Laura Enchioglo   |   17/09/2024 15:52
Atualizada em 17/09/2024 18:55

Turismo de Aruba compartilha novo posicionamento para os próximos anos

Foco é na sustentabilidade e em trazer o hóspede para sentir o Efeito Aruba

PANROTAS / Laura Enchioglo
Ronelle Croes e Sanju Luidens, do Turismo de Aruba
Ronelle Croes e Sanju Luidens, do Turismo de Aruba

ARUBA - A abertura oficial do Global Travel Conference em Aruba aconteceu nesta terça-feira (17), reunindo profissionais do Turismo de diferentes países, inclusive do Brasil.

Organizado pela Aruba Tourism Authority (ATA), a segunda edição da conferência apresentou um novo posicionamento do país para o Turismo, conforme explicou Ronella Croes, CEO da ATA, e Sanju Luidens, chief marketing officer da ATA.

Com foco na sustentabilidade, o novo posicionamento está de olho no overtourism e trabalhando para que não afete Aruba e suas belezas naturais. A ideia é que, em dez anos, o Turismo de Aruba passe de responsável e sustentável para regenerativo. Explicamos abaixo:

  • Turismo responsável: o conceito de criar lugares melhores para se viver, e lugares melhores para pessoas visitarem.
  • Turismo sustentável: Turismo é desenvolvido e mantido de uma forma que se mantenha viável por tempo infinito, sem agredir o meio ambiente ou a cultura.
  • Turismo regenerativo: um foco para além do Turismo responsável e sustentável, em que se procura melhorar e rejuvenescer o destino.

PANROTAS / Laura Enchioglo
Ronella Croes, CEO da ATA
Ronella Croes, CEO da ATA

Com isso, a expectativa é, além de diversificar mercados, receber visitantes que respeitem o destino e que tenham uma jornada de educação na visita - e também antes da viagem.


“Nós estamos caminhando para um destino que mira criar efeitos positivos através do aumento da capacidade regenerativa das sociedades e ecossistemas humanos”

Ronella Croes, CEO da ATA

E tudo isso irá passar pelo marketing da Aruba Tourism Authority, com uma mudança no The Aruba Effect - O Efeito Aruba, conforme apontou Sanju Luidens. A campanha já existe desde 2022, mas passou por evoluções, confira abaixo:

  • 2022: O Efeito Aruba te afeta
  • 2023: O Efeito Aruba fica com você
  • 2024: O Efeito Aruba provoca um rejuvenescimento que fica com você
  • 2025: O Efeito Aruba provoca um rejuvenescimento que trabalha nos “dois sentidos” (visitante e locais)

A ideia é transformar o visitante em um hóspede: ao invés de apenas passar por Aruba, o turista se sentirá em casa.

Perspectivas para o market share de Aruba

PANROTAS / Laura Enchioglo
Sanju Luidens, Chief Marketing Officer da ATA
Sanju Luidens, Chief Marketing Officer da ATA

Para 2025, a projeção para o market share de Aruba é:

  • 79% América do Norte
  • 12% América Latina
  • 6% Europa

A Global Travel Conference, portanto, reúne parceiros de mercados chave de cada uma dessas regiões. “A parceria com agentes de viagens, operadores de Turismo e companhias aéreas tem sido importante para Aruba”, apontou Ronella Croes.

Na América Latina, o principal mercado é a Colômbia. Ainda segundo Ronella, o número de visitantes LATAM tem se recuperado. “Gerações mais novas estão procurando destinos alternativos, diferentes, onde eles podem criar laços com o local e as pessoas”, apontou.

A PANROTAS viaja a convite da Aruba Tourism Authority com proteção GTA.

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