Artur Luiz Andrade   |   07/01/2025 23:32
Atualizada em 08/01/2025 12:03

Go West Summit promove 19 Estados do Oeste Americano; Brasil volta ao evento

Feira ocorre em Palm Springs, na Califórnia

Reprodução Go West
Os Estados do Go West
Os Estados do Go West

PALM SPRINGS – O Go West Summit ocorre há 37 anos com foco em promover o Oeste dos Estados Unidos. Mais especificamente 19 Estados, tendo o Texas como divisor territorial.

Este ano o evento ocorre em Palm Springs, na Califórnia, cidade conhecida por atrair um público de celebridades e endinheirados, que fogem do frio do norte do continente nessa época do ano. E também pelos eventos de golfe e tênis (Indian Wells), pelo cenário montanhoso desértico, pelo parque Joshua Tree, pelo clima hospitaleiro e glamuroso e pela proximidade com outras cidades californianas.

“Queremos mostrar a profissionais de todo o mundo, a diversidade de cenários do Oeste dos Estados Unidos e estamos muito felizes com o retorno dos latino-americanos este ano. Os Estados do Oeste Americano querem muito essa aproximação com os viajantes latinos, incluindo os brasileiros, e o Go West Summit é uma ótima oportunidade para isso”, disse a presidente do encontro, Mary Motsenbocker, que hoje comandou um dia dedicado a seminários, incluindo apresentações da Brand USA, National Travel and Tourism Office e United Airlines, entre outros.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Mary Motsenbocker, do Go West Summit, com David Huether, do NTTO
Mary Motsenbocker, do Go West Summit, com David Huether, do NTTO

2025, como ressaltou a presidente do Go West Summit, marca a volta do Brasil ao evento, depois de um hiato de muitos anos sem participação. A retomada foi liderada por Emanuelle De Nadal Luz, do Consulado Americano em São Paulo, já que o evento tem parceria com o US Commercial Service.

“?O plano e estratégia é que o Brasil volte a participar anualmente deste evento com uma delegação de trade e mídia, com o objetivo de iniciar/diversificar negócios e parcerias com destinos do Oeste dos EUA, ainda não tão expostos ao mercado brasileiro”, disse Emanuelle à PANROTAS. Ela não pôde estar presente este ano ao evento, mas a delegação brasileira, além da PANROTAS, única mídia presente, é composta pelas operadoras BWT, E-HTL, Orinter e ViagensPromo.

19 Estados do Oeste dos EUA

Os Estados que compõem o Go West e que estão no evento para encontros com os profissionais de Turismo são:

  • Alasca
  • Arizona
  • Califórnia
  • Colorado
  • Havaí
  • Idaho
  • Missouri
  • Montana
  • Nebraska
  • Nevada
  • New Mexico
  • North Dakota
  • Oklahoma
  • Oregon
  • South Dakota
  • Texas
  • Utah
  • Washington
  • Wyoming.

A maioria é conhecida por cidades mundialmente famosas, como Los Angeles, San Francisco, Phoenix, Dallas, Houston e Las Vegas, mas também pela grande quantidade de cenários naturais, muitos parques nacionais icônicos, atividades esportivas, cultura e história, incluindo muitas comunidades nativo-americanas, além de hospitalidade e gastronomia variadas – do camping ao luxo, do churrasco aos melhores peixes e especialidades.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
David Huether, do NTTO
David Huether, do NTTO

Segundo dados apresentados por David Huether, do NTTO, em 2019, os Estados do Go West receberam 15,3 milhões de visitantes estrangeiros overseas (ou seja, sem contar México e Canadá), representando 38% do total de turistas de longa distância dos Estados Unidos.

Em 2023, o número de turistas dos 19 Estados do Oeste Americano chegou a 11,3 milhões, ou 36% do total dos Estados Unidos. A queda se deve, basicamente, pela demora na recuperação de mercado asiáticos, como China e Japão, nos quais o Oeste Americano aposta bastante.

15 maiores mercados para o Oeste Americano em 2023 (Brasil é Top 10):

  1. Reino Unido: 1,3 milhão
  2. Japão: 1,28 milhão (em 2019, o Japão liderava com 2,9 milhões)
  3. Austrália: 789 mil
  4. Alemanha: 767 mil
  5. Coreia do Sul: 711 mil
  6. Índia: 677 mil
  7. França: 609 mil
  8. China: 541 mil (era 1,4 milhão em 2019)
  9. Brasil: 338 mil
  10. Itália: 293 mil
  11. Taiwan: 248 mil (era 423 mil)
  12. Espanha: 237 mil
  13. Holanda: 214 mil
  14. Nova Zelândia: 203 mil (era 260)
  15. Colômbia: 180 mil

Esses 15 mercados respondem por 75% do total. O Brasil tem voos diretos para três destinos do Oeste Americano: Los Angeles, com a Latam, e para o Texas, com a United (Houston) e American Airlines (Dallas).

Quem mais recebe estrangeiros no Oeste dos Estados Unidos:

  1. Califórnia: 6,3 milhões (contra 8 milhões em 2019)
  2. Nevada: 2,1 milhões
  3. Texas: 1,8 milhão (contra 1,7 milhão em 2019)
  4. Havaí: 1,7 milhão (contra 3,3 milhões em 2019)
  5. Arizona: 941 mil
  6. Washington: 650 mil
  7. Utah: 574 mil
  8. Colorado: 465 mil
  9. Oregon: 202 mil
  10. Wyoming: 129 mil
  11. Missouri: 153 mil
  12. Alasca: 100 mil
  13. New Mexico: 84 mil
  14. Oklahoma: 68 mil
  15. Montana: 67 mil
  16. Nebraska: 54 mil
  17. Idaho: 52 mil
  18. South Dakota: 50 mil
  19. North Dakota: 26 mil

Ou seja, a Califórnia fica com 56% de share, seguida de Nevada, com 19%, Texas, com 17% e Havaí com 15% (era 22% em 2019).

Dos 19 Estados, apenas 9 cresceram abaixo da média do País em relação a 2019: Califórnia, Utah, Nevada, Washington, Oklahoma, Oregon, New Mexico, Wyoming e Havaí (este ainda com 50% do que recebia antes da pandemia). Já passaram os índices de 2019: Texas, Idaho e North Dakota.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade

Perfil do visitante do Oeste Americano:

Gasto por visitante: US$ 1.888 (contra US$ 1.682 em 2019)

Principais atividades:

  • Compras,
  • passeios,
  • monumentos e parques nacionais,
  • visita a pequenas cidades,
  • locais históricos,
  • experiências gastronômicas,
  • museus,
  • parques temáticos,
  • tours guiados,
  • e Turismo étnico e cultural.

As visitas a parques nacionais e pequenas cidades obtiveram bons crescimentos, enquanto que compras e passeios tiveram pequena redução em relação a 2019.

Média de Estados visitados por viagem:

  • 1 (60%)
  • 2 (20%)
  • 3 (10%)

Viagens a lazer: 50%

Viagens a trabalho: 20%

Viajam sozinhos: 60%

Viajam com marido/mulher: 20%

Antecedência de compra da viagem: 60 dias (eram 90 dias antes da pandemia)

Média de noites no destino: 11 (uma a mais em relação a 2019).

Dados gerais

David Huether, do NTTO, também divulgou alguns dados gerais de visitação do País – estatísticas essas que serão atualizadas em cerca de um mês e ele acredita que haverá números maiores para mercados como a Índia, mas menores para o Canadá, que sentiu mais que outros países a valorização do dólar americano.

Em 2025, os Estados Unidos devem ultrapassar os números de visitantes de 2019, chegando a 85 milhões de visitantes (contra 80 milhões). E em 2026 deve bater a meta de 90 milhões um ano antes do previsto, com gastos um pouco menores que os US$ 279 bilhões desejados.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade

Dos 10 maiores mercados emissores para os Estados Unidos, apenas a Índia já ultrapassou os números de 2019 (com dados de 2023):

  1. Canadá: 98%
  2. México: 93%
  3. Reino Unido: 83%
  4. Japão: 49%
  5. China: 55%
  6. Coreia do Sul: 77%
  7. Brasil: 87%
  8. Alemanha: 97%
  9. França: 91%
  10. Índia: 147%

A Guerra da Ucrânia (que ainda impede voos para destinos asiáticos passando sobre a Rússia), a valorização do dólar e a percepção sobre os Estados Unidos (alguns viajantes consideram o país mais inseguro que antes) são alguns dos entraves às viagens internacionais atualmente.

A PANROTAS viaja a convite do Go West Summit e United Airlines, com proteção GTA



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados