Laura Enchioglo   |   27/06/2024 08:00

Pesquisa: na Europa, redução de gastos não diminui planos de viagens

Estudo do Allianz Partners constatou uma divisão geográfica quando se trata da preocupação com custos

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Na França, 61% dos entrevistados percebem o dinheiro como a principal barreira para viajar
Na França, 61% dos entrevistados percebem o dinheiro como a principal barreira para viajar

Restrições financeiras são a principal preocupação dos turistas em toda a Europa neste verão, com mais da metade (55%) dos que não planejam viajar dizendo que ficarão em casa porque não podem pagar por férias. Apesar disso, as intenções de viagem continuam altas, na casa dos 83%. É o que mostra o último Allianz Partners International Summer Vacation Confidence Index.

O estudo também constatou uma divisão geográfica quando se trata da preocupação com os custos de viagem, com os países do oeste e do sul da Europa percebendo o dinheiro como a principal barreira para viajar: Itália (72%), Espanha e Reino Unido (ambos com 66%) e França (61%). Já os países da Europa Central expressaram níveis mais baixos de preocupação com dinheiro: Holanda (41%), Suíça (44%) e Áustria (47%).

A divisão geográfica também ficou evidente em termos de quanto os viajantes estão planejando gastar em viagens nesta temporada. A pesquisa verificou que em comparação com o verão de 2023, muitos turistas da Europa Ocidental e do Sul estão cautelosos, prevendo que gastarão menos dinheiro em viagens este ano.

Já os viajantes espanhóis planejam reduzir seus orçamentos de viagem em 40%, de 1.715 para 1.019 euros, enquanto os franceses estão cortando de 1.884 para 1.677 euros. Por outro lado, o orçamento previsto pelos turistas na Áustria e na Suíça aumentou em 300 euros este ano. Enquanto os orçamentos de viagem também estão aumentando em pouco menos de 200 euros para os residentes na Holanda, Alemanha e Polônia.

Outras descobertas importantes do estudo:

  • A maioria dos europeus está planejando sair de férias neste verão: apesar das restrições financeiras, 83% dos entrevistados estão planejando viajar entre junho e setembro. 55% desses planos de viagem estão concentrados no país de origem dos entrevistados e 45% planejam uma viagem ao exterior.
  • O impacto no meio ambiente é uma consideração importante para os viajantes: apesar das pressões orçamentárias, mais da metade (54%) dos viajantes está disposta a gastar mais em acomodações e opções de transporte que ajudem a reduzir suas pegadas de carbono, com esse número subindo para 60% na Espanha e na Itália.
  • Eventos climáticos extremos, agitação geopolítica e risco de ameaças cibernéticas estão entre as principais preocupações: mais da metade dos viajantes europeus (51%) está preocupada com eventos climáticos extremos, como inundações, ondas de calor, escassez de água e tempestades, além de expressar preocupação com a situação geopolítica global (46%) e com o risco para sua segurança (45%).
  • Seguro viagem: 59% dos viajantes já adquiriram ou pretendem adquirir um seguro viagem para suas férias de verão, considerando-o uma forma de ter férias mais tranquilas. Aproximadamente metade dos viajantes na França (49%), Alemanha (53%) e Espanha (55%) já comprou ou pretende comprar um seguro viagem.
  • A Inteligência Artificial está se tornando uma valiosa ferramenta de planejamento de viagens: quase três em cada 10 europeus (29%) planejam usar a Inteligência Artificial para ajudar no planejamento das férias de verão, principalmente na Espanha e na Itália (ambos com 36%). Enquanto isso, embora os holandeses e os franceses tenham apresentado níveis mais baixos de intenção, 25% e 24% dos viajantes holandeses e franceses, respectivamente, ainda planejam usar a IA para decidir sobre seus planos de férias.
  • Os europeus estão buscando novas experiências: independentemente de seu destino de viagem, a principal expectativa da maioria dos europeus em férias é vivenciar algo novo e diferente (75%). Esse sentimento é ainda mais forte entre os viajantes britânicos (79%), espanhóis (80%) e poloneses (83%).

O estudo, realizado pela OpinionWay para o Grupo Allianz Partners, entrevistou 9.497 pessoas na França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Holanda, Áustria, Suíça e Polônia.

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