Finlândia é país mais feliz do mundo, Brasil fica em 44º; veja lista
Levantamento tem como base dados analisados por alguns dos principais cientistas do bem-estar do mundo
A Finlândia é o país mais feliz do mundo, de acordo com o ranking do World Happiness Report (WHR), iniciativa da ONU que analisa cerca de 140 nações. O Brasil aparece no 44º lugar do ranking, cinco posições acima da registrada no ano passado, quando ficou em 49º, o pior já registrado neste ranking. O melhor desempenho do Brasil foi em 2015, quando alcançou o 15º lugar, melhor posição já ocupada desde que a lista começou a ser divulgada, em 2012.
O levantamento tem como base dados da Gallup World Poll, analisados por alguns dos principais cientistas do bem-estar do mundo. Os especialistas utilizam respostas de pessoas de mais de 140 países para classificar os países “mais felizes” do mundo. A Finlândia lidera a lista geral pelo sétimo ano consecutivo, embora haja um movimento considerável em outros lugares.
Classificações separadas por faixa etária
Pela primeira vez, o relatório apresenta classificações separadas por faixa etária, em muitos casos variando amplamente em relação às classificações globais. Por exemplo: a Lituânia está no topo da lista de crianças e jovens com menos de 30 anos, enquanto a Dinamarca é a nação mais feliz do mundo para aqueles com 60 anos ou mais.
As classificações baseiam-se numa média de três anos da avaliação média de cada população sobre a sua qualidade de vida. Especialistas interdisciplinares das áreas da economia, psicologia, sociologia e outras tentam explicar as variações entre países e ao longo do tempo utilizando fatores como o PIB, a expectativa de vida, ter alguém com quem contar, um sentido de liberdade, generosidade e percepções de corrupção. Estes fatores ajudam a explicar as diferenças entre as nações, enquanto as próprias classificações baseiam-se apenas nas respostas que as pessoas dão quando solicitadas a avaliar as suas próprias vidas.
“Encontramos alguns resultados bastante impressionantes. Há uma grande variedade entre os países na felicidade relativa das populações mais jovens, mais velhas e intermediárias. Portanto, as classificações globais de felicidade são bastante diferentes para os jovens e os idosos, a tal ponto que mudaram muito nos últimos 12 anos.”, comenta o professor emérito de economia na Vancouver School of Economics, University of British Columbia, e editor fundador do World Happiness Report, John F. Helliwell.
Confira o ranking com os primeiros 50 lugares abaixo:
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suécia
- Israel
- Holanda
- Noruega
- Luxemburgo
- Suíça
- Austrália
- Nova Zelândia
- Costa Rica
- Kuwait
- Áustria
- Canadá
- Bélgica
- Irlanda
- República Tcheca
- Lituânia
- Reino Unido
- Eslovênia
- Emirados Árabes Unidos
- Estados Unidos
- Alemanha
- México
- Uruguai
- França
- Arábia Saudita
- Kosovo
- Singapura
- Taiwan
- Romênia
- El Salvador
- Estônia
- Polônia
- Espanha
- Sérvia
- Chile
- Panamá
- Malta
- Itália
- Guatemala
- Nicarágua
- Brasil
- Eslováquia
- Letônia
- Uzbequistão
- Argentina
- Casaquistão
- Chipre