Karina Cedeño   |   20/12/2024 13:33

Visit Iguassu termina 2024 com 25 novos associados e fortalecimento do Mice

Ao longo deste ano, 875 profissionais do segmento Mice foram treinados pelo Visit Iguassu


Divulgação
Visit Iguassu participou de nove feiras nacionais e quatro feiras internacionais, como a Fiexpo, no Panamá e a IBTM World, em Barcelona
Visit Iguassu participou de nove feiras nacionais e quatro feiras internacionais, como a Fiexpo, no Panamá e a IBTM World, em Barcelona

O Visit Iguassu anuncia que seu planejamento estratégico para 2024 foi executado em sua totalidade. Com 25 novos associados ingressando ao longo do ano, houve um crescimento de 14% no número de empresas participantes, abrangendo 25 diferentes categorias do setor turístico de Foz do Iguaçu.

Desde janeiro, a agenda de ações teve como objetivo garantir resultados nos três principais eixos estratégicos:

  • Eventos (Mice);
  • Visitors (Lazer) e
  • Comunicação & Marketing.

Segundo a diretora-executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello, o compromisso com os associados e a promoção do destino foram fatores essenciais para as conquistas de 2024. “O nosso planejamento é construído em conjunto com os associados. Com metas muito claras e um calendário amplo e diversificado de ações direcionadas para variados públicos e parceiros comerciais do destino, foi possível atingir esses objetivos e entregar resultados, que oportunizaram geração de negócios entre clientes e empresas associadas”, afirma.

Foz do Iguaçu no ranking ICCA de eventos

Foram captados 32 novos eventos, superando a meta inicial de 30, e apoiados outros 29 eventos ao longo do ano. Esse esforço foi, segundo o Visit Iguassu, fundamental para fortalecer a posição do destino no segmento, especialmente com a expectativa de retorno em 2025 ao 3º lugar no ranking ICCA entre os destinos brasileiros, com 16 eventos internacionais cadastrados na plataforma.

A capacitação foi outro ponto de destaque: 875 profissionais do segmento Mice foram treinados, sendo 440 nacionais e 435 internacionais. Além disso, foram realizadas 16 visitas técnicas (VTs), participação em nove feiras nacionais e quatro feiras internacionais, como a Fiexpo, no Panamá e a IBTM World, em Barcelona. A equipe também aproveitou as oportunidades para atualizar os clientes sobre a infraestrutura e capacidade técnica e de serviços da cidade para sediar eventos de todos os segmentos e perfis.

Ações de comunicação e marketing do Visit Iguassu

Em 2024, o setor de Comunicação & Marketing do Visit Iguassu publicou 169 notícias e textos no blog e enviou 50 newsletters. Além disso, o projeto Visit em 1 Minuto, que tem como objetivo entregar notícias rápidas e dinâmicas, completou 43 edições.

A atuação com influenciadores e jornalistas também contou com a realização de 44 ações estratégicas, que trouxeram profissionais nacionais e internacionais para conhecer e divulgar os atrativos da região. A presença constante na plataforma Travmedia, especializada em relacionamento com a mídia, resultou em 60 publicações globais, gerando mídia espontânea do destino em veículos de imprensa nos Estados Unidos e Canadá. O retorno em mídia espontânea teve alcance avaliado em R$ 157,7 milhões, distribuídos entre 2.446 registros de notícias em diversas plataformas, incluindo TV, revistas, jornais e internet.

As campanhas e publicações orgânicas no Instagram alcançaram 4,5 milhões de pessoas, enquanto o Facebook impactou 4,4 milhões de usuários. No LinkedIn, foram registradas 930 mil impressões e um crescimento contínuo, com 2.633 seguidores ativos. Já os vídeos publicados no YouTube somaram mais de 1,3 milhão de visualizações, e no TikTok, recém ativado, as ações alcançaram 16 mil visualizações.

Ao todo, as ações de comunicação e marketing, somadas às campanhas e aos acessos ao site, resultaram em um alcance total de 26,4 milhões de pessoas em 2024. Entre os destaques, estão o programa PLUG, da RPC, o Chega Mais, do SBT, e o Good Morning Washington, da ABC News, que trouxeram visibilidade nacional e internacional para o Destino Iguaçu.

Além disso, o Visit Iguassu apoiou e acompanhou desde a primeira visita precursora até o término das gravações do primeiro capítulo do remake da novela Vale Tudo, da Rede Globo. A novela, que será lançada no final de março de 2025, em comemoração aos 60 anos da emissora, promete levar os cenários de Foz do Iguaçu para milhões de telespectadores. O ano também foi marcado por uma visita da equipe aos Estúdios Globo, em São Paulo.

Visitors: capacitação recorde e promoção estratégica

O setor de Visitors realizou ações para ampliar a visibilidade do destino e a capacitação de profissionais em mercados estratégicos. Foram realizados e apoiados 16 famtours, com a participação de 355 agentes e operadores de viagens nacionais e internacionais, em apoio às agências de receptivo associadas.

Na capacitação, o setor de lazer do Visit Iguassu atingiu o marco de 4.507 agentes de viagens treinados, divididos entre 2.440 agentes nacionais e 2.107 internacionais. A presença do destino foi consolidada em seis feiras nacionais, como o WTM Latin America, o Festival das Cataratas, a ABAV EXPO, e seis feiras internacionais, incluindo a Fitur na Espanha, a ITB de Berlim e FITPAR, no Paraguai.

Além disso, foram realizados 19 workshops, sendo 11 no Brasil e 13 no Exterior, em cidades estratégicas como Buenos Aires, Santiago, Lima, Paris, Londres, entre outras. Essas ações foram feitas para garantir o diálogo direto com os operadores e agentes de viagens.

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Capacitação de agentes de viagens realizada pelo Visit Iguassu
Capacitação de agentes de viagens realizada pelo Visit Iguassu

Mais de 1,7 milhão de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu registrou, em 2024, mais de 1,7 milhão de visitantes até 15 de dezembro. Os brasileiros lideraram o ranking, seguidos por turistas da Argentina, Estados Unidos, Paraguai e França. Os números estão alinhados à agenda de ações de promoção realizada pelo destino.

Campanha do Destino impulsiona turismo digital

Em outubro, a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, composta pela união de esforços e orçamentos das instituições COMTUR, Secretaria Municipal de Turismo, Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, Visit Iguassu e Fundo Iguaçu, deu início a uma campanha multimídia de grande alcance para promover o Destino Iguaçu em território nacional. Com o mote “Foz do Iguaçu, viva essa experiência”, a campanha “Visite Foz do Iguaçu” está sendo veiculada nas afiliadas da Rede Globo de Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, Santa Catarina, Juiz de Fora e Belo Horizonte, além de um especial publicitário no portal G1 e nas redes sociais oficiais do destino.

A campanha segue até janeiro com o intuito de atrair turistas de diversos Estados brasileiros e apresenta excelentes resultados. Utilizando vídeos, carrosséis de imagens e formatos estáticos, as ações digitais já alcançaram mais de três milhões de pessoas, visando estimular o desejo de conhecer a Terra das Cataratas.

“Esses números demonstram que estamos sendo bem-sucedidos em nossos objetivos de campanha, promovendo Foz do Iguaçu e apresentando seus encantos a um público cada vez mais interessado em viagens e turismo”, reforça o presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes.

De acordo com o Visit Iguassu, a atuação dos Conselhos Diretor, Deliberativo e Fiscal, garantem o acompanhamento das metas, ações e orçamentos. “E para 2025, tudo está projetado, aprovado em Assembleia Geral e a expectativa é ainda mais alta, pois o Visit Iguassu atua fortemente em conjunto com as instituições que compõem a Gestão Integrada do Turismo de Foz, tendo todos o mesmo foco e objetivo”, garante Jaime.

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