Filip Calixto   |   05/01/2023 16:38

Virada do ano no Rio de Janeiro foi avaliada como "muito boa"

Três milhões de pessoas participaram da festa em Copacabana e em mais oito bairros do Rio

Depois de dois anos sem Réveillon, as três milhões de pessoas que participaram da festa em Copacabana e em mais oito bairros do Rio de Janeiro classificaram como "muito bom" os eventos. A empresa Próxima Gestão Empresarial, responsável pela elaboração da pesquisa, entrevistou 1,2 mil pessoas nos nove bairros, onde foram realizadas as festas, no sábado (31) e na madrugada de domingo (1).

Divulgação/Riotur/GabrielMonteiro
Para avaliação qualitativa, a satisfação do público com o Réveillon do Rio de Janeiro foi medida em nota, quando 48% dos entrevistados deram nota 10
Para avaliação qualitativa, a satisfação do público com o Réveillon do Rio de Janeiro foi medida em nota, quando 48% dos entrevistados deram nota 10
A amostragem foi realizada simultaneamente em nove bairros da festa, com destaque para Copacabana, que atraiu o maior contingente de pessoas (2,4 milhões). Os demais bairros incluídos na pesquisa, que representam ao todo 600 mil pessoas, foram Flamengo, Madureira, Ilha do Governador, Ramos, Sepetiba, Penha, Pedra Guaratiba e Ilha de Paquetá.

"Para nós, essa pesquisa foi fundamental para entender a avaliação de cariocas e turistas sobre esse Réveillon, o maior e mais democrático da nossa história. Tivemos uma festa com qualidade nos nove bairros, sempre aprovada em todos os palcos. Pretendemos fazer uma festa ainda melhor para 2024", disse o presidente da Riotur, Ronnie Costa.

Em uma escala que variava de ruim, razoável, muito bom e excelente, a empresa levou em conta o perfil do público e a qualidade do evento (shows, infraestrutura e fogos). Quando se tratava de turistas foram verificadas, ainda, o nível da estada. A festa recebeu o selo de "muito bom" dentro da especificação Net Promoter Score (NPS), que serve para mensurar como anda a satisfação do cliente com uma marca, produto ou serviço.

As entrevistas foram divididas em três partes (cariocas e região metropolitana; turistas nacionais; turistas estrangeiros), onde foi medido o grau de sensação de segurança, em que 46% consideraram ótimo; 39% bom; 12% regular, 2% ruim e 1% péssimo. Em relação a limpeza do local, 33% classificaram como ótimo; 39% avaliaram bom; 23% responderam ter sido regular; 2% ruim e 1% péssimo. Para o atendimento e disponibilidade de banheiros, 27% ótimo; 29% bom; 24% regular; 12% ruim e péssimo 1%.

Em relação a seleção dos artistas, o público local classificou as escolhas como sendo ótimo 51%; bom 38% ; regular 8%; ruim 2%; 1% péssimo; 1% não souberam responder. A sonorização e estrutura dos shows também fez parte do catálogo quantitativo, em que 44% consideraram ótimo; 43% acharam bom; 10% responderam regular; 2% classificaram como ruim; 1% péssimo e não souberam responder 1%.

Na avaliação dos turistas brasileiros e estrangeiros, a qualidade do espetáculo que foi medida em nota, revelou que para 48% das pessoas que participaram dos eventos nos nove bairros da cidade a nota foi 10; 22% deram nota 9; 18% nota 8; 9% nota 7; 3% nota 6; 2% nota 5; 1% - nota 4. Nenhum dos entrevistados deu notas de 1 a 3.

Para 84% dos entrevistados, foi fácil obter informações turísticas na cidade, em contraponto a 11% que classificou como ‘não’. 5% respondeu não ter sido necessário. 47% dos turistas estrangeiros entrevistados já estiveram presentes no Réveillon do Rio; quando 53% respondeu que era sua primeira vez na capital.

Já os números que medem e qualificam a satisfação do público nacional sobre o Réveillon do Rio de Janeiro, 47% dos entrevistados deram nota 10; 23% - Nota 9; 19% - Nota 8 e 4% - Nota 7. De 1 a 6, a única nota a registrar 1% foi a de número 2.

TURISTAS ESTRANGEIROS
Para os turistas estrangeiros a avaliação também foi extremamente positiva. Em relação à sensação de segurança, 58% dos entrevistados classificaram como ‘ótimo’; 29% respondeu ser ‘bom’; para 10% foi ‘regular’; nenhum dos entrevistados respondeu a opção de ‘ruim’ e apenas 3% respondeu com ‘péssimo’. Já sobre a limpeza do local, 39% disse ter sido ótima; 34% bom; 21% regular; 5% ruim e as opções de péssimo ou não souberam responder foi de 0%. O grau de avaliação sobre a capacidade e disponibilidade de banheiros foi caracterizado por 32% como ótimo; 26% bom; 26% regular; 5% ruim e 3% péssimo.

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