Karina Cedeño   |   21/03/2024 18:45
Atualizada em 21/03/2024 18:46

Finlândia é país mais feliz do mundo, Brasil fica em 44º; veja lista

Levantamento tem como base dados analisados por alguns dos principais cientistas do bem-estar do mundo


Dreamstime
Finlândia lidera a lista geral pelo sétimo ano consecutivo
Finlândia lidera a lista geral pelo sétimo ano consecutivo

A Finlândia é o país mais feliz do mundo, de acordo com o ranking do World Happiness Report (WHR), iniciativa da ONU que analisa cerca de 140 nações. O Brasil aparece no 44º lugar do ranking, cinco posições acima da registrada no ano passado, quando ficou em 49º, o pior já registrado neste ranking. O melhor desempenho do Brasil foi em 2015, quando alcançou o 15º lugar, melhor posição já ocupada desde que a lista começou a ser divulgada, em 2012.

O levantamento tem como base dados da Gallup World Poll, analisados por alguns dos principais cientistas do bem-estar do mundo. Os especialistas utilizam respostas de pessoas de mais de 140 países para classificar os países “mais felizes” do mundo. A Finlândia lidera a lista geral pelo sétimo ano consecutivo, embora haja um movimento considerável em outros lugares.

Classificações separadas por faixa etária

Pela primeira vez, o relatório apresenta classificações separadas por faixa etária, em muitos casos variando amplamente em relação às classificações globais. Por exemplo: a Lituânia está no topo da lista de crianças e jovens com menos de 30 anos, enquanto a Dinamarca é a nação mais feliz do mundo para aqueles com 60 anos ou mais.

As classificações baseiam-se numa média de três anos da avaliação média de cada população sobre a sua qualidade de vida. Especialistas interdisciplinares das áreas da economia, psicologia, sociologia e outras tentam explicar as variações entre países e ao longo do tempo utilizando fatores como o PIB, a expectativa de vida, ter alguém com quem contar, um sentido de liberdade, generosidade e percepções de corrupção. Estes fatores ajudam a explicar as diferenças entre as nações, enquanto as próprias classificações baseiam-se apenas nas respostas que as pessoas dão quando solicitadas a avaliar as suas próprias vidas.

“Encontramos alguns resultados bastante impressionantes. Há uma grande variedade entre os países na felicidade relativa das populações mais jovens, mais velhas e intermediárias. Portanto, as classificações globais de felicidade são bastante diferentes para os jovens e os idosos, a tal ponto que mudaram muito nos últimos 12 anos.”, comenta o professor emérito de economia na Vancouver School of Economics, University of British Columbia, e editor fundador do World Happiness Report, John F. Helliwell.

Confira o ranking com os primeiros 50 lugares abaixo:

  1. Finlândia
  2. Dinamarca
  3. Islândia
  4. Suécia
  5. Israel
  6. Holanda
  7. Noruega
  8. Luxemburgo
  9. Suíça
  10. Austrália
  11. Nova Zelândia
  12. Costa Rica
  13. Kuwait
  14. Áustria
  15. Canadá
  16. Bélgica
  17. Irlanda
  18. República Tcheca
  19. Lituânia
  20. Reino Unido
  21. Eslovênia
  22. Emirados Árabes Unidos
  23. Estados Unidos
  24. Alemanha
  25. México
  26. Uruguai
  27. França
  28. Arábia Saudita
  29. Kosovo
  30. Singapura
  31. Taiwan
  32. Romênia
  33. El Salvador
  34. Estônia
  35. Polônia
  36. Espanha
  37. Sérvia
  38. Chile
  39. Panamá
  40. Malta
  41. Itália
  42. Guatemala
  43. Nicarágua
  44. Brasil
  45. Eslováquia
  46. Letônia
  47. Uzbequistão
  48. Argentina
  49. Casaquistão
  50. Chipre



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados