Investimentos do Grupo Cataratas em Foz chegam a R$ 750 milhões
Parque das Cataratas, Marco das Três Fronteiras e AquaFoz são propriedades administradas pelo grupo
FOZ DO IGUAÇU (PR) - Foz do Iguaçu é o centro das atenções no momento para o Grupo Cataratas. Responsável pela gestão do maior símbolo da cidade, o parque das Cataratas do Iguaçu, a empresa vai muito além e tem planos em andamento para modernização e construção de atrativos. Com um investimento estimado em R$ 750 milhões nos próximos cinco anos, a companhia está empenhado em tornar Foz do Iguaçu ainda mais atrativa para os turistas. Três grandes projetos estão em andamento, com obras já em curso.
"Foz do Iguaçu é um destino muito importante para nós e onde temos uma ligação muito forte. Seguimos apostando nessa cidade que se desenvolve pelo Turismo", afirma o CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis, em entrevista ao Portal PANROTAS durante o Sindepat Summit.
Os projetos visam não apenas melhorar a experiência dos visitantes, mas também diversificar as opções de entretenimento na região. No Parque Nacional do Iguaçu, em que a companhia administra em parceria com a Urbia, tudo que está sendo feito é com visão de longo prazo, param nas palavras de Morbis, "transformar totalmente a experiência do turista".
"O grande indutor de tudo isso que estamos fazendo é o novo contrato do Parque Nacional do Iguaçu. Ali nós assinamos um novo acordo em conjunto com a Urbia, segundo o qual a gente vai praticamente preparar o parque para os próximos 30 anos. Então, tudo o que existe lá hoje vai ser praticamente colocado no chão, construindo uma nova estrutura", revela Morbis. "Isso vai acontecer para preparar Foz para esse novo momento e aí obviamente que com o crescimento do parque a gente acredita que o destino vai realmente para um novo patamar de visitação e de atratividade", complementa.
Esse conjunto de novidades compreende a criação de novos passeios, novo modo de fazer reservas e, claro, novas estruturas e instalações para atender os viajantes.
Paralelamente, o grupo desenvolve obras no Marco das Três Fronteiras e ali deve criar um novo centro de visitações importante para o destino, ampliando o já alto número de 500 mil visitantes recebidos por ano.
"Nesse, que também já é uma atração conhecida da cidade, nós vamos ampliar e trazer novas alternativas", antecipa o executivo. "Em uma área anexa ao marco e que estava extremamente degradada, vamos construir o Espaço das Américas, que será um importante centro cultural e de eventos. Ali também teremos restaurantes e uma nova organização", acrescenta.
O outro centro de investimentos do grupo na cidade ainda não saiu do papel mas já desperta curiosidade. O AquaFoz, segundo conta o CEO, deve seguir os moldes de outra atração do grupo, o AquaRio, mas agora seguindo uma lógica diferente. "O AquaFoz será um centro de conservação da biodiversidade, mas muito focado nas espécies das águas doce, dos rios. Vamos contar a história do Rio Paraná, do Rio Iguassu e de todas as espécies que existem na região. Será também um centro de pesquisa, educação e conservação", afirma.
O Aquafoz tem previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2025.
Media partner do evento, a PANROTAS viaja a convite do Sindepat