Quantos voos o Rio de Janeiro vai receber durante o Rock in Rio 2024?
Apenas o Santos Dumont receberá 1.443 voos, entre pousos e decolagens, nos dias de Rock in Rio
Quantos voos comerciais os dois principais aeroportos do Rio de Janeiro vão receber durante o Rock in Rio 2024, que começa nesta sexta-feira (13) e segue nos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro? A resposta é fruto de um levantamento do Portal PANROTAS com dados da Infraero, que administra o Santos Dumont, e do RIOgaleão.
Com expectativa de atrair cerca de 700 mil pessoas, o festival deve movimentar R$ 2,9 bilhões na economia local, beneficiando especialmente o setor de Turismo e as suas muitas ramificações, que vão da aviação à hotelaria. Mas e os voos? Se juntarmos os dois aeroportos, serão mais de 3,4 mil voos no período do evento.
RIOgaleão
O Aeroporto Internacional Tom Jobim espera 380 voos extras entre 13 e 24 de setembro, com cerca de 47 mil passageiros adicionais. Em comparação com a edição de 2022, isso representa um aumento de 200% no número de viajantes e 130% no volume de pousos e decolagens.
Considerando pousos e decolagens, para voos domésticos e internacionais e incluindo todas as categorias de voos, há previsão de aproximadamente 4 mil movimentações de aeronaves, no período entre 11/09/2024 e 24/09/2024.
Além do aumento nas operações, o RIOgaleão também será ponto de partida do serviço de ônibus executivo Primeira Classe, que conectará diretamente o aeroporto à Cidade do Rock.
Santos Dumont
Já o Santos Dumont, de acordo com a Infraero, receberá 1.443 voos, entre pousos e decolagens, nos períodos de 13 a 16 e de 19 a 23 de setembro. Na edição anterior do Rock in Rio, em 2022, o aeroporto recebeu 2.509 voos nos períodos equivalentes, uma redução de 42% no número de voos.
"Vale ressaltar que atualmente o Aeroporto Santos Dumont está limitado pelo Ministério de Portos e Aeroportos a 6,5 milhões de passageiros ao ano"
Infraero, em comunicado, justificou a queda do número de voos
A Infraero informou ainda, em nota ao Portal PANROTAS, que atuará para que passageiros, empresas aéreas, trabalhadores e frequentadores do Aeroporto Santos Dumont tenham tranquilidade no período do Rock in Rio. Serão reforçadas as medidas de segurança e fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária para manter os níveis de conforto e a segurança.