Artur Luiz Andrade   |   26/09/2023 10:00

Cinema ganha vida em Walt Disney World, na Flórida; veja

Parques temáticos prometem novas atrações

Divulgação/Disney
Os Guardiões da Galáxia estão no Epcot
Os Guardiões da Galáxia estão no Epcot

Walt Disney World, em Orlando, na Flórida, tem quatro dos parques temáticos mais visitados e conhecidos do mundo, e suas atrações bebem das fontes mais diversas: do portfólio da própria Disney, dos contos de fada, de parcerias com outras franquias famosas (como os Muppets), da própria história dos parques e, claro, dos filmes, sejam eles do cinema, da TV ou do streaming.

A Revista PANROTAS esteve no começo de setembro visitando os quatro parques – Magic Kingdom, Epcot, Animal Kingdom e Hollywood Studios –, além do parque aquático Blizzard Beach, e pôde conferir as mais recentes atrações e como essa viagem do cinema pode ser mais que prazerosa, unindo sentidos, memórias, lembranças da experiência de assistir a um bom filme.

Confira a seguir as melhores atrações baseadas em filmes e desenhos nos parques da Disney em Orlando.

  • Magic Kingdom

É o parque das princesas, da magia, do melhor da infância. E são muitas as referências cinematográficas, especialmente à indústria da animação.

O castelo, e isso todos sabem, é da Cinderela, que tem desenho, filme live action e musicais em sua homenagem. E no entorno estão as princesas Bela, Ariel, Jasmine, entre outras.

Divulgação/Disney
 Tron Lightcycle Run
Tron Lightcycle Run

Duas montanhas-russas baseadas em filmes se destacam: Tron Lightcycle Run, a mais rápida dos parques Disney no mundo, e a Seven Dwarfs Mine Train, com os anões de Branca de Neve, que, em 2024, ganha uma versão em live action nos cinemas. A primeira é radical e surpreendente e a segunda para toda a família.

Também no próximo ano, Tiana, de A Princesa e o Sapo, será o tema da antiga Splash Mountain, que já está em reforma

Outros personagens do cinema também estão no Magic Kingdom, como Jack Sparrow de Piratas do Caribe, Buzz Lightyear, de Toy Story, e Dumbo, Peter Pan e o Ursinho Pooh em atrações para os pequenos.

O filme-atração Mickey’s Phillarmagic e o show de fogos Happily Ever After também trazem heróis e heroínas das grandes histórias do cinema e da animação.

  • Epcot

Divulgação/Disney
Frozen está no pavilhão da Noruega
Frozen está no pavilhão da Noruega

A grande atração hoje da Disney World chama-se Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind, uma montanha-russa inovadora e com movimentos inusitados, bem do jeito dos personagens que a tematizam, os Guardiões da Galáxia. Os heróis da Marvel têm três filmes lançados e participação também na série de Os Vingadores. Vale destacar também que se trata da primeira atração da Marvel na Disney World – algo que mostra apenas o que pode vir por aí.

Ainda no Epcot, Moana (que tem uma área de encontro ao lado de Journey of Water, que abre em 16 de outubro), Elsa e Anna (na Noruega, no World Showcase), e Remy (o ratinho de Ratatouille, em uma divertida atração) são outras estrelas das telonas presentes no parque. Parque, aliás, que ganha novo show noturno em dezembro, Luminous, Symphony of Us.

  • Disney's Animal Kingdom

Divulgação/Disney
Flight of Passage, atração de Pandora the World of Avatar
Flight of Passage, atração de Pandora the World of Avatar

Dentro da Árvore da Vida, símbolo do parque, está em exibição, desde a inauguração, em 1998, o filme interativo It’s Tough to be a Bug (Vida de Inseto). Mas ele se prepara para sair de cena, pois será substituído por uma história com os personagens de Zootopia. A Disney anunciou também uma nova terra no parque, com os personagens de Encanto, Indiana Jones e Coco – A Vida é uma Festa.

Mas o Animal Kingdom presta mais homenagens ao cinema, com os musicais de Nemo e do Rei Leão, e, claro, com Pandora o Mundo de Avatar, baseada na série de sucesso de James Cameron. Flight of Passage, uma das atrações da área de Pandora (uma terra que já é uma atração em si), soma-se a Guardians of the Galaxy e a Rise of the Resistance, essa no Hollywood Studios, como as mais ambiciosas e revolucionárias experiências nos parques Disney. São referência e atrações a serem batidas.

  • Disney's Hollywood Studios

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
O Mandalorian aparece na área de Star Wars
O Mandalorian aparece na área de Star Wars

Aqui, o cinema deu vida ao parque inteiro. Há uma área inteira para os personagens de Star Wars (Galaxy’s Edge), com a já citada Rise of the Resistance, atração de deixar todos boquiabertos. A impressão é a de fazer parte dos filmes, entrando em cenários e batalhas incríveis. Outra terra que só mesmo a Disney para fazer é Toy Story Land, com Woody, Buzz e companhia.

Mais cinema e TV nas atrações dos Muppets, de Mickey e Minnie (em uma viagem de trem atrapalhada com Pateta) e até na Hollywood Tower of Terror, já que Além da Imaginação é um programa icônico da TV.

Elsa e Anna participam de um sing-along animadíssimo, A Bela e a Fera fazem um show emocionante e Fantasmic traz canções e personagens do cinema para uma apresentação cheia de efeitos especiais. Efeitos especiais ao vivo e acontecendo na nossa frente são destaque do show de dublês de Indiana Jones, há mais de 30 anos deixando todos maravilhados com as quedas e explosões.

As ruas, restaurantes e lojas do parque também prestam homenagens ao cinema.

Divulgação/Disney
Toy Story Land
Toy Story Land

10 dicas para aproveitar melhor as atrações da Disney

  1. Baixe o aplicativo My Disney Experience e gerencie toda as suas atividades Disney por lá. No app, você confere o tempo de espera nas filas, faz reserva nas filas virtuais para as montanhas-russas de Tron e Guardiões da Galáxia, por exemplo, pede comida para retirar nos restaurantes, acessa as fotos tiradas pelo fotógrafo oficial e compra passe para ir na fila expressa das atrações. Além de poder linkar seu ingresso e hospedagem Disney na mesma conta, assim como chave do quarto e pulseira Magic Band.
  2. Fique atento aos horários disponíveis no app: abertura dos parques, horas mágicas extras se você está hospedado em resort Disney, abertura e fechamento de restaurantes, horário dos shows e atrações com hora marcada e principalmente as filas virtuais (virtual queues) e serviço Lightning Lane (fila expressa paga à parte). A fila virtual abre em horários específicos e esgota em segundos (“apareça” na hora marcada e fique dando refresh no app até conseguir). Você deverá comparecer à atração na hora marcada pelo app (os grupos são chamados pelo aplicativo e os visitantes têm geralmente uma hora para usar a senha).
  3. Se não conseguir marcar a fila virtual (especialmente para as montanhas-russas), não passe vontade. Compre o acesso à fila express Lightning Lane. Já reserve uma ou duas por dia no orçamento. Os preços são dinâmicos e variam entre US$ 15 e US$ 20 por atração.
  4. Confira a programação de eventos especiais, como o Halloween ou Natal do Mickey, Encontro das Princesas, entre outras, e reserve o ingresso, pago à parte, com antecedência. São eventos concorridos, com conteúdos exclusivos e que valem o investimento. Nós conferimos o Mickey’s Not-so-Scary Halloween e aprovamos. Confira nossa resenha no Portal PANROTAS.
  5. Mas há também eventos extras gratuitos, como os festivais Flower & Garden e Food & Wine, do Epcot. A seleção deste último está excelente este ano e é um passeio pela gastronomia de vários países, inclusive o Brasil. No caso do festival de flores, os destaques são as esculturas em plantas (topiárias) homenageando os personagens Disney.
  6. A partir de 9 de janeiro não será mais preciso reservar o dia certo para ir a cada parque. Mas até lá sim. Por isso, nessa fase de transição, não esqueça de reservar cada dia para ir aos parques da Disney. Se você tiver a opção de pular de parque no mesmo dia (Hopper), lembre-se de ir primeiro no parque reservado (para validar o ingresso) e somente depois das 14h ir aos demais, se quiser.
  7. Os planos de refeição também voltam em 9 de janeiro e já estão à venda.
  8. Tanto ingressos normais, ingressos dos eventos especiais, hospedagem e serviços especiais podem e devem ser comprados no Brasil. Isso garante facilidades (como os parcelamentos), exclusividade de alguns produtos e garantia dos ingressos.
  9. Sempre planeje um tempo com folga para se deslocar e entrar no parque, pois filas de estacionamento ou da segurança podem estar grandes ou lentas. Melhor chegar mais cedo com calma do que não ter tempo de fazer tudo o que deseja.
  10. Os restaurantes dos hotéis e de Disney Springs, e também os restaurantes dos parques são bem disputados e quanto antes você fizer reserva, melhor. Não deixe para a última hora ou vai ter de se contentar com hot dog e hambúrguer todos os dias.

Os caminhos da água

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Journey of Water Inspired by Moana
Journey of Water Inspired by Moana

Nos próximos meses o Epcot, parque de Walt Disney World, em Orlando, na Flórida, volta a ser o centro das atenções no complexo de entretenimento: além de ser o palco escolhido para as celebrações dos 100 anos da Disney na costa leste americana, começando em 22 de setembro, o Epcot vai inaugurar, em 16 de outubro, data de aniversário da Disney, a área Journey of Water, Inspired by Moana, e também um novo show de encerramento (este em dezembro, juntamente com a área World Celebration).

A atração inspirada em Moana, que fica na área World Nature, do Epcot, é um circuito auto-guiado, em que a Disney conta a jornada da água em nosso planeta, das nascentes até a chuva, dos oceanos até a importância de se cuidar bem dela. Para todas as idades, basta entrar e ir seguindo o circuito sinuoso, repleto de estações interativas.

Moana não aparece na atração, apenas referências e personagens do desenho esculpidos em rochas. Mas ela terá uma área de encontro com visitantes bem ao lado de Journey of Water.

A interatividade é um dos principais atrativos. Você pode tocar na água (e logo na primeira parada, ao tocar a água, os filetes emitem sons), brincar com ela, regê-la (como na animação Moana), admirá-la e aprender. Muitas das interações estão na altura para as crianças, que vão se divertir muito.

O caminho é percorrido andando e a céu aberto. Não é uma atração fechada ou com carrinhos. Ou seja, para todos, sem restrições. Mas crianças abaixo de 12 anos devem estar acompanhadas dos responsáveis. A atração já está em soft opening para portadores de passes anuais da Disney.

No estande PANROTAS, na Abav Expo, que começa amanhã, a Disney Destinations terá algumas ações exclusivas. Nos visite e veja também a programação do Abav Talks, onde a Disney também participa.

A PANROTAS viajou a convite de Walt Disney World, com proteção GTA.

A matéria acima faz parte do Guia de Férias 2023/2024, uma edição especial Abav Expo. Confira, abaixo, a revista na íntegra:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados