México é anunciado como país parceiro da Fitur em 2026; saiba mais
Anúncio aconteceu no estande do México durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur) realizada em Madri
O México será o país parceiro da Feira Internacional de Turismo (Fitur) em 2026. O país deveria ter sido o parceiro este ano, mas acabou substituído de última hora pelo Brasil.
O anúncio foi feito hoje (23), durante a Fitur, no estande do país por José Vicente de los Mozos, presidente do Comitê Executivo da Ifema Madrid, Daniel Martínez, vice-presidente Executivo da Ifema Madrid, Josefina Rodríguez Zamora, secretária de Turismo do Governo do México, e Eduardo Martínez Garza, diretor geral da CREA.
O acordo de colaboração permitirá ao país fortalecer seu posicionamento internacional, impulsionar o potencial promocional de sua oferta turística e se projetar para o mundo. O México vem se tornando um dos destinos mais visitados do mundo e recebeu, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (Inegi) do país, mais de 40 milhões de turistas internacionais até novembro de 2024. Esse crescimento, impulsionado pelos esforços governamentais e empresariais, coloca o país em uma posição que permite maximizar sua presença em plataformas globais, como a representada pela Feira Internacional de Turismo, onde apresenta à indústria global do Turismo e ao viajante seus atrativos turísticos, culturais, patrimoniais e gastronômicos de seus 32 estados e 177 Pueblos Mágicos.
"Essa aliança estreita os laços entre Espanha e México e significa, além disso, o início de um exercício apaixonante no qual somaremos esforços para apoiar a promoção da vasta riqueza turística do México na Fitur, reconhecida hoje como a feira mais importante do mundo, tanto por participação quanto por público", destaca o presidente do Comitê Executivo da Ifema Madrid, José Vicente de los Mozos.
Por sua vez, Josefina Rodríguez Zamora, secretária de Turismo do Governo do México, enfatizou que "a grandeza do México se estende por todo o mundo e hoje anunciamos que ele será o país convidado para a Fitur 2026. O mais importante é que hoje não chegamos sozinhos, chegam todos e todas, artesãos, dançarinos, cozinheiras tradicionais, empresários, 32 estados e seus pueblos mágicos e originários... por meio do Turismo construímos pontes entre as nações irmãs, geramos prosperidade compartilhada para todos, impulsionando o desenvolvimento das comunidades e de seu povo. Viva o México!".
Também participaram do anúncio Quirino Ordaz Coppel, embaixador do México na Espanha, juntamente com a delegação de governadores; Arancha Priede, diretora geral de Negócios de Feiras e Congressos da Ifema Madrid; e María Valcarce, diretora da Fitur.