Dubai: visitantes brasileiros crescem 19% em compração ao pré-pandemia
Destino recebeu 8,55 milhões de turistas internacionais no primeiro semestre deste ano
Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, recebeu recorde de visitantes brasileiros em 2022. Impulsionado pela Expo 2020 e pela Copa do Mundo no Qatar, o destino alcançou, durante o ano, 13% a mais de turistas brasileiros do que o registrado em 2019. Em 2023, o saldo continua positivo: no primeiro semestre deste ano, o número de visitantes brasileiros em Dubai foi 19% maior do que o registrado no primeiro semestre de 2019.
Ainda, no primeiro semestre de 2023, Dubai recebeu 8,55 milhões de visitantes internacionais, superando o volume registrado no mesmo período em 2019, que foi de 8.36 milhões. Os dados do Departamento de Economia e Turismo de Dubai ainda demonstram crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2022.
Além do número de turistas, os resultados da indústria hoteleira, como taxa de ocupação, número de noites e RevPAR (indicador de performance usado no mercado hoteleiro), também refletem os esforços de divulgação do destino, que investe em campanhas direcionadas, em colaboração com stakeholders do setor e parceiros globais.
“Esse aumento significativo marca um novo recorde para o setor de Turismo em Dubai e é o resultado de uma estratégia coordenada em linha com a Agência Econômica D33, que planeja consolidar a cidade entre as principais economias do mundo e na qual o turismo possui papel fundamental”
Helal Saeed Almarri, diretor Geral do Departamento de Economia e Turismo de Dubai
A região dos países do Golfo Pérsico e Oriente Médio continua sendo a principal emissora de passageiros à Dubai, respondendo por 28% dos visitantes no primeiro semestre de 2023. A Europa Ocidental vem em seguida, responsável por 20% das emissões. As Américas respondem por 7% dos turistas internacionais do primeiro semestre.
Hospitalidade
Entre as mais altas do mundo, atualmente, a ocupação média dos hotéis de Dubai é de 78% e está acima da registrada no mesmo período de 2019. O setor também registra uma alta de 13% no número de hotéis e de 26% na disponibilidade de quartos: hoje são 810 estabelecimentos hoteleiros e 148.689 quartos disponíveis. A estadia média na cidade é de 3,9 dias, uma evolução ao registrado antes da pandemia. O RevPar também cresceu 24% nos primeiros seis meses deste ano, em relação à 2019.
“O desempenho da indústria no primeiro semestre valida a estratégia de nossa liderança voltada a posicionar Dubai como a melhor cidade do mundo para visitar, viver e trabalhar. Em um ecossistema altamente competitivo, Dubai conseguiu se manter à frente, destacando, principalmente, a diversidade de seu portfólio”, completa Issam Kazim, CEO da Corporação de Dubai para Marketing de Turismo e Comércio.