Go West Summit promove 19 Estados do Oeste Americano; Brasil volta ao evento
Feira ocorre em Palm Springs, na Califórnia
PALM SPRINGS – O Go West Summit ocorre há 37 anos com foco em promover o Oeste dos Estados Unidos. Mais especificamente 19 Estados, tendo o Texas como divisor territorial.
Este ano o evento ocorre em Palm Springs, na Califórnia, cidade conhecida por atrair um público de celebridades e endinheirados, que fogem do frio do norte do continente nessa época do ano. E também pelos eventos de golfe e tênis (Indian Wells), pelo cenário montanhoso desértico, pelo parque Joshua Tree, pelo clima hospitaleiro e glamuroso e pela proximidade com outras cidades californianas.
“Queremos mostrar a profissionais de todo o mundo, a diversidade de cenários do Oeste dos Estados Unidos e estamos muito felizes com o retorno dos latino-americanos este ano. Os Estados do Oeste Americano querem muito essa aproximação com os viajantes latinos, incluindo os brasileiros, e o Go West Summit é uma ótima oportunidade para isso”, disse a presidente do encontro, Mary Motsenbocker, que hoje comandou um dia dedicado a seminários, incluindo apresentações da Brand USA, National Travel and Tourism Office e United Airlines, entre outros.
2025, como ressaltou a presidente do Go West Summit, marca a volta do Brasil ao evento, depois de um hiato de muitos anos sem participação. A retomada foi liderada por Emanuelle De Nadal Luz, do Consulado Americano em São Paulo, já que o evento tem parceria com o US Commercial Service.
“?O plano e estratégia é que o Brasil volte a participar anualmente deste evento com uma delegação de trade e mídia, com o objetivo de iniciar/diversificar negócios e parcerias com destinos do Oeste dos EUA, ainda não tão expostos ao mercado brasileiro”, disse Emanuelle à PANROTAS. Ela não pôde estar presente este ano ao evento, mas a delegação brasileira, além da PANROTAS, única mídia presente, é composta pelas operadoras BWT, E-HTL, Orinter e ViagensPromo.
19 Estados do Oeste dos EUA
Os Estados que compõem o Go West e que estão no evento para encontros com os profissionais de Turismo são:
- Alasca
- Arizona
- Califórnia
- Colorado
- Havaí
- Idaho
- Missouri
- Montana
- Nebraska
- Nevada
- New Mexico
- North Dakota
- Oklahoma
- Oregon
- South Dakota
- Texas
- Utah
- Washington
- Wyoming.
A maioria é conhecida por cidades mundialmente famosas, como Los Angeles, San Francisco, Phoenix, Dallas, Houston e Las Vegas, mas também pela grande quantidade de cenários naturais, muitos parques nacionais icônicos, atividades esportivas, cultura e história, incluindo muitas comunidades nativo-americanas, além de hospitalidade e gastronomia variadas – do camping ao luxo, do churrasco aos melhores peixes e especialidades.
Segundo dados apresentados por David Huether, do NTTO, em 2019, os Estados do Go West receberam 15,3 milhões de visitantes estrangeiros overseas (ou seja, sem contar México e Canadá), representando 38% do total de turistas de longa distância dos Estados Unidos.
Em 2023, o número de turistas dos 19 Estados do Oeste Americano chegou a 11,3 milhões, ou 36% do total dos Estados Unidos. A queda se deve, basicamente, pela demora na recuperação de mercado asiáticos, como China e Japão, nos quais o Oeste Americano aposta bastante.
15 maiores mercados para o Oeste Americano em 2023 (Brasil é Top 10):
- Reino Unido: 1,3 milhão
- Japão: 1,28 milhão (em 2019, o Japão liderava com 2,9 milhões)
- Austrália: 789 mil
- Alemanha: 767 mil
- Coreia do Sul: 711 mil
- Índia: 677 mil
- França: 609 mil
- China: 541 mil (era 1,4 milhão em 2019)
- Brasil: 338 mil
- Itália: 293 mil
- Taiwan: 248 mil (era 423 mil)
- Espanha: 237 mil
- Holanda: 214 mil
- Nova Zelândia: 203 mil (era 260)
- Colômbia: 180 mil
Esses 15 mercados respondem por 75% do total. O Brasil tem voos diretos para três destinos do Oeste Americano: Los Angeles, com a Latam, e para o Texas, com a United (Houston) e American Airlines (Dallas).
Quem mais recebe estrangeiros no Oeste dos Estados Unidos:
- Califórnia: 6,3 milhões (contra 8 milhões em 2019)
- Nevada: 2,1 milhões
- Texas: 1,8 milhão (contra 1,7 milhão em 2019)
- Havaí: 1,7 milhão (contra 3,3 milhões em 2019)
- Arizona: 941 mil
- Washington: 650 mil
- Utah: 574 mil
- Colorado: 465 mil
- Oregon: 202 mil
- Wyoming: 129 mil
- Missouri: 153 mil
- Alasca: 100 mil
- New Mexico: 84 mil
- Oklahoma: 68 mil
- Montana: 67 mil
- Nebraska: 54 mil
- Idaho: 52 mil
- South Dakota: 50 mil
- North Dakota: 26 mil
Ou seja, a Califórnia fica com 56% de share, seguida de Nevada, com 19%, Texas, com 17% e Havaí com 15% (era 22% em 2019).
Dos 19 Estados, apenas 9 cresceram abaixo da média do País em relação a 2019: Califórnia, Utah, Nevada, Washington, Oklahoma, Oregon, New Mexico, Wyoming e Havaí (este ainda com 50% do que recebia antes da pandemia). Já passaram os índices de 2019: Texas, Idaho e North Dakota.
Perfil do visitante do Oeste Americano:
Gasto por visitante: US$ 1.888 (contra US$ 1.682 em 2019)
Principais atividades:
- Compras,
- passeios,
- monumentos e parques nacionais,
- visita a pequenas cidades,
- locais históricos,
- experiências gastronômicas,
- museus,
- parques temáticos,
- tours guiados,
- e Turismo étnico e cultural.
As visitas a parques nacionais e pequenas cidades obtiveram bons crescimentos, enquanto que compras e passeios tiveram pequena redução em relação a 2019.
Média de Estados visitados por viagem:
- 1 (60%)
- 2 (20%)
- 3 (10%)
Viagens a lazer: 50%
Viagens a trabalho: 20%
Viajam sozinhos: 60%
Viajam com marido/mulher: 20%
Antecedência de compra da viagem: 60 dias (eram 90 dias antes da pandemia)
Média de noites no destino: 11 (uma a mais em relação a 2019).
Dados gerais
David Huether, do NTTO, também divulgou alguns dados gerais de visitação do País – estatísticas essas que serão atualizadas em cerca de um mês e ele acredita que haverá números maiores para mercados como a Índia, mas menores para o Canadá, que sentiu mais que outros países a valorização do dólar americano.
Em 2025, os Estados Unidos devem ultrapassar os números de visitantes de 2019, chegando a 85 milhões de visitantes (contra 80 milhões). E em 2026 deve bater a meta de 90 milhões um ano antes do previsto, com gastos um pouco menores que os US$ 279 bilhões desejados.
Dos 10 maiores mercados emissores para os Estados Unidos, apenas a Índia já ultrapassou os números de 2019 (com dados de 2023):
- Canadá: 98%
- México: 93%
- Reino Unido: 83%
- Japão: 49%
- China: 55%
- Coreia do Sul: 77%
- Brasil: 87%
- Alemanha: 97%
- França: 91%
- Índia: 147%
A Guerra da Ucrânia (que ainda impede voos para destinos asiáticos passando sobre a Rússia), a valorização do dólar e a percepção sobre os Estados Unidos (alguns viajantes consideram o país mais inseguro que antes) são alguns dos entraves às viagens internacionais atualmente.
A PANROTAS viaja a convite do Go West Summit e United Airlines, com proteção GTA