Turismo de Aruba compartilha novo posicionamento para os próximos anos
Foco é na sustentabilidade e em trazer o hóspede para sentir o Efeito Aruba
ARUBA - A abertura oficial do Global Travel Conference em Aruba aconteceu nesta terça-feira (17), reunindo profissionais do Turismo de diferentes países, inclusive do Brasil.
Organizado pela Aruba Tourism Authority (ATA), a segunda edição da conferência apresentou um novo posicionamento do país para o Turismo, conforme explicou Ronella Croes, CEO da ATA, e Sanju Luidens, chief marketing officer da ATA.
Com foco na sustentabilidade, o novo posicionamento está de olho no overtourism e trabalhando para que não afete Aruba e suas belezas naturais. A ideia é que, em dez anos, o Turismo de Aruba passe de responsável e sustentável para regenerativo. Explicamos abaixo:
- Turismo responsável: o conceito de criar lugares melhores para se viver, e lugares melhores para pessoas visitarem.
- Turismo sustentável: Turismo é desenvolvido e mantido de uma forma que se mantenha viável por tempo infinito, sem agredir o meio ambiente ou a cultura.
- Turismo regenerativo: um foco para além do Turismo responsável e sustentável, em que se procura melhorar e rejuvenescer o destino.
Com isso, a expectativa é, além de diversificar mercados, receber visitantes que respeitem o destino e que tenham uma jornada de educação na visita - e também antes da viagem.
“Nós estamos caminhando para um destino que mira criar efeitos positivos através do aumento da capacidade regenerativa das sociedades e ecossistemas humanos”
Ronella Croes, CEO da ATA
E tudo isso irá passar pelo marketing da Aruba Tourism Authority, com uma mudança no The Aruba Effect - O Efeito Aruba, conforme apontou Sanju Luidens. A campanha já existe desde 2022, mas passou por evoluções, confira abaixo:
- 2022: O Efeito Aruba te afeta
- 2023: O Efeito Aruba fica com você
- 2024: O Efeito Aruba provoca um rejuvenescimento que fica com você
- 2025: O Efeito Aruba provoca um rejuvenescimento que trabalha nos “dois sentidos” (visitante e locais)
A ideia é transformar o visitante em um hóspede: ao invés de apenas passar por Aruba, o turista se sentirá em casa.
Perspectivas para o market share de Aruba
Para 2025, a projeção para o market share de Aruba é:
- 79% América do Norte
- 12% América Latina
- 6% Europa
A Global Travel Conference, portanto, reúne parceiros de mercados chave de cada uma dessas regiões. “A parceria com agentes de viagens, operadores de Turismo e companhias aéreas tem sido importante para Aruba”, apontou Ronella Croes.
Na América Latina, o principal mercado é a Colômbia. Ainda segundo Ronella, o número de visitantes LATAM tem se recuperado. “Gerações mais novas estão procurando destinos alternativos, diferentes, onde eles podem criar laços com o local e as pessoas”, apontou.
A PANROTAS viaja a convite da Aruba Tourism Authority com proteção GTA.