Economias do G20 têm crescimento projetado de 3,1% em 2024, diz ONU
As economias do G20 têm se destacado nesse cenário de recuperação, com um crescimento projetado de 3,1%
O segundo dia do G20 Turismo, em Belém (PA), ficou marcado pelo Fórum de Sustentabilidade “Turismo: Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, que foi comandando pela diretora executiva da ONU Turismo, Zoritsa Urosevic.
Ela ressaltou a resiliência do setor no pós-pandemia, como a expectativa de gerar mais de US$ 4 trilhões para o PIB mundial em 2024, valor que se aproxima muito dos índices pré-pandemia, evidenciando a resistência e os impactos econômicos do ramo.
“As economias do G20 têm se destacado nesse cenário de recuperação, com um crescimento de 3,1% projetado para 2024, com base nos resultados obtidos entre janeiro e setembro. Esse crescimento não apenas reforça a importância do turismo como motor econômico, mas também evidencia como o setor é vital para a geração de empregos, sendo o que mais cria novos postos de trabalho atualmente, superando qualquer outro setor econômico”
Zoritsa Urosevic, diretora executiva da ONU
Apesar dos avanços, segundo a palestrante, o setor ainda enfrenta desafios consideráveis, como o aumento dos custos de hospedagem e transporte, além de incertezas relacionadas ao ambiente econômico e crises humanitárias.
Outro ponto de destaque é o papel do turismo no desenvolvimento rural. Estima-se que 83% das pessoas vivendo em situação de pobreza residam em áreas rurais, e o turismo atua como um importante vetor de desenvolvimento econômico nesses locais, ajudando a reduzir a miséria e a fomentar a inclusão social.
“O Turismo não é apenas uma atividade econômica, mas também uma força para a construção de um mundo mais justo e sustentável. A promoção de uma economia regenerativa dentro do turismo pode ser um caminho para alcançar esses objetivos, destacando a necessidade de exemplos concretos que possam guiar a transformação global”
Zoritsa Urosevic, diretora executiva da ONU