Da Redação   |   24/03/2025 16:41
Atualizada em 25/03/2025 10:02

Grupo Rio da Prata reafirma compromisso com a sustentabilidade durante FIDI Bonito 2025

Os diretores Eduardo e Simone Coelho receberam a recertificação Climate Positive durante o evento


PANROTAS/Carla Furtado
Matheus Mendes, da Green Initiative, entrega certificado de Clima Positivo para Simone e Eduardo Coelho, diretores do Grupo Rio da Prata
Matheus Mendes, da Green Initiative, entrega certificado de Clima Positivo para Simone e Eduardo Coelho, diretores do Grupo Rio da Prata

BONITO - O final da última semana marcou a realização da FIDI Bonito 2025, a Feira de Destinos Inteligentes, que reuniu grandes nomes do turismo em Bonito, Mato Grosso do Sul. Entre os palestrantes, esteve Eduardo Coelho, diretor do Grupo Rio da Prata, que participou de painel sobre as ações ambientais desenvolvidas pelos atrativos do grupo para mitigar os impactos da mudança climática.

Durante o evento, o Grupo Rio da Prata também recebeu a recertificação Climate Positive, concedida pela Green Initiative, atestando que os atrativos não apenas neutralizam suas emissões de carbono, mas também removem mais CO2 da atmosfera do que emitem. O prêmio foi recebido pelos diretores Eduardo Coelho e Simone Coelho.

Turismo e responsabilidade com a natureza

Para o Grupo Rio da Prata, a responsabilidade com a natureza é um princípio essencial, presente em todas as experiências turísticas oferecidas. Ao contratar o famoso passeio de flutuação pelo Rio da Prata — um dos mais completos e procurados de Bonito — os visitantes têm a oportunidade de conhecer algumas das práticas sustentáveis da fazenda antes mesmo de entrar na água.

Grupo Rio da Prata
Passeio de flutuação pelo Rio da Prata
Passeio de flutuação pelo Rio da Prata

Durante um breve tour, os turistas visitam a estufa de mudas, que abriga dezenas de espécies de árvores plantadas na propriedade, conhecem a área de meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão), a horta de orgânicos que abastece, inclusive, o hospital da cidade por meio de doações, a central de compostagem, entre outras práticas de economia circular explicadas pelo guia do passeio. Mesmo que não seja o principal foco do turista, ele vai embora com mais uma camada de conscientização absorvida.

O perfil dos turistas e o papel das agências de viagem

Embora pesquisas apontem o crescimento de um perfil de turista mais consciente — como indicam relatórios da Visa (71% dos brasileiros interessados em viagens ecológicas) e da Booking.com (quase todos os viajantes da América Latina consideram importante o turismo sustentável) —, Eduardo Coelho, que também faz parte do Conselho da Abratur de Bonito e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, entre outros cargos relacionados, acredita que esse movimento ainda não é perceptível na prática.

PANROTAS/Carla Furtado
O empresário Eduardo Coelho, proprietário do Grupo Rio da Prata, aposta no turismo regenerativo como caminho para a preservação do planeta
O empresário Eduardo Coelho, proprietário do Grupo Rio da Prata, aposta no turismo regenerativo como caminho para a preservação do planeta

“Hoje a gente vê que uma boa parte dos visitantes dá muito valor ao ‘instagramável’, que às vezes para ele é mais importante contar que ele foi do que realmente a experiência que ele está tendo. Eu fico bastante triste com isso, né?“, comenta Eduardo Coelho. “Estamos fazendo pesquisas para entender porque o turista escolhe vir para cá, mas o que sinto é que o cara viu uma foto daqui, acho muito bonito, e veio. Não foi porque soube que é clima positivo ou sustentável. Ao mesmo tempo, as agências de viagem também não exploram muito esse viés”.

O compromisso do Grupo Rio da Prata com a sustentabilidade não é pautado por estratégias de marketing, mas sim por uma visão genuína de preservação ambiental. “Nós fazemos porque temos que fazer, porque a gente acredita que é o melhor pra sociedade, é o melhor pra gente e que a gente ganha mais fazendo isso”, explica Coelho.

A busca pela sustentabilidade é constante e vai além de práticas comuns.

“Por exemplo, nós estamos eliminando a venda de algumas bebidas porque queremos chegar no lixo zero. Os refrigerantes que vendemos são de garrafas retornáveis, a cerveja aqui é chopp, não tem garrafinha nem lata. O café não é de cápsula, mas da máquina que mói o grão. Com isso, não temos mais freezer e economizamos energia, a separação de lixo fica muito mais simples, e essa é só uma das ações do pacote de sustentabilidade. O jeito que a humanidade está explorando os recursos naturais já passou do limite, então agora a gente já não tem que falar mais em sustentabilidade, mas em regeneração.”

Eduardo Coelho também destaca a importância da conscientização dos agentes de viagem ao venderem pacotes turísticos. “Para abordar esse viés é necessário uma consciência, uma visão maior, que vai além de bater a meta do mês. É claro, a vida é difícil, é preciso pagar as contas, mas também é preciso uma visão de responsabilidade”, acredita.

Visite os atrativos do Grupo Rio da Prata

O Grupo Rio da Prata oferece diversas experiências turísticas que unem contato com a natureza e práticas sustentáveis. Além do passeio de flutuação pelo Rio da Prata, os turistas podem visitar outras propriedades do grupo, como a Lagoa Misteriosa e a Estância Mimosa, ambos comprometidos com a conservação ambiental e o turismo responsável.

Grupo Rio da Prata
Casal de araras no Recanto Ecológico Rio da Prata
Casal de araras no Recanto Ecológico Rio da Prata

Para os agentes de viagem, incluir os atrativos do Grupo Rio da Prata em seus pacotes é uma oportunidade de oferecer experiências autênticas e ecologicamente conscientes, alinhadas com as novas demandas do mercado turístico.

Carla Furtado, especial para o Portal PANROTAS.

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