Embaixada e consulados coordenarão promoção da Argentina no Brasil
O novo embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Osvaldo Scioli, que já foi vice-presidente do país vizinho, será o articulador da promoção do destino no Brasil
O novo embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Osvaldo Scioli, que já foi vice-presidente do país vizinho, ministro do Turismo da nação e governador da província de Buenos Aires, assume em 1º de março, tendo como uma das missões fazer do Turismo entre Brasil e Argentina uma das mais sólidas pontes comerciais, culturais e de integração.
Scioli comandou uma reunião no Consulado Geral da Argentina em São Paulo, ao lado de Leandro Martín Balasini, subsecretário de Relações Institucionais do Ministério de Turismo e Esportes da Argentina, Andrés Krymer, subsecretário de Promoção Turística e Novos Produtos, e do novo cônsul geral em São Paulo, Carlos C. García Baltar, em que convidou autoridades e a imprensa brasileira para falar do novo momento da Argentina, após a eleição de Alberto Fernández como presidente do país.
Em entrevista ao Portal PANROTAS, ele disse que o povo argentino está esperançoso em seguir adiante e que a agenda do presidente vai priorizar a retomada do crescimento, o combate à fome e à pobreza e na relação com países parceiros, para que indústrias como a do Turismo, uma das que respondem mais rapidamente aos estímulos, possam criar novas oportunidades de desenvolvimento.
“O Turismo é uma das prioridades, pois responde rapidamente com divisas, empregos, melhores relações com os países. Vamos aproveitar a conectividade aérea argentina e a estrutura que temos, uma das melhores do mundo, para mostrar toda a diversidade que temos, dos circuitos integrados à gastronomia, da natureza às experiências, das grandes cidades às mais remotas”, contou Scioli.
Segundo ele, no Brasil a Embaixada em Brasília irá centralizar a estratégia de Turismo com a ajuda dos dez consulados, para fazer com que a Argentina seja o destino internacional número um para os brasileiros (em 2019, enquanto 1,4 milhão de brasileiros foram à Argentina, outros dois milhões estiveram nos Estados Unidos, que lidera a preferência dos turistas nacionais).
“O Brasil tem muito potencial, vamos fazer mais promoção e encontros como esse e mostrar que temos opções para todos os bolsos, do trabalhador ao luxo, dos nichos às experiências. O brasileiro precisa de mais informação sobre nossos produtos e de mais voos de outras capitais, o que a Aerolíneas Argentinas deve retomar em breve”, continuou.
NOVOS VOOS
Scioli descartou a privatização da Aerolíneas e disse que o governo irá investir na modernização da frota da companhia e em mais conectividade. Em maio os voos do Aeroparque já serão retomados e a Aerolíneas será uma das aéreas autorizadas a voar de lá para o Brasil, Chile e Uruguai.
O gerente geral da Aerolíneas no Brasil, Diógenes Toloni, estava presente ao evento e confirmou que a empresa já estuda a volta de operações em Belo Horizonte e Brasília, e que no inverno já pediu autorização para voar do Brasil para Bariloche e Chapelco, com foco nos turistas de neve. Ele também se disse animado com a volta ao Aeroparque. Segundo ele, as empresas que já operavam no terminal voltarão e reassumirão seus slots.
NÚMEROS
O subsecretário Andrés Krymer apresentou à imprensa alguns dos números da reunião com a Braztoa, Abav e Aerolíneas Argentinas: a Argentina recebe por ano 1,4 milhão de brasileiros, 55% por via aérea, 30% cruzando fronteiras terrestres e 15% por cruzeiros.
Dos 1,4 milhão de visitantes, 41% são de São Paulo e o Rio de Janeiro é o segundo maior emissor. O brasileiro fica entre seis e sete noites no país vizinho, gasta cerca de US$ 100 por dia e 60% têm mais de 30 anos. A maioria prefere Buenos Aires no verão e as estações de esqui no inverno, e uma das metas é diversificar essa distribuição de turistas brasileiros no ano e no país.
Turismo LGBT, ecoturismo, viagens religiosas, esportes e outros nichos, visando às experiências únicas, devem se unir à gastronomia, vinho e à cultura, que já são pontos fortes para os brasileiros.
Mendoza e o norte da Argentina, além do verão na Patagônia, são algumas das prioridades, inclusive para o incentivo a novos voos. No ano passado, 2,5 milhões de argentinos vieram ao Brasil e a ideia é equilibrar essa balança (ou seja, pelo menos mais 1,1 milhão de brasileiros são esperados com as novas iniciativas).
Este ano, a realização da Copa América será uma das oportunidades de divulgação do país e o embaixador Scioli prometeu estar em peso nos eventos da Abav e da Braztoa, promovendo o novo momento da Argentina.
Veja mais fotos do encontro da Argentina no álbum abaixo.