Laura Enchioglo   |   21/02/2024 09:28
Atualizada em 21/02/2024 10:19

Sindepat e Adibra lançam 2ª edição do Panorama de Parques e Atrações

Resultado do estudo será divulgado no Sindepat Summit 2024, em Foz do Iguaçu (PR), de 8 a 10 de maio


Divulgação
Carolina Negri, do Sindepat, Vanessa Costa, da Adibra, Pedro Cypriano, da Noctua, e Murilo Pascoal, presidente do Conselho do Sindepat
Carolina Negri, do Sindepat, Vanessa Costa, da Adibra, Pedro Cypriano, da Noctua, e Murilo Pascoal, presidente do Conselho do Sindepat

Parques e atrações turísticas de todo o Brasil começaram a receber, neste mês, a pesquisa que dimensionará o atual cenário da oferta do setor no País, bem como os futuros investimentos. Os dados coletados serão reunidos na segunda edição do estudo “Parques, atrações turísticas e entretenimento no Brasil – Panorama Setorial e novos investimentos”, realizado pelas duas associações do setor, Adibra (Associação Brasileira de Parques e Atrações) e Sindepat(Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas), e pela Noctua, especializada em inteligência de mercado em hospitalidade e entretenimento.


“Defendemos que os parques e as atrações turísticas são indutores do desenvolvimento turístico porque observamos e vivenciamos isso nos destinos em que atuamos”, diz a presidente executiva do Sindepat, Carolina Negri. “Agora estamos trabalhando pela consolidação de dados e estatísticas que comprovam isso, mostrando a importância econômica dos parques e atrações dentro do Turismo e do Turismo no PIB nacional”, acrescenta, destacando que a segunda edição do estudo permitirá iniciar uma série histórica comparativa de dados sobre visitação dos parques/atrações; criação de empregos diretos/indiretos; perfil da oferta; e investimentos, entre outras informações.

A primeira edição do estudo, segundo Vanessa Costa, presidente da Adibra, mostrou que o setor somava investimentos superiores a R$ 13 bilhões em inovações em parques instalados e novos projetos, além de responder por mais de 35 mil empregos diretos e outros 130 mil indiretos. “Também apontava um mercado consumidor de 89 milhões de visitantes/ano no Brasil, número que temos certeza de que o novo estudo mostrará ter sido ultrapassado em 2023”, completa.

Divulgação
Lançamento do Panorama de Parques e Atrações 2023
Lançamento do Panorama de Parques e Atrações 2023

Para o fundador da Noctua, Pedro Cypriano, a segunda edição do panorama setorial divide-se novamente em três grandes partes: a contextualização, com números globais do setor e índices nacionais; o mapa da oferta atual, no qual aparecem o perfil da demanda, a performance dos empreendimentos e as perspectivas e análises do setor; e a área dedicada aos novos investimentos. “Na primeira versão do estudo, mapeamos quase 500 empreendimentos, R$ 13 bilhões em investimentos e 63 novos projetos. Na nova edição, queremos ampliar o alcance do estudo para retratar cada vez com mais profundidade a relevância do entretenimento no Brasil”, diz. “Além dos efeitos diretos na economia, seu efeito multiplicador é imenso, com estímulo a hotéis, restaurantes, empresas de transporte e muitas outras atividades.”

A primeira edição do estudo identificou mais de 500 empresas espalhadas por 24 Estados e contou com a participação de 281 delas, preenchendo os formulários. Além disso, foram conduzidas pela Noctua mais de 25 entrevistas em profundidade com o C-level de grandes organizações instaladas e de alguns dos 63 projetos em desenvolvimento. “Acreditamos que esses números poderão ser ampliados para a segunda edição do estudo e estamos convidando reiteradamente o mercado a participar de nossa pesquisa. Quanto mais respondentes, mais fiel nosso estudo pode ser sobre o cenário dos parques e atrações no Brasil hoje”, defende Vanessa, da Adibra.

A segunda edição do Panorama Setorial de Parques, Atrações e Entretenimento no Brasil será apresentada no Sindepat Summit 2024, em Foz do Iguaçu (PR), de 8 a 10 de maio.

Para participar

Os gestores de parques temáticos, aquáticos, de diversões, itinerantes, naturais, atrações turísticas ou de Centros de Entretenimento Familiar (FECs) já instalados podem participar da pesquisa por meio do link abaixo até 28 de fevereiro próximo. As informações não serão utilizadas de forma individual, sendo todos os dados consolidados no resultado do estudo. Os participantes receberão em seu e-mail o estudo completo do setor que em que atuam. Para participar, acesse o link.

Para os investidores/gestores de projetos em desenvolvimento (ainda não abertos à visitação), o formulário para preenchimento é este.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados