafios que podem resultar em atrasos. É fundamental que estejam preparados para enfrentar possíveis obstáculos”, disse ela.

Por fim, a especialista relembra os candidatos sobre um alerta importante que pode ser um fator fundamental no andamento da solicitação. “Busquem orientação profissional. Essa é a melhor forma de garantir que um pedido seja processado da maneira mais eficiente possível”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados